topo blog gestao

Blogs

Blogs

Enfrentamento e combate ao assédio

Olá!

O espaço da Diretoria Executiva no canal Diálogos com a Gestão abre espaço esta semana, mais uma vez, à comissão que está elaborando a Política Institucional de Enfrentamento e Combate ao Assédio Moral e Sexual. O texto abaixo é um balanço desse trabalho elaborado pela coordenadora da comissão, Giselle Floriano Coelho.

Política de enfrentamento e combate ao assédio: atuação da Diretoria Executiva

Os trabalhos da Comissão de Elaboração da Política Institucional de Enfrentamento e Combate ao Assédio Moral e Sexual - já apresentados neste post - prosseguem de forma sistemática e organizada, após a realização da primeira etapa -  sessões de escutas prévias. Foram, ao todo, seis grupos ouvidos, contabilizando cerca de 12 horas de escuta e  60 participações. Todo este trabalho foi registrado em um Relatório, denominado "Plano de trabalho e resultados das sessões de escutas prévias".

Após a finalização do relatório de escutas prévias, a Comissão vem se debruçado sobre a elaboração da minuta da política, tarefa que requer muito diálogo e pesquisa. Como referência para os trabalhos, além da própria missão e visão do IFSC, a comissão considera todos os apontamentos documentados no referido Relatório, bem como documentos, práticas e políticas de outras instituições congêneres.  A conclusão desta etapa, em breve, proporcionará ao IFSC deliberar coletivamente sobre a minuta que estamos construindo, em um processo de consulta pública.

Importante ainda destacar que a mobilização do IFSC contra todos os tipos de assédio extrapola o trabalho desta comissão. Preparamos, no dia 2 de maio - Dia Nacional de Combate ao Assédio Moral - um evento que reuniu quatro palestrantes de renome nacional para compartilharem conosco o conhecimento e as práticas para o enfrentamento dos assédios moral e sexual. O evento, transmitido pelo canal do IFSC no Youtube, contou com a participação de nossos servidores e centenas de interessados. Esta iniciativa, inclusive, obteve o registro de capacitação, contabilizando horas de formação para nossos servidores.

O tema é delicado e requer do IFSC uma preparação técnica e humanizada. Por isso, seguimos fortes e unidos, preparando nossa instituição para compreender este tema com segurança e prevenir quaisquer práticas de assédio. 

Voltaremos a conversar em breve sobre este trabalho, quando falaremos sobre a etapa de consulta pública. Siga conosco!

Mapa do Site

Blogueiros recentes

thumbnail
Postagens: 41
Numero de avaliações: 0
Data: 28/03/24
thumbnail
Postagens: 35
Numero de avaliações: 0
Data: 17/04/24
thumbnail
Postagens: 27
Numero de avaliações: 0
Data: 27/03/24
thumbnail
Postagens: 17
Numero de avaliações: 0
Data: 05/04/24
thumbnail
Postagens: 17
Numero de avaliações: 0
Data: 04/03/24
thumbnail
Postagens: 10
Numero de avaliações: 0
Data: 09/02/24
thumbnail
Postagens: 6
Numero de avaliações: 0
Data: 17/04/24