Servidores, alunos e egressos podem se inscrever nas eleições do Conselho Superior

INSTITUCIONAL Data de Publicação: 08 mar 2023 15:34 Data de Atualização: 10 mar 2023 18:51

Os servidores docentes e técnicos administrativos do IFSC, alunos e alunos egressos podem se candidatar a conselheiros titulares e suplentes do Conselho Superior (Consup). As inscrições devem ser feitas até as 19h do dia 20 de março, de acordo com o Edital Consup 01/2023.

Serão eleitos representantes para as seguintes vagas (as demais vagas serão ocupadas por membros natos e indicados):

  • Cinco representantes docentes titulares com suplentes dos respectivos câmpus;
  • Cinco representantes técnico-administrativos titulares com suplentes dos respectivos câmpus;
  • Cinco representantes discentes titulares com suplentes dos respectivos câmpus;
  • Dois representantes dos discentes egressos do IFSC titulares e seus respectivos suplentes.

As candidaturas de docentes, técnicos administrativos e discentes serão realizadas com formação de chapas, indicando o candidato a representante titular e seu respectivo suplente, sendo ambos do mesmo segmento e câmpus ou Reitoria. Já as candidaturas de egressos serão individuais.

Os interessados em candidatar-se deverão se inscrever por meio do Formulário Eletrônico, de acordo com as orientações do item 7 do edital.

 A campanha eleitoral será realizada de 30 de março a 10 de abril e as eleições serão nos dias 11 e 12 de abril. Os servidores e discentes aptos a votar receberão e-mail com o endereço para votação, com código de identificação da eleição e sua senha. 

A lista de eleitores já está disponível na Página das Eleições. Servidores e alunos podem conferir a lista e caso encontrem algum erro, devem entrar em contato com o setor de Registro Acadêmico dos câmpus (no caso de estudantes) e nas Coordenadorias de Gestão de Pessoas (para servidores).

Para saber mais, acesse a Página das Eleições do IFSC.

Principais datas das eleições

  • Até 10 de março – regularização da situação dos eleitores junto ao Registro Acadêmico ou Coordenadoria de Gestão de Pessoas
  • Até 20 de março, às 19h – Inscrição dos candidatos
  • 23 de março – Divulgação dos candidatos inscritos
  • 23 a 27 de março – Prazo para recurso ou impugnação
  • 29 de março – Homologação dos candidatos
  • 30 de março a 10 de abril – Campanha Eleitoral
  • 11 a 12 de abril – Eleições
  • 13 de abril – Sorteio dos egressos e respectivos suplentes
  • 13 de abril – Divulgação do resultado
  • 20 de abril – Divulgação do resultado após recursos

O que é o Consup?

O Conselho Superior (Consup), de acordo com a Lei nº 11.892/2008, é órgão consultivo e deliberativo do IFSC. É composto por representantes da comunidade interna (docentes, discentes, técnico-administrativos e diretores-gerais dos câmpus), eleitos por seus pares, e de segmentos ligados à educação profissional e tecnológica (sociedade civil, Secretaria de Estado da Educação, Fundação de Pesquisa do Estado de Santa Catarina e Ministério da Educação), tendo o reitor como seu presidente.

De acordo com o Estatuto do IFSC, os conselheiros se reúnem ordinariamente a cada dois meses e tratam de assuntos relativos a políticas institucionais, proposta orçamentária, prestação de contas, concessão de graus e títulos, criação, alteração e extinção de cursos, entre outras competências.

Para acessar informações sobre o Consup, como calendário, composição, legislação, atas e resoluções, acesse a seção dedicada a ele no menu "colegiados" no portal SIGRH.

Veja a legislação que rege o funcionamento e as atividades do Consup
Acesse o manual do conselheiro
Acompanhe a transmissão das reuniões no canal do IFSC no YouTube
Veja no Blog do IFSC o que é e quais as funções deste colegiado

 

Entenda o trabalho do Consup

INSTITUCIONAL