Trabalho do Câmpus Urupema é premiado em evento nacional de Tecnologia de Alimentos

EVENTOS Data de Publicação: 23 fev 2023 19:31 Data de Atualização: 23 fev 2023 21:33

O trabalho “Influência da adição de polpa de araçá-vermelho (psidium cattleianum) no teor de compostos bioativos de kombuchas com erva-mate (ilex paraguariensis)” foi premiado no Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos de 2022. Ele foi coordenado pela professora do Câmpus Urupema Ana Carolina Moura de Sena Aquino e teve a participação de Bruna Rafaela da Silva Monteiro Wanderley (egressa do curso superior em Tecnologia de Alimentos e hoje bolsista da UFSC), Maria Eduarda Costa de Lima (bolsista do projeto no IFSC e aluna do curso) Amanda Kaiane da Silva Oliveira (aluna voluntária), Renata Dias de Mello Castanho Amboni e Carlise Beddin Fritzen Freire (docentes da UFSC e colaboradoras do projeto). 

O evento, um dos mais importantes na área de alimentos do país, ocorreu em dezembro de 2022 e os vencedores foram anunciados no final de janeiro. O trabalho recebeu o primeiro lugar na categoria Tecnologias e Inovações (insumos e processos) enfoque tecnológico. "Demonstra a importância de projetos de pesquisa desta natureza para reforçar as potencialidades de matérias-primas regionais no desenvolvimento de novos produtos", comenta Ana Carolina. A professora explica que o trabalho deriva de um projeto de pesquisa contemplado em edital didático-pedagógico do IFSC, chamado Desenvolvimento de kombucha a partir de matérias-primas regionais: caracterização e potencialidades. Além do araçá-vermelho, como apresentado no trabalho premiado, foram utilizadas a goiaba serrana e o maracujá do mato na etapa de saborização da kombucha durante o projeto. Colaboram no projeto os docentes do Câmpus Urupema Marcos Roberto Dobler Strochein e Giliani Sartori.


O projeto tem o objetivo de realizar um estudo da utilização de matérias-primas regionais, como erva-mate e frutas nativas, no desenvolvimento de kombuchas, a partir do monitoramento do processo fermentativo e da caracterização das formulações, para verificação das potencialidades de diversificação de sabores e de incremento na qualidade nutricional. Para a professora Ana Carolina, a premiação vai além do certificado, mostra como participar de um projeto de pesquisa pode influenciar os estudantes. "O projeto teve contribuição na integração direta de conhecimentos adquiridos ao longo do curso superior de Tecnologia em Alimentos, contemplando conteúdo de várias unidades curriculares. A pesquisa corroborou ainda para a formação profissional dos discentes envolvidos, com o aperfeiçoamento de habilidades técnicas de futuros profissionais da área de alimentos. Além da valorização de matérias-primas abundantes na região da Serra Catarinense, como as frutas nativas ainda pouco exploradas no desenvolvimento de novos produtos, reforçando a contribuição direta para a sua valorização, representando novas oportunidades", completa a professora.

A aluna Maria Eduarda Costa de Lima, atualmente na sexta fase do curso superior de Tecnologia de Alimentos, reforça o poder impactante desse tipo de participação para a formação discente. "Participar de projetos de pesquisa na minha área é extremamente importante para o currículo acadêmico e com experiências práticas. Para mim, esse projeto, em especial, foi importante em dobro, pois eu era uma aluna que tinha iniciado o curso na pandemia e tinha poucos conhecimentos da vida acadêmica e da rotina de laboratório e de projetos de pesquisa. Sei que ter tido a oportunidade de ser bolsista me fez aprender e me desenvolver. E me fará, futuramente, uma profissional melhor", conta.

A aluna entende a participação como primordial para entender o que deseja fazer depois de formada, o que ocorre no fim do semestre. A rotina de vivências práticas que teve a fez aprender como é trabalhar com testes e análises e a reconhecer ainda mais como é importante a pesquisa para o desenvolvimento de novos produtos. Sobre a premiação, Maria Eduarda também ficou surpresa, pois era seu primeiro evento científico. "Foi muito incrível! Eu tinha a certeza de como a coordenadora do projeto e os demais envolvidos que participaram eram competentes, íamos bem. Mas poder ter participado junto e ter um dedinho ali é muito especial e faz o momento ser muito mais legal", finaliza.

"Essa conquista é resultado do empenho e dedicação de toda a equipe envolvida na pesquisa, desde os pesquisadores até os técnicos e demais colaboradores. Gostaria de parabenizar a todos os envolvidos nessa pesquisa pelo excelente trabalho realizado e pela conquista dessa importante premiação. É um orgulho para todos nós do IFSC Urupema ter um trabalho de tamanha qualidade reconhecido em um evento tão relevante", completa Eder Daniel Corvalão, Coordenador de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do Câmpus Urupema. 

EVENTOS CÂMPUS URUPEMA