SNCT do Câmpus Joinville apresenta possibilidades na área de nanotecnologia

SNCT Data de Publicação: 31 out 2022 20:06 Data de Atualização: 31 out 2022 20:18

A primeira experiência de eletrofiação de Márcia Adriana Tomaz foi com um motor de liquidificador na bancada da faculdade. “Ás vezes, a gente sonha e acha que não dá. Mas, daquele sonho pequeno, hoje temos uma empresa”, enfatizou Márcia ao contar a trajetória da DBM Eletrotech aos estudantes e servidores do Câmpus Joinville durante a programação local da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), no dia 27 de outubro.

A startup joinvilense teve origem em um grupo de pesquisa acadêmica e, atualmente, atua na fabricação e comercialização de máquinas de eletrofiação e de membranas eletrofiadas com fibras nanométricas para fins médicos, odontológicos e industriais. A empresa inovadora ganhou o prêmio Sinapse de Inovação, em 2018. Em 2019, conquistou os prêmios de Expoinovação e JEDI (Jornada de Empreendedorismo, Desenvolvimento e Inovação da cidade de Joinville), o edital de subvenção da Fapesc Covid-19 e Finep Startup. Em 2020, foi acelerada pelos programas Inovativa Brasil e Programa Mulheres Inovadoras.

Conforme a diretora da DBM, a empresa teve origem num problema: apenas 2% de toda indústria brasileira aplica a nanotecnologia. “A tecnologia voltada para técnica de eletrofiação no país é incipiente, não disponibilizando equipamentos para desenvolvimento de membranas a partir de nanofios”, explicou.

Para a produção das membranas pela técnica da eletrofiação, a DBM dispõe de desenvolvimento próprio de máquinas e dispositivos que possibilitam o incremento de novas pesquisas e geração de novas tecnologias aplicadas no campo médico. Segundo a pesquisadora, a área de engenharia de tecidos é a área que mais vai crescer, proporcionando um campo promissor para pesquisadores e empreendedores de várias áreas, da engenharia à saúde, da análise de dados à gestão.

Programação maior

A SNCT do Câmpus Joinville também deu destaque aos projetos de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidos por servidores e estudantes. As apresentações aconteceram nos dias 26 e 27.

Conheça os projetos apresentados:

  • - Aumento da eficiência energética de motores elétricos por geração de camadas de óxido ferromagnético nas lâminas do núcleo magnético (Alexandre Werner Arins)
  • - Ações ambientalmente sustentáveis desenvolvidas no âmbito da Secretaria Municipal de Saúde de Joinville (Caroline Orlandi Brilinger)
  • - A gestão de hospitais públicos em tempos de pandemia do COVID-19 no Brasil (Andrea Heidemann)
  • - Realidade virtual e punção venosa periférica em crianças hospitalizadas (Joanara Rozane da Fontoura Winters)
  • - Sistema de ingresso e sua relação com o acesso, permanência e êxito do Instituto Federal de Santa Catarina, Câmpus Joinville (Luciana Maria Mazon)
  • - SUStentar: estímulo a responsabilidade social em saúde de estudantes da rede pública de ensino do município de Joinville/SC (Luciana Maria Mazon)
  • - Lousa Digital - A utilização da visão computacional para o desenvolvimento de lousa interativa (Andre Bonetto Trindade)
  • - Desenvolvimento de materiais adaptados no contexto da singularidade cognitiva e sensorial do deficiente visual utilizando manufatura aditiva e sistemas embarcados (Juliana da Silva)
  • - Desenvolvimento de produto para estimular a coordenação motora fina em idosos (Kelly Patricia Dias Schewede)
  • - Monitoramento de inversores de frequência utilizando a rede LoRaWAN (Stefano Romeu Zeplin)
  • - Desenvolvimento de uma interface táctil de baixa resolução para o aprimoramento da estereognosia de deficientes visuais (Stefano Romeu Zeplin)
  • - Desenvolvimento de módulos de experimentação didática para o ensino da robótica (Michael Klug)
  • - Realimentação dinâmica de sistemas não lineares com atuadores saturantes (Michael Klug)
  • - Desenvolvimento de um traselevador didático baseado nos conceitos da indústria 4.0 (Jeferson Luis Curzel)
  • - Desenvolvimento de um jogo sério para aprendizagem motora (Joice Luiz Jeronimo)
  • - Jogos sérios e sustentabilidade: desenvolvimento de um totem solar para jogos sérios relacionados a reciclagem (Joice Luiz Jeronimo)
  • - Projeto e construção de abrasômetro de roda de borracha (Leonidas Caio Manani Gilapa)
  • - Bancada didática de geração de energia fotovoltaica com monitoramento utilizando internet das coisas (Maurício Martins Taques)
  • - Projeto, construção e validação de um tribômetro linear alternado (Anael Premann Krelling)
  • - Equacionamento de modelo matemático para seleção de ferramentas de corte baseado nem parâmetros de usinagem da programação CAM (Ivandro Bonetti)

A programação da SNCT do Câmpus Joinville teve ainda outros dois momentos compartilhados com a comunidade acadêmica por outras instituições de ensino. No dia 18, a Udesc Joinville trouxe o Planetário Móvel para sessões direcionadas aos estudantes dos cursos técnicos integrados. O equipamento permite a visualização de fenômenos como eclipses, passagem de cometas, simulação de equinócios e solstícios, observação de constelações, planetas, satélites, galáxias, entre outros corpos celestes.

Já no dia 26, a Escola Municipal Governador Pedro Ivo Campos foi responsável pela apresentação da coreografia campeã da Mostra Competitiva do Festival de Dança de Joinville 2022 - Categoria Júnior do Gênero Danças Populares Brasileiras. Criada pela professora Elisiane Wiggers, a coreografia “Caboclinho” foi inspirada em uma das danças folclóricas mais antigas do Brasil, baseada nas tradições indígenas, e que ainda hoje é executada no Carnaval de Pernambuco.

SNCT CÂMPUS JOINVILLE NEWS