topo blog gestao

Blogs

Blogs

Segurança da informação, PDI e mapeamento de processos

Olá, pessoal!

 Vou iniciar apresentando uma boa notícia. A Diretoria de Tecnologia da Informação elaborou e apresentou para a Setec/MEC o projeto intitulado "Ampliação da rede de segurança de dados do IFSC", que visa melhorar a segurança e proteção dos dados armazenados e transmitidos pela rede do IFSC. O projeto envolve a aquisição de equipamentos de segurança - como firewalls, switches e pontos de acesso - para fortalecer a infraestrutura de rede. Além disso, prevê a implementação de software para gestão de vulnerabilidades, descoberta de ativos em rede e controle de acesso. Essas medidas visam garantir a confidencialidade, integridade e disponibilidade dos dados do IFSC, protegendo informações confidenciais, processos institucionais e recursos acadêmicos. Também precisamos fazer isso para cumprir regulamentações, como o Marco Civil da Internet e as recomendações do Tribunal de Contas da União.

O projeto se tornou necessário diante da falta de recursos próprios para concluir a implementação da solução de segurança, incluindo a redundância de equipamentos. Portanto, a ampliação da segurança da rede e a proteção dos dados do IFSC são prioridades e esse projeto buscou obter os recursos do MEC necessários para alcançar esses objetivos. O projeto foi aprovado possibilitando a aquisição de um montante de R$ 1.851.852,93.

 PDI

Dando continuidade aos trabalhos do PDI 2025-2029, foi realizada a análise ambiental da reitoria do IFSC na semana passada, utilizando a ferramenta Matriz SWOT. Foi um momento crucial para uma ampla discussão sobre a situação atual da Reitoria, considerando os fatores internos e externos. Os resultados servirão de base para a elaboração dos objetivos estratégicos do IFSC no ciclo 2025-2029, permitindo uma reflexão sobre os pontos positivos e negativos da Reitoria. Todos os servidores da reitoria foram convidados a participar deste trabalho.


 

Mapeamento de processos 

Um tópico também relevante é a pesquisa realizada pela Diretoria de Gestão do Conhecimento no IFSC. Até o dia 19 de novembro, os servidores têm a oportunidade de participar de uma pesquisa que visa simplificar a apresentação dos processos institucionais. O objetivo é entender o conhecimento dos servidores em relação à cadeia de valor e aos processos da instituição, identificando as ferramentas atualmente usadas para registrar e compartilhar atividades, além de procurar por melhores práticas.

O formulário de pesquisa está disponível online para todos os servidores do IFSC e pode ser acessado neste link. Reforço o convite para que nossos servidores participem! 

Os resultados da pesquisa também contribuirão para a melhoria na apresentação dos processos que serão integrados no novo portal dos servidores do IFSC, atualmente em desenvolvimento e previsto para ser lançado até o final de 2024.

Até mais!

Mapa do Site

Blogueiros recentes

thumbnail
Postagens: 41
Numero de avaliações: 0
Data: 28/03/24
thumbnail
Postagens: 36
Numero de avaliações: 0
Data: 26/04/24
thumbnail
Postagens: 27
Numero de avaliações: 0
Data: 27/03/24
thumbnail
Postagens: 17
Numero de avaliações: 0
Data: 05/04/24
thumbnail
Postagens: 17
Numero de avaliações: 0
Data: 04/03/24
thumbnail
Postagens: 10
Numero de avaliações: 0
Data: 09/02/24
thumbnail
Postagens: 6
Numero de avaliações: 0
Data: 17/04/24