topo blog gestao

Blogs

Blogs

IFSC atua pela cultura em SC

Nesta semana, a assessora da Pró-Reitoria de Extensão e Relações Externas (Proex) Grasiela Lúcia de Pinho relata como está sendo a participação do IFSC no projeto Programa Nacional de Comitês de Cultura, uma parceria do Ministério da Cultura com os institutos federais:

O IFSC está atuando ativamente pela cultura de Santa Catarina. Ano passado passou a integrar o Programa Nacional de Comitês de Cultura, uma parceria do Ministério da Cultura (MinC) com os institutos federais do Pará, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, Goiás e o IFSul-riograndense. O objetivo do Programa é promover a articulação territorial para a realização de ações de mobilização social, formação em direitos e políticas culturais, apoio à elaboração de projetos e parcerias, comunicação social e difusão de informações sobre as políticas culturais.

Estamos trabalhando ativamente no Projeto de Extensão de formação Agentes Territoriais de Cultura, cujo processo de seleção dos inscritos já está em andamento, por meio do edital da região Sul, sob responsabilidade do Instituto Federal Rio-Grandense (IFSul). O processo vai selecionar 26 agentes de cultura dentro das 24 Regiões Imediatas de Santa Catarina.

Esse trabalho contou com a ajuda e participação de muitas pessoas comprometidas: O IFC contou com o auxílio da Coordenadoria de Comunicação (Cecom) e demais servidores; o IFSC contou com a Diretoria de Comunicação (Dircom) e a Diretoria de Extensão (Direx) no processo de divulgação. Além disso, contamos com o apoio valioso da professora Sandra Vieira, do IFSul, coordenadora regional, bem como dos parceiros dos escritórios do MinC.

Durante o período de inscrição (08/05 a 10/06), realizamos muitas atividades de divulgação (lives com oficinas e encontros tira dúvidas; envio de e-mail para a comunidade do IFC e do IFSC e publicação nas mídias digitais; e-mails para as Fundações Culturais, Departamentos e Secretarias de Cultura e Educação dos Municípios; entrevista em rádio e televisão local), além da divulgação próxima aos conhecidos na área da cultura.

A coordenação do projeto em Santa Catarina será compartilhada entre o Instituto Federal Catarinense (IFC) e o IFSC. Atualmente, a coordenadora adjunta é a professora Tereza Cristina Benevenutti Lautério, do Câmpus Sombrio do Instituto Federal Catarinense (IFC). Em 2025, eu assumirei a coordenação. 

               
Além disso, na última segunda-feira (10) estivemos representando o IFSC no lançamento oficial do Comitê da Cultura de Santa Catarina, na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc). A cerimônia contou com a presença de agentes culturais, artistas e autoridades, entre eles a secretária nacional dos Comitês de Cultura, Roberta Martins (representando a ministra Margareth Menezes), a diretora nacional de Articulação e Governança do Minc, Desiree Tozi, e a presidente da Comissão de Educação e Cultura da Alesc, a deputada Luciane Carminatti. O Comitê será coordenado por Nelson Motta, da Associação Baiacu de Alguém. A Associação sediou o pré-lançamento do Comitê no domingo (9). 

Lançamento do Comitê de Cultura na Alesc
Segundo o MinC, os comitês têm como objetivo ampliar o acesso às políticas públicas de cultura, fortalecendo a democracia e a participação popular e cidadã no âmbito das políticas socioculturais e do Sistema Nacional de Cultura (SNC). 
 

Mapa do Site

Blogueiros recentes

thumbnail
Postagens: 45
Numero de avaliações: 0
Data: 06/06/24
thumbnail
Postagens: 39
Numero de avaliações: 0
Data: 15/07/24
thumbnail
Postagens: 29
Numero de avaliações: 0
Data: 12/07/24
thumbnail
Postagens: 18
Numero de avaliações: 0
Data: 14/06/24
thumbnail
Postagens: 17
Numero de avaliações: 0
Data: 04/03/24
thumbnail
Postagens: 11
Numero de avaliações: 0
Data: 28/06/24
thumbnail
Postagens: 7
Numero de avaliações: 0
Data: 23/07/24