EVENTOS Data de Publicação: 18 jun 2025 15:32 Data de Atualização: 18 jun 2025 18:56
O que fazer com pneus que não podem mais rodar? Uma solução apresentada pela Escola de Educação Básica Colombo Machado Salles, de Três Barras, conquistou o terceiro lugar na premiação do 3º Simpósio Catarinense do Campo à Mesa, na categoria Experiências de Ensino e Extensão em Ciências Agrárias - formato pôster. O trabalho foi o único da rede estadual premiado no evento realizado no Câmpus Canoinhas, no mês de maio.
O projeto “Reciclatec: Sustentabilidade em Ação” transforma pneus inutilizáveis em produtos sustentáveis, como caminhas para pets e lixeiras ecológicas. O trabalho foi desenvolvido por alunos do curso técnico em Comércio da escola de Três Barras - Alifer Valcinei Simão, Bianca de Souza Correa da Silva, Joelma Aparecida Zappe Lemes, Sabrina das Graças Baldin e Vitória Paola Peters, sob coordenação da professora Vanuza dos Anjos Leandro de Souza.
“Unindo criatividade, consciência ambiental e protagonismo estudantil, o projeto integrou ensino, prática e impacto social. Sua realização nos enche de orgulho, pois mostra que nossos estudantes são agentes de transformação, capazes de aprender fazendo e de contribuir para um futuro mais responsável e sustentável”, enfatiza professora Vanuza.
Além de dar um novo uso a um produto que demora cerca de 600 anos para se decompor na natureza, gerando grande impacto ambiental, o projeto incentiva a reciclagem dos outros resíduos. Conforme avaliação da equipe, os alunos passaram a usar mais as lixeiras de pneus instaladas na escola, separando melhor os resíduos.
“Ver os alunos sendo protagonistas no projeto Reciclatec é a prova de que é possível ensinar com significado, despertando neles a criatividade, a responsabilidade e o compromisso com a sociedade e o meio ambiente”, destaca Vanuza.
Outro ponto importante do trabalho foi a colocação em prática do conteúdo aprendido no curso técnico em Comércio. O projeto foi desenvolvido como se fosse em uma empresa, com todas as etapas previstas num plano de negócios. “Para nossa escola, essa premiação reafirma nosso compromisso com uma formação integral, que vai além do conteúdo teórico e promove o desenvolvimento de competências socioemocionais, éticas e cidadãs, preparando nossos alunos para os desafios do mundo real”, ressalta a professora.