topo blog gestao

Blogs

Blogs

Reditec 2023

Olá, pessoal!

Entre os dias 6 e 9 de novembro, eu e mais gestores do IFSC estivemos na 47ª Reunião Anual dos Dirigentes das Instituições de Educação Profissional e Tecnológica, a Reditec. Durante o evento, participei de uma oficina promovida pelo Fórum de Gestores de Tecnologia da Informação e Comunicação com o propósito de identificar as demandas da Rede Federal para a formulação de uma solução integrada para a digitalização do acervo acadêmico. O grupo presente incluía diretores das áreas de tecnologia da informação, pró-reitores de desenvolvimento institucional e representantes do Fórum de Desenvolvimento de Ensino. 


 

Dividimos o grupo em três partes para abordar as necessidades relacionadas a: 1) Estrutura de dados, metadados e padrões de digitalização; 2) Desafios dos sistemas acadêmicos atuais; 3) Armazenamento de longo prazo, acesso e disponibilização. Além disso, há um compromisso da RNP em dialogar e aproveitar a solução desenvolvida pela UFSM. Mantemos a esperança de receber em breve atualizações sobre esse assunto.

Durante a Reditec, também foi compartilhado o Planejamento Estratégico para a Rede Federal, um documento elaborado de maneira participativa, envolvendo o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), juntamente com outros fóruns. Você pode acessar o painel estratégico neste link

Os slides da apresentação estão disponíveis aqui para quem interessar. Destaco que o planejamento estratégico do IFSC será desenvolvido alinhado ao planejamento estratégico da Rede Federal.

A programação do Reditec foi ampla e diversificada. No entanto, saliento os tópicos mais pertinentes ao Desenvolvimento Institucional que consegui acompanhar, uma vez que várias atividades ocorreram simultaneamente:

  • No dia 07/11, Alexandre Bahia, diretor executivo do Conif, proferiu uma palestra envolvente sobre Análise de Riscos Políticos: Desafios para a Rede Federal. Essa apresentação despertou minha atenção, uma vez que lidamos com políticas de governança, integridade, riscos e controles. A gestão de riscos é uma necessidade institucional e a categoria de riscos políticos se revela como uma novidade. O Conif, reconhecendo a importância de agir estrategicamente na busca de recursos extraorçamentários, investiu na identificação desses riscos políticos, permitindo à Rede desenvolver um plano de ação para mitigá-los. Destaco que, entre os riscos políticos identificados para a Rede, figuram: não trabalhar em rede, agir de forma não pragmática e meramente ideológica, e a ausência de articulação política.

  • Além disso, destaco a notável atenção dada à perspectiva futura, evidenciada por palestras sobre Inteligência Artificial e seus impactos na Rede Federal, assim como nas discussões sobre os desafios e oportunidades que os Institutos Federais enfrentarão nos próximos 15 anos. A palestra final pode ser visualizada neste link.

Até mais!

Mapa do Site

Blogueiros recentes

thumbnail
Postagens: 41
Numero de avaliações: 0
Data: 28/03/24
thumbnail
Postagens: 36
Numero de avaliações: 0
Data: 26/04/24
thumbnail
Postagens: 27
Numero de avaliações: 0
Data: 27/03/24
thumbnail
Postagens: 17
Numero de avaliações: 0
Data: 05/04/24
thumbnail
Postagens: 17
Numero de avaliações: 0
Data: 04/03/24
thumbnail
Postagens: 10
Numero de avaliações: 0
Data: 09/02/24
thumbnail
Postagens: 6
Numero de avaliações: 0
Data: 17/04/24