topo blog gestao

Blogs

Blogs

Estrutura da Proen e atividades desta semana

Olá! No vídeo abaixo, falo sobre a estrutura da Pró-Reitoria de Ensino (Proen). Na sequência, no texto, faço um relato sobre as principais atividades envolvendo a pró-reitoria nesta primeira semana de abril. 


Fórum de Ingresso

Aconteceu na terça, dia 5, o segundo encontro do Fórum de Ingresso do IFSC, com a presença de 39 participantes de todos os câmpus.

Neste encontro foram definidos grupos temáticos: Matrícula; Processos de Ingresso; Cotas; Comunicação; Editais e Processo de Inscrição. A opção foi iniciar os trabalhos com os três primeiros grupos.

Os objetivos Iniciais por grupo temático são:

1) Matrícula: implantação de matrícula digital; qualificação dos formulários via LimeSurvey enquanto não ocorre essa implantação. Próxima reunião em 12/04;

2) Processos de Ingresso: diagnóstico do perfil de ingressante por tipo de seleção adotada; estudo das normativas existentes para conhecer o cenário atual. Próxima reunião em 19/04;

3) Cotas: análise e publicação das cotas × início das aulas; aprimorar os processos atuais (customização de sistema; acordos com chefias para composição de bancas); definir fluxos comuns entre as cotas. Próxima reunião em 29/04. A terceira reunião geral do Fórum de Ingresso ficou agendada para o 3 de maio.

 

Seminário de Iniciação à Docência

Também na terça, dia 5, ocorreu a mesaredonda: "Resolução 2/2019 e seus impactos nos cursos de Licenciatura", durante o 5º Seminário Institucional de Iniciação à Docência do IFSC. A mesa contou com representantes do IFSC, Instituto Federal Catarinense (IFC), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), que falaram das experiências de cada instituição e destacaram as preocupações com os impactos da Resolução 02/2019 na formação de professores. As atividades do Seminário continuaram na quinta, 7 de abril, no Câmpus Palhoça Bilíngue, com a mostra de trabalhos e debates sobre o tema.
 

Reunião do Codir

Na quarta, dia 6, participamos da reunião do Colégio de Dirigentes (Codir) e realizamos encaminhamentos importantes para a nossa instituição. Um dos pontos de pauta em destaque foi a retomada dos processos de classificação e também do vestibular em parceria com a UFSC. Também neste dia foi definido, em diálogo com os diretores-gerais dos câmpus, as novas vagas para o próximo concurso público. Uma das novidades é que teremos mais seis vagas para a contratação de professores de educação especial, o que permitirá termos estes profissionais em 19 dos 22 câmpus do IFSC. Atualmente, apenas sete câmpus do IFSC contam com professores de educação especial. 

 

Reunião com IFC sobre permanência e êxito

Também na quarta, dia 6, realizamos uma reunião de trabalho com a Pró-Reitoria de Ensino do Instituto Federal Catarinense para tratar de parceria para avançar nas políticas de permanência e êxito das duas instituições e para a criação do Observatório da Permanência e Êxito. Nesta reunião foi criado um grupo de trabalho interinstitucional que ficará responsável por apresentar uma primeira proposta para a criação do observatório. A proposta será apresentada na próxima reunião, agendada para o dia 1º de junho.

 

Reunião do Cepe

Realizada na quinta, dia 7, a reunião do Colegiado de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) deliberou sobre temas com grandes impactos para o ensino, pesquisa e extensão do IFSC. Além da aprovação de novos cursos, a reunião encaminhou a ajustes na Resolução Cepe/IFSC nº 74 de 2016, que regulamenta a prática de estágio obrigatório e não-obrigatório dos estudantes do Instituto Federal de Santa Catarina, iniciou os debates para a atualização das diretrizes e RDP lato sensu e alterou o Regulamento de Ingresso (Resolução Cepe nº 19 de 2020), inserindo a opção do vestibular como forma de acesso aos cursos superiores.

 

Reunião IFSC, IFC e SED

Com o objetivo de pensar estratégias conjuntas para a educação profissional em Santa Catarina, foi realizada no dia 7 reunião entre o IFSC, o IFC e a Secretaria Estadual de Educação (SED). Nesse encontro, houve a socialização das experiências da rede estadual e da rede federal no estado e foi iniciado o diálogo para futuras parcerias visando fortalecer a educação profissional na perspectiva da formação integral dos estudantes. Um dos próximos passos das duas redes será mapear as ofertas em todo o estado, articulando o trabalho dos Cedups (Centros de Educação Profissional, do governo estadual) e dos câmpus do IFSC e do IFC. O diálogo seguirá em maio, quando haverá nova reunião na reitoria do IFSC. 

 

Recursos para eventos da Proen

Foi publicado nesta semana o resultado preliminar do edital Proeventos da  Fundação de Amparo à Pesquisa e à Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc). Neste edital, três projetos de eventos que serão realizados pelas equipes da Proen foram contemplados: 1º Seminário Estadual do Ensino Médio Integrado do IFSC, 3º Seminário de Educação, Leitura e Escrita (Sele) e 7º Colóquio Internacional sobre Educação Profissional e Evasão Escolar, e 5º Workshop de Educação Profissional e Evasão Escolar. Ao todo, serão repassados para estes eventos mais de 100 mil reais. 

 

Re

Mapa do Site

Blogueiros recentes

thumbnail
Postagens: 41
Numero de avaliações: 0
Data: 28/03/24
thumbnail
Postagens: 35
Numero de avaliações: 0
Data: 17/04/24
thumbnail
Postagens: 27
Numero de avaliações: 0
Data: 27/03/24
thumbnail
Postagens: 17
Numero de avaliações: 0
Data: 05/04/24
thumbnail
Postagens: 17
Numero de avaliações: 0
Data: 04/03/24
thumbnail
Postagens: 10
Numero de avaliações: 0
Data: 09/02/24
thumbnail
Postagens: 6
Numero de avaliações: 0
Data: 17/04/24