topo blog gestao

Blogs

Blogs

Realizações da Proex em 2023

Equipe da Diretoria de Extensão

Olá!

Gravei um vídeo para dar boas-vindas a todos nesse início de ano letivo. Também faço um balanço das principais ações da Pró-reitoria de Extensão e Relações Externas (Proex) em 2023:

 

Esta semana e na próxima, vamos publicar as retrospectivas das diretorias da Pró-reitoria de Extensão e Relações Externas (Proex). Esta semana, vamos ler o relato da Milena de Mesquita Brandão, nossa diretora de Extensão:

O ano de 2023 foi marcado por mudanças significativas no contexto das políticas públicas brasileiras. Começamos o ano, com a publicação da Portaria CNPq 1.237/2023, que reajustou as bolsas de Iniciação Científica em 75%, ou seja, de R$400 para R$700. No entanto, nosso orçamento global não sofreu reajuste que cobrisse esse novo valor de bolsas. Neste sentido, readequar os valores destinados aos projetos (por meio do auxílio servidor) e o período de execução das propostas foi um grande desafio. 

Retomamos, em 2023, diversos eventos presenciais. Desde 2019 o IFSC não se reunia presencialmente para debater ensino, pesquisa e extensão no Sepei. Mesmo com orçamento reduzido, o nosso encontro em Joinville, realizado entre 17 e 19 de abril, permitiu trocas muito ricas e edificantes. O fim da pandemia também permitiu que o IFSC fosse parceiro na Operação Horizonte do Projeto Rondon, realizada no Meio Oeste Catarinense, promovida pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). 

Além disso, os câmpus promoveram ativamente sua edição do maior evento nacional de extensão: a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia - evento em que a comunidade externa é recebida por nossos estudantes! Tivemos a oportunidade de participar presencialmente do 41º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul – Seurs, organizado pela Universidade Estadual de Ponta Grossa/PR, entre os dias 25 a 27 de outubro. Na oportunidade, o IFSC foi representado por nossos estudantes apresentando mais de 10 trabalhos na forma oral. 

O tão aguardado retorno do Bolsa Formação Pronatec e do Programa Mulheres Mil aconteceu já no início do ano. Por meio de um esforço conjunto entre Diretoria de Extensão/ Proex, Diretoria de Ensino/ Proen e câmpus, foi possível participar do edital nacional do programa. Fomos contemplados com recursos para 12 câmpus e os cursos serão ofertados a partir do início de 2024.

Seguimos no desafio de readequar nossos PPCs dos cursos de graduação conforme a Resolução CNE 7/2018, que trata da curricularização da extensão. Iniciamos a gestão com 43% dos cursos curricularizados e fechamos 2023 com 82%. Ao longo do ano, além de realizar 15 pareceres de curso, fizemos atendimento individualizado às coordenações de cursos e NDEs, tanto para readequação dos PPCs, quanto para acompanhamento na realização de atividades curricularizadas. Considerando o contexto da curricularização, a Revista Caminho Aberto, editorada por esta diretoria, acaba de publicar o dossiê "Curricularização da Extensão: particularidades e desafios vividos nos cursos de graduação".
Com intuito de aprimorar as possibilidades de programas de extensão para o IFSC, a Direx dialogou ativamente com algumas comunidades do Maciço do Morro da Cruz, em Florianópolis, a convite do Padre Vilson Groh. Essa troca tem resultado em muitos aprendizados práticos para a extensão do IFSC e em parcerias para os câmpus Florianópolis e Florianópolis-Continente. Esperamos em 2024 ampliar as possibilidades de trabalho para outros câmpus. 

Lembrem-se que a equipe da Direx está sempre disponível pelo email extensao@ifsc.edu.br. Além disso, criamos um outro espaço para diálogo síncrono: "Espaço Gtalk para Coordenadores de Extensão". Este espaço dá acesso direto para toda equipe da Direx. Também seguiremos com nosso grupo de Whatsapp para Coordenadores de Extensão

Vamos continuar desenvolvendo novas ações para 2024!

Mapa do Site

Blogueiros recentes

thumbnail
Postagens: 41
Numero de avaliações: 0
Data: 28/03/24
thumbnail
Postagens: 36
Numero de avaliações: 0
Data: 26/04/24
thumbnail
Postagens: 27
Numero de avaliações: 0
Data: 27/03/24
thumbnail
Postagens: 17
Numero de avaliações: 0
Data: 05/04/24
thumbnail
Postagens: 17
Numero de avaliações: 0
Data: 04/03/24
thumbnail
Postagens: 10
Numero de avaliações: 0
Data: 09/02/24
thumbnail
Postagens: 6
Numero de avaliações: 0
Data: 17/04/24