topo blog gestao

Blogs

Blogs

Comunicação pública e cidadania

Olá!

Esta semana, o IFSC marcou presença no 2º Congresso Brasileiro de Comunicação Pública, Cidadania e Informação, importante evento que discutiu a temática do direito humano à comunicação e reuniu profissionais de diferentes órgãos públicos brasileiros na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em Natal.

Foram dois momentos importantes nos quais tivemos a oportunidade de compartilhar a experiência da nossa atuação em comunicação pública. Na terça-feira, as servidoras Ana Paula Lückman e Carla Algeri, jornalistas da Diretoria de Comunicação (Dircom), ministraram a oficina “Como criar um canal de comunicação científica para o público externo”. A partir da experiência do canal IFSC Verifica, as servidoras propuseram um passo a passo para que outras instituições, de quaisquer áreas de atuação, também aproveitem a expertise de seu corpo docente e técnico para criar canais de comunicação que contribuam para a promoção da ciência e o combate à desinformação.


Ana Paula (no primeiro quadro superior) e Carla
​​​​​​​(no terceiro quadro superior) em oficina sobre promoção da ciência

Na quarta-feira, a servidora Ana Paula – que participou presencialmente do evento – apresentou o artigo “Estratégia, inclusão, cidadania, interesse público: aprendizados dos dez anos da Política de Comunicação do IFSC”, escrito em coautoria com as servidoras Nadia Garlet, Marcela Lin e Rafaela Menin. A apresentação ocorreu no Grupo Temático 6, que reuniu trabalhos sobre governança e gestão da comunicação. A experiência pioneira do IFSC com a elaboração participativa e implementação da Política de Comunicação foi, inclusive, mencionada pelo professor Jorge Duarte, da Embrapa, um dos principais palestrantes do evento. Na apresentação, Ana Paula resgatou o processo de elaboração da primeira Política, lançada em 2013, e o complexo trabalho recente de atualização do documento, publicado em 2022.

Ana Paula em apresentação em Natal

A Associação Brasileira de Comunicação Pública é uma entidade criada em 2016 que promove discussões e reflexões sobre o campo da comunicação pública no Brasil. A Comunicação do IFSC tem orientado suas ações com foco nos princípios da comunicação pública, que são garantir o acesso à informação; fomentar o diálogo; estimular a participação; promover os direitos e a democracia; combater a desinformação; ouvir a sociedade; focar no cidadão; ser inclusiva e plural; tratar a comunicação como política de estado; garantir a impessoalidade; pautar-se pela ética; e atuar com eficácia.

Participantes do GT 6 em Natal

Mapa do Site

Blogueiros recentes

thumbnail
Postagens: 41
Numero de avaliações: 0
Data: 28/03/24
thumbnail
Postagens: 36
Numero de avaliações: 0
Data: 26/04/24
thumbnail
Postagens: 27
Numero de avaliações: 0
Data: 27/03/24
thumbnail
Postagens: 17
Numero de avaliações: 0
Data: 05/04/24
thumbnail
Postagens: 17
Numero de avaliações: 0
Data: 04/03/24
thumbnail
Postagens: 10
Numero de avaliações: 0
Data: 09/02/24
thumbnail
Postagens: 6
Numero de avaliações: 0
Data: 17/04/24