Semana reúne atividades acadêmicas, culturais, extensionistas e de pesquisa em Jaraguá do Sul

EVENTOS Data de Publicação: 04 nov 2022 11:44 Data de Atualização: 04 nov 2022 12:28

O que você prefere: assistir a apresentações musicais, entender como surgiram as políticas de assistência estudantil, participar de uma contação de histórias para crianças, aprender sobre a luta contra o racismo, apreciar obras de artes expostas nos corredores da escola, ver uma apresentação de um trabalho acadêmico ou participar de uma roda de conversa sobre a violência sofrida por meninas e mulheres? Essas eram algumas das opções que estavam à disposição da comunidade na última semana, quando foram realizados – de 24 a 27 de outubro – no Câmpus Jaraguá do Sul-Rau diversos eventos que fazem parte da agenda institucional: Dia Laranja, 1ª Semana Cultural IFSC Rau, 19ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) e 2º Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão (Sepetec 2022).

Com a aglutinação dos eventos, as comissões organizadoras estimam que cerca de 1,1 mil pessoas visitaram o Câmpus Jaraguá do Sul-Rau. “Foram atividades que mostraram à comunidade muitos projetos e iniciativas que temos no IFSC, de maneira que o público compreendeu melhor o que fazemos e também como estamos à disposição para auxiliar no desenvolvimento regional”, destaca o diretor-geral do câmpus, Delcio Demarchi.

Dia Laranja

Essa data é relembrada no dia 25 de cada mês e, desde abril, é marcada no IFSC do Rau com ações voltadas ao fim da violência contra meninas e mulheres. Em outubro, a atividade foi integrada aos demais eventos do câmpus e contou com um círculo de leitura, apresentações de vídeos e exposição de textos. O círculo de leitura teve o tema “Pelo fim da violência contra meninas e mulheres” e foi mediado pelos servidores Valéria Fonseca e Anderson Bertoldi. Foram ainda apresentados vídeos sobre violência doméstica e realizada uma exposição ligada à obra “Capitu Era Capitu”, de Cristiane Garcia Teixeira, com relatos baseados em feminicídios ocorridos durante a pandemia de Covid-19.

Sepetec 2022

A edição deste ano do “Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão: Fortalecendo o Conhecimento Científico e Tecnológico” (Sepetec) foi 100% online. A programação ocorreu nos dias 26 e 27 de outubro e todas as apresentações em vídeo podem ser acessadas no canal do IFSC Jaraguá no YouTube. Confirma mais informações sobre o evento no site oficial.

Semana Cultural

Uma novidade neste ano foi a consolidação, num mesmo evento, de diversas iniciativas ligadas à área cultural no Câmpus Jaraguá do Sul-Rau. Assim nasceu a 1ª Semana Cultural IFSC Rau, que ocorreu de 24 a 27 de outubro. “Nesse projeto comemoramos a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca e evidenciamos a biblioteca como um espaço de construção de conhecimento, encontro de pessoas, fomento à leitura e criação do sentimento de pertencimento junto aos estudantes”, explica a professora Estela Souza, que coordenou o projeto de extensão vinculado à Semana Cultural.

VIII Sarau Cultural

Um dos protagonistas da programação da 1ª Semana Cultural IFSC Rau foi o Sarau Cultural, que alcançou sua 8ª edição e se firmou como um dos mais tradicionais eventos do câmpus. Realizado no dia 26 de outubro, o Sarau contou com apresentações de estudantes, egressos, servidores, familiares e outras pessoas da comunidade externa, sempre nos intervalos das aulas de cada turno.

Contação de histórias

Outra novidade trazida pela Semana Cultural IFSC Rau foi a realização, nos dias 25 e 27, de contação de histórias para crianças. “Formamos um Núcleo de Contadores de Histórias e foi a primeira vez que o grupo realizou uma apresentação. Participaram alunos de 4 e 5 anos do CMEI Anelia Enke Karsten e da EEB Julius Karsten, além de filhos de servidores nesta faixa etária”, explica Estela.

Em cada contação, os cinco atores que fazem parte do Núcleo de Contadores de Histórias apresentaram “A caçadora de histórias”, cujo roteiro também foi preparado pela professora Estela. Após a contação, as crianças participaram de um lanche, andaram pelo câmpus e também visitaram a Eco Trilha Mata Atlântica, acompanhadas inclusive pelos cinco atores.

Agora, com o fim das apresentações na Semana Cultural IFSC Rau, o Núcleo de Contadores de Histórias deverá continuar atuando em ações pontuais.

SNCT

Com o tema “Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil”, a 19ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) foi realizada no Câmpus Jaraguá do Sul-Rau entre os dias 24 e 27 de outubro. O evento teve uma programação diversificada, com palestras, debates e exposições.

Na abertura da Semana, o pró-reitor de Extensão e Relações Externas, Valter Vander de Oliveira, falou sobre os rumos da extensão no IFSC. Já no encerramento da programação, o pró-reitor de Ensino, Adriano Larentes da Silva, conversou com a comunidade sobre os desafios postos para o futuro do Instituto Federal. Houve ainda atividades como uma palestra mostrando a ligação entre o racismo e a produção do conhecimento, ministrada pelo professor Luiz Herculano – do IFSC de Gaspar – e uma palestra sobre o surgimento da assistência estudantil como uma política para garantia de direitos na educação, ministrada pelo chefe do Departamento de Assistência Estudantil do IFSC do Rau, Rodrigo Domit.

No dia 27 de outubro, ainda, o reitor do IFSC, Maurício Gariba Júnior, veio ao Câmpus Jaraguá do Sul-Rau para encontros com estudantes e com servidores nos períodos da manhã e da tarde.

EVENTOS SNCT CÂMPUS JARAGUÁ DO SUL-RAU NEWS