topo blog gestao

Blogs

Encontro de Comunicadores e Seminário de Gestão

Olá!

Esta semana tivemos a realização de dois importantes eventos internos no IFSC: o Encontro de Comunicadores do IFSC e o Seminário de Gestão da Pró-Reitoria de Administração (Proad). Ambos foram realizados no Câmpus Florianópolis-Continente e na Reitoria, entre 22 e 24 de novembro.

Comunicação Pública no IFSC

A comunicação é a ponte que conecta nossa instituição à comunidade acadêmica, aos parceiros, e à sociedade como um todo. Os comunicadores – jornalistas, programadores visuais, técnicos e tecnólogos em audiovisual, servidores responsáveis pela comunicação nos câmpus – são os artífices dessa ponte, responsáveis por traduzir a complexidade do conhecimento produzido em nossas salas de aula, laboratórios e projetos de pesquisa para uma linguagem acessível e envolvente, em diferentes mídias.

Nossos comunicadores têm a tarefa de não apenas informar, mas também de inspirar, engajar e contar as histórias que fazem do IFSC uma instituição única e relevante. Nossos canais de comunicação são os guardiões da nossa identidade, e o trabalho que realizam é essencial para fortalecer nossa presença na comunidade, atrair talentos, e evidenciar o impacto positivo que causamos na sociedade.

Na abertura do evento, tivemos o privilégio de ouvir o jornalista e relações-públicas Jorge Duarte, que atua na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e é um dos principais estudiosos da Comunicação Pública no Brasil. Duarte falou aos participantes do Encontro de Comunicadores sobre os desafios de se fazer comunicação pública e enfatizou importantes iniciativas que viemos implementando no IFSC, como a nossa Política de Comunicação - documento pioneiro entre os Institutos Federais.

Outro aspecto que destaco do Encontro de Comunicadores foi a participação de servidores de outras instituições de educação, como Udesc e UFFS. Esse intercâmbio é muito importante para que haja troca de ideias e experiências, estreitando o relacionamento do IFSC com outras instituições públicas.

Gestão e tomadas de decisão

O Seminário de Gestão da Proad teve o objetivo de discutir temas ligados à gestão do IFSC e elucidar como ocorrem os processos de tomada de decisão que permeiam diferentes áreas administrativas.

Consideramos essa temática muito importante para uma gestão democrática, transparente e eficaz. O encontro foi uma oportunidade valiosa para discussão de estratégias, compartilhamento de conhecimentos e alinhamento dos nossos esforços na busca constante pela eficiência e excelência em nossa administração.

A gestão eficaz dos recursos e processos administrativos é fundamental para o funcionamento harmonioso da nossa instituição. A Proad desempenha um papel crucial nesse contexto, pois é responsável por coordenar diversas áreas que garantem o suporte necessário para que o IFSC alcance seus objetivos acadêmicos e científicos, com foco na nossa missão, visão e valores.

Ao longo do tempo, enfrentamos desafios variados, e é justamente nesses momentos que a eficiência administrativa se torna ainda mais crucial. A busca por soluções inovadoras, a implementação de boas práticas de gestão e o constante aprimoramento de nossos processos são aspectos que devem nortear nossas ações.

Além do corpo técnico da instituição, o Seminário de Gestão contou com a participação da coordenadora geral de Planejamento e Gestão da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), Jéssica Cristina Pereira Santos. Ela falou sobre os cenários presentes e futuros em relação à construção de uma política orçamentária para a Rede Federal de EPT.

Parabenizo todos os gestores, servidores, estagiários, bolsistas e colaboradores que trabalharam para a realização desses dois importantes eventos!

Blogueiros recentes

Postagens: 42