Valorização das inteligências é tema da Campanha de Ingresso 2024 do IFSC

INSTITUCIONAL Data de Publicação: 25 set 2023 18:22 Data de Atualização: 09 out 2023 15:54

“No IFSC, toda inteligência tem valor. Principalmente a sua” é a assinatura da campanha de ingresso do IFSC para as ofertas de 2024. Desenvolvida pela agência Engenho de Ideias, contratada por meio de licitação, e pela Diretoria de Comunicação do IFSC (Dircom), a campanha propõe uma reflexão sobre o valor das múltiplas inteligências humanas, de forma articulada com a inteligência artificial e seus possíveis usos e valores.

“Todos os dias somos engolidos pelas novas tecnologias e nos impressionamos com a velocidade com que os softwares, dispositivos móveis, redes sociais, smartphones, smartwatches, nos são apresentados, cada vez mais acessíveis a todos nós. Comandos por voz já são uma realidade em muitas casas dos brasileiros, mudando o comportamento e a interação humana, nos mostrando que não há como retroceder”, contextualiza a diretora de Comunicação do IFSC, Geisa Golin Albano.

“A partir desta avaliação, e considerando que o IFSC tem seu papel de destaque na formação integral do ser humano, fica evidente que não podemos não discutir os avanços e os usos da inteligência artificial”, prossegue Geisa. Essas reflexões levaram à elaboração do conceito da campanha. Segundo explica, a ideia é mostrar que, apesar da inteligência artificial, as múltiplas inteligências são merecedoras de espaço e de respeito no IFSC. “E são muito bem trabalhadas, como a inteligência corporal cinestésica, pelo incentivo ao esporte, a inteligência lógico-matemática, pelo desenvolvimento de produtos tecnológicos, a inteligência linguística e  interpessoal, presente no ensino, nos projetos de extensão e no atendimento da comunidade, dentre tantas outras”, detalha a diretora. “Foi um conceito trabalhado a muitas mãos e que contou com ideias do nosso estagiário Maurílio Quadros da Rosa, estudante do IFSC”, destaca.

As peças que compõem a campanha irão explorar um diferente tipo de inteligência a cada processo seletivo. Na campanha para os cursos técnicos integrados, lançada nesta segunda-feira (25 de setembro), a temática envolve a prática desportiva. Os cenários das artes desenvolvidas pela equipe da agência, com supervisão dos servidores da Dircom, foram elaborados com uso de um programa de inteligência artificial. A inclusão de imagens de pessoas reais no cenário simboliza a harmonização entre os diferentes tipos de inteligência humana e a inteligência artificial. 


 

INSTITUCIONAL