topo blog gestao

Blogs

Blogs

Discussão sobre orçamento

Olá!

Estive esta semana na cidade de Diamantina (MG), no câmpus do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG), onde foi realizada a 125ª reunião do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif).


O primeiro ponto de pauta foi o orçamento 2024. O valor liberado pelo Ministério da Educação (MEC) para a Rede toda é de R$ 2,5 bilhões. Tivemos uma conversa on-line com o secretário de Educação Profissional e Tecnológica, professor Getúlio Marques Ferreira (foto abaixo), e pleiteamos o aumento desse valor, que é o mesmo de 2023 e isso inviabiliza o funcionamento de vários câmpus. Entendemos que é importante que a Setec viabilize junto ao MEC que o montante chegue perto da proposta do Conif, que é de R$ 4,1 bilhões.

Para essa negociação, o Conif está solicitando audiência com o ministro Camilo Santana. Nós entendemos que o Ministério tem que respeitar a Portaria 646, que define os parâmetros do orçamento, para que a gente tenha um valor que possibilite consolidar os nossos câmpus. O Conif emitiu uma nota manifestando essa preocupação. Entendemos que já tivemos vários avanços com o atual governo, que tem a educação como prioridade, mas ainda é preciso avançar na questão orçamentária.

Frente parlamentar

No dia 14 de setembro será lançada a Frente Parlamentar em Defesa da Educação Profissional e Tecnológica no Senado Federal. Será realizado um evento do qual o Conif vai participar. Entendemos que é uma importante iniciativa institucional para ampliar o acesso e o diálogo das instituições da Rede com os parlamentares.

Qualidade de vida no trabalho

Outra questão importante a destacar, abordada na reunião do Conif, é a aprovação de uma política de promoção de saúde e qualidade de vida no trabalho. O GT criado em julho de 2021 trouxe várias ações voltadas a essa área, como o programa Unifica, que vai promover palestras, discussões sobre temáticas importantes, lives e materiais de divulgação. As atividades terão transmissão pelo canal do Conif no YouTube. Reafirmamos a importância de ter uma política voltada à promoção da saúde e qualidade de vida no trabalho e observamos que uma melhor estruturação do Siass também é importante para o bom atendimento dos servidores.

15 anos da Rede

Há alguns dias houve o lançamento da marca dos 15 anos da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, que vai inclusive se transformar em selo que ficará no Museu dos Correios. Haverá uma campanha veiculada nas redes sociais e outras plataformas, abordando os 15 anos da Rede e apresentando pessoas que participaram desse período. Também será criado um site dos Institutos Federais e um projeto multimídia que visa contar a história da criação dos IFs, intitulado “Institutos Federais: a cara do Brasil”. Teremos ainda a possibilidade de um evento comemorativo no Palácio do Planalto, entre 5 e 7 de dezembro.

Transporte estudantil

O diretor de Desenvolvimento da Rede, Marcelo Bregagnoli, falou sobre a ampliação do transporte escolar para os nossos estudantes. A perspectiva é que até o final do ano a situação seja regularizada por meio de um projeto de lei que irá incluir os estudantes do ensino médio integrado no programa. O projeto prevê que eles sejam contabilizados para a distribuição de recursos para as prefeituras. O diretor também destacou a mudança da data da Semana Nacional da EPT, que será de 16 a 22 de outubro, e falou do projeto de sustentabilidade que vai envolver todos os institutos federais. A oferta de cursos de línguas para o ensino fundamental, cujo projeto está em construção, e a publicação de edital do CNPq específico para a Rede, relacionado à educação, saúde e cidadania, foram outros pontos que o diretor Marcelo Bregagnoli abordou. 

Câmpus avançados

Outro ponto importante foi a questão dos câmpus avançados. Em toda a rede são 75 câmpus com essa categorização, e a perspectiva da Setec é transformar, ainda em 2023, entre 30 e 35 dessas unidades. Os critérios para isso serão publicados numa portaria, mas já sabemos que envolvem questões como o câmpus estar em imóvel próprio, oferta prioritária de ensino médio técnico, estrutura laboratorial e de salas de aula, oferta de cursos regulares técnicos, de graduação e de pós-graduação e quantidade de alunos. Dos nossos 22 câmpus, apenas em São Lourenço do Oeste o IFSC tem um câmpus avançado.

Até a próxima!
 

Site Map

Recent Bloggers

thumbnail
Posts: 41
Number of Ratings: 0
Date: 3/28/24
thumbnail
Posts: 36
Number of Ratings: 0
Date: 4/26/24
thumbnail
Posts: 27
Number of Ratings: 0
Date: 3/27/24
thumbnail
Posts: 17
Number of Ratings: 0
Date: 4/5/24
thumbnail
Posts: 17
Number of Ratings: 0
Date: 3/4/24
thumbnail
Posts: 10
Number of Ratings: 0
Date: 2/9/24
thumbnail
Posts: 6
Number of Ratings: 0
Date: 4/17/24