Workshop com especialistas em armazenamento de energia tem inscrições gratuitas

EVENTOS Data de Publicação: 17 mai 2023 18:10 Data de Atualização: 17 mai 2023 21:37

Ocorre na próxima sexta-feira, dia 19, o workshop “2LifeBat - Sistemas robustos de armazenamento movidos a energia solar com baterias de segunda vida e seu potencial econômico e ambiental”, que será realizado no Auditório do Laboratório Fotovoltaica da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O evento terá transmissão online, tem participação de professores do IFSC e é resultado de uma cooperação entre instituições brasileiras e alemã na qual o Instituto Federal de Santa Catarina está envolvido. O workshop reúne diversos especialistas nacionais e internacionais do setor de armazenamento de energia e será todo em língua inglesa.

O local do evento fica no Sapiens Parque, em Canasvieiras, na região norte de Florianópolis (Av. Luiz Boiteux Piazza, 1302 -  Lotes 114/115). O 2LifeBat terá também transmissão pelo YouTube e, para participar gratuitamente tanto do evento presencial como do online, é necessário inscrever-se por meio de um formulário eletrônico. Não há nenhum pré-requisito para fazer a inscrição.

​​​Serão 13 apresentações no total, das 8h30 às 13h30, com ministrantes brasileiros e estrangeiros. Dois deles são do IFSC: os professores Joaquim Manoel Gonçalves (Câmpus São José) e Marcelo Vandresen (Câmpus Florianópolis). Joaquim vai falar às 11h15min  sobre “Simulação eletrotérmica de baterias EV sob condições de condução” e, na sequência, às 11h25, Marcelo aborda o tema “Inserção de veículos elétricos nas frotas públicas através da conversão de motores de combustão para a tração elétrica”. Outro professor do IFSC, Samuel Luna de Abreu, também de São José, vai participar da conferência de abertura.

-> Confira a programação completa do workshop 2LifeBat

Após as apresentações, haverá uma mesa-redonda, almoço e visita às instalações da UFSC no local do evento.

Cooperação

O workshop 2LifeBat é resultado de uma cooperação entre três instituições brasileiras (IFSC, UFSC e a Universidade Federal do Amazonas) e duas alemãs (Universidade de Duisburg-Essen e Universidade Técnica de Ciências Aplicadas de Ingolstadt), apoiada por agências de fomento da Alemanha. Dessa parceria resultou o workshop de sexta-feira, outro evento do mesmo tipo que ocorre na próxima quarta-feira, 24 de maio, em Manaus e um projeto de pesquisa sobre o desenvolvimento de aplicações de segunda vida para baterias de veículos elétricos.

O professor Samuel Luna de Abreu explica que as “aplicações de segunda vida” são o reaproveitamento das baterias de veículos elétricos em outras finalidades, depois que elas não forem mais utilizáveis nos veículos, como, por exemplo, para iluminação pública. Ele o professor Joaquim Gonçalves, também do Câmpus São José, vão coordenar a parte que cabe ao IFSC no projeto de pesquisa, que é o estudo do controle eletrotérmico das baterias durante os processos de carga e descarga. Esse trabalho será realizado no próprio câmpus.

As agências de fomento que apoiam a cooperação são a Daad (sigla em alemão para “Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico”) e a GIZ (sigla também em alemão para “Sociedade Alemã para a Cooperação Internacional”).

 

EVENTOS