topo blog gestao

Blogs

Blogs

Conheça o Didascálico!

Olá!

Os câmpus do IFSC têm até dia 20 de junho (segunda-feira) para se candidatar ao Edital Didascálico. Assim, queremos aproveitar trazer a história desse evento e sua importância para a comunidade interna e externa.   

O Didascálico  –  Mostra de Arte e Cultura do IFSC – é um movimento criado com  o intuito de promover a educação por meio da linguagem artística. A história do Didascálico iniciou em 2001 no Câmpus Florianópolis por iniciativa de integrantes do Grupo Teatral Boca de Siri e Grêmio Estudantil a partir de um evento anterior já realizado no câmpus chamado Estação das Artes. O evento começou a ganhar expressão, com a incorporação de outras manifestações artísticas, como as artes visuais, e com a participação da comunidade externa. 

Em 2016, foi lançado o primeiro edital de Extensão de fomento à realização do Didascálico em todos os câmpus, uma sugestão da Coordenadoria de Atividades Artísticas do Câmpus Florianópolis. Foi então que o Edital passou a ser administrado pela Direx e ganhou projeção estadual, envolvendo também as comunidades externas dos demais câmpus do IFSC e com uma grande variedade de ações voltadas à arte e cultura.

No ano de 2021 foram contempladas onze (11) propostas: Criciúma, Gaspar, Caçador, Florianópolis, São Carlos, Lages, São José, Araranguá, Garopaba, Palhoça e São Lourenço do Oeste, com vários projetos literários, artísticos, culturais e de sustentabilidade.  

No Didascálico, as atividades articulam as diversas produções e manifestações artístico-culturais desenvolvidas no âmbito dos câmpus. Além disso, contribuem com a formação técnica e cidadã dos discentes extensionistas, seguindo as diretrizes da extensão e as regulamentações da Resolução Consup/IFSC 61/2016.

O edital acontece uma vez por ano, então que tal reunir as diversas atividades artístico-culturais desenvolvidas em seu câmpus e apresentá-las à comunidade externa no evento cultural Didascálico? 

O edital está aberto e as submissões de projetos de extensão, com duração de três meses, poderão ser realizadas até o dia 20 de junho de 2022. Serão selecionados até 12 projetos, que poderão ser desenvolvidos com recursos financeiros destinados a um servidor e até seis discentes do IFSC. Leia o edital, submeta sua proposta e participe!

Acesse o vídeo para conhecer um pouco mais sobre o Didascálico.

Veja outros vídeos sobre o evento no canal do IFSC no Youtube.

Até a próxima!

Site Map

Recent Bloggers

thumbnail
Posts: 41
Number of Ratings: 0
Date: 3/28/24
thumbnail
Posts: 35
Number of Ratings: 0
Date: 4/17/24
thumbnail
Posts: 27
Number of Ratings: 0
Date: 3/27/24
thumbnail
Posts: 17
Number of Ratings: 0
Date: 4/5/24
thumbnail
Posts: 17
Number of Ratings: 0
Date: 3/4/24
thumbnail
Posts: 10
Number of Ratings: 0
Date: 2/9/24
thumbnail
Posts: 6
Number of Ratings: 0
Date: 4/17/24