topo blog gestao

Blogs

Blogs

Regularização de matrículas

A Diretoria de Estatísticas e Informações Acadêmicas (Deia) tem mapeado e chamado a atenção para a questão de um grande contingente de estudantes matriculados em curso e sem vínculo com uma turma, que são metaforicamente denominados “estudantes no limbo”. A condição destes estudantes está relacionada diretamente às informações coletadas pelos censos acadêmicos que o IFSC responde, que impactam nos indicadores institucionais e no desenvolvimento de políticas públicas.

Ademais, a regularização destas matrículas nos cursos está relacionada principalmente a permanência e êxito dos estudantes, no sentido de desenvolvimento de ações que resgatem e regularizem a situação destes sujeitos. Neste contexto, na impossibilidade de resgate ou retorno destes estudantes, a Deia tem orientado os câmpus para que regularizem a situação dos dados institucionais, realizando o trancamento daqueles que pretendem retornar no futuro, a conclusão dos que já se formaram ou, em último caso, com o cancelamento das matrículas no sistema.

De outubro de 2021 até a presente data, a equipe da Deia, em parceria com a equipe da Diretoria de Ensino (Diren), tem estabelecido contato por e-mail e em reuniões virtuais e remotas com os diretores-gerais, chefias dos Departamentos de Ensino, Pesquisa e Extensão (Depe) e os Registros Acadêmicos dos câmpus para sensibilizar, informar e orientar essa ação de regularização das matriculas.

Apesar dos resultados animadores nos últimos 20 dias, em função do trabalho realizado nos câmpus, ainda temos muito trabalho pela frente. Precisamos manter permanentemente ações de acompanhamento dos registros acadêmicos, principalmente acompanhamento do registro de frequência para que estas informações possam contribuir em atividades institucionais estratégicas para recrudescimento dos índices de êxito escolar. 



Dados de 20 de junho de 2022. Servidores do IFSC podem acessar os números atualizados neste link

 

Mapa do Site

Blogueiros recentes

thumbnail
Postagens: 41
Numero de avaliações: 0
Data: 28/03/24
thumbnail
Postagens: 35
Numero de avaliações: 0
Data: 17/04/24
thumbnail
Postagens: 27
Numero de avaliações: 0
Data: 27/03/24
thumbnail
Postagens: 17
Numero de avaliações: 0
Data: 05/04/24
thumbnail
Postagens: 17
Numero de avaliações: 0
Data: 04/03/24
thumbnail
Postagens: 10
Numero de avaliações: 0
Data: 09/02/24
thumbnail
Postagens: 6
Numero de avaliações: 0
Data: 17/04/24