topo blog gestao

Blogs

Blogs

Proex nos câmpus do Oeste

Entre os dias 1º e 4 de abril estivemos no Oeste do Estado realizando uma aproximação entre os servidores da Proex e a comunidade acadêmica dos câmpus do IFSC naquela região que muito nos orgulha. Este post é um breve relato dessas visitas, elaborado em conjunto pelo pró-reitor Valter Vander de Oliveira e as diretoras de Comunicação, Geisa Golin, e de Extensão, Milena Brandão.

A motivação para a viagem foi a realização da visita técnica ao Câmpus São Miguel do Oeste, em virtude da realização do Sepei, agendado para acontecer de 20 a 22 de agosto. A visita aos demais câmpus foi pensada como uma forma de aproveitamento do deslocamento dos servidores da Diretoria de Comunicação. Dessa forma, os servidores da Diretoria de Extensão acompanharam os momentos de diálogo com as comunidades de cada câmpus.


No dia 1º de abril, estivemos no Câmpus Chapecó. Tivemos uma conversa com servidores e estudantes e apresentamos um pouco das ações da Proex em 2023. Na sequência apresentamos as realizações previstas para 2024, enquanto planejamento da Dircom e Direx.


No dia 2 de abril seguimos viagem para São Carlos e fomos agraciados com uma grande turma de estudantes dos cursos técnicos integrados. Foi um momento de muito envolvimento onde propusemos as questões mais importantes para esse público. Falamos do JIFSC, do Sepei, do edital de Protagonismo Discente e do Programa Mulheres Mil. 

Ainda no dia 2, à noite, nos deslocamos ao Câmpus São Miguel do Oeste. Foi o momento de falar da Proex com servidores e estudantes. Estavam presentes estudantes dos cursos superiores. Abordamos a importância da inserção da Extensão nos currículos dos cursos superiores, falando também um pouco sobre como esse processo está acontecendo no IFSC.

No dia 3 de abril, pela manhã, realizamos a visita técnica com a empresa fornecedora do IFSC para as contratações do Sepei. Além de uma longa conversa com os servidores do câmpus que estão envolvidos com a realização do evento, fizemos medições de espaços, definição de logísticas de transporte e alimentação, além de visita aos locais externos que irão receber parte da programação do evento.


Também neste dia, pela manhã, a Diretoria de Extensão realizou uma conversa com estudantes e servidores sobre a experiência e os desafios da Extensão. Foi um momento muito importante de diálogo entre os estudantes, os docentes e a Diretoria de Extensão, que reforçou os laços com a comunidade acadêmica.

Havíamos previsto uma visita à comunidade acadêmica do Câmpus São Lourenço do Oeste na noite do dia 3 de abril, mas em virtude da paralisação deflagrada pelo sindicato dos servidores do IFSC, achamos por bem cancelar esse momento, o qual deverá ser reagendado assim que possível.


Na manhã do dia 4 de abril foi a vez de visitarmos o Câmpus Xanxerê. Promovemos uma conversa com os servidores do câmpus e vários assuntos foram debatidos, como a curricularização da extensão em cursos de graduação e até em cursos técnicos, os valores das bolsas nos editais de extensão, a comunicação institucional nos canais do IFSC, a divulgação científica, entre vários outros assuntos. Nesse dia, um pouco antes da conversa com servidores, tivemos a oportunidade de participar do evento cultural no intervalo das aulas. Destaco aqui o sentimento de alegria em ver o envolvimento de estudantes e servidores cantando juntos várias canções e o público participando. Um momento de integração que só reforça a importância das ações de arte, cultura e esporte fazerem parte da formação dos nossos estudantes.

Ao final da viagem da Proex aos câmpus do Oeste registramos nossos agradecimentos a todos que nos receberam e nos permitiram estreitar ainda mais nossa relação com comunicadores, coordenadores de extensão, mas principalmente com os estudantes e servidores. Esperamos rever os colegas do Oeste em breve e vamos agendar outros encontros com os campus das demais regiões do Estado.

Um grande abraço da Proex e nos vemos em breve!
 

Mapa do Site

Blogueiros recentes

thumbnail
Postagens: 41
Numero de avaliações: 0
Data: 28/03/24
thumbnail
Postagens: 36
Numero de avaliações: 0
Data: 26/04/24
thumbnail
Postagens: 27
Numero de avaliações: 0
Data: 27/03/24
thumbnail
Postagens: 17
Numero de avaliações: 0
Data: 05/04/24
thumbnail
Postagens: 17
Numero de avaliações: 0
Data: 04/03/24
thumbnail
Postagens: 10
Numero de avaliações: 0
Data: 09/02/24
thumbnail
Postagens: 6
Numero de avaliações: 0
Data: 17/04/24