topo blog gestao

Blogs

Blogs

Experiência com SIGCertame para ingresso de estudantes no IFSC

Na última semana, pela primeira vez, o SIGCertame, Sistema Integrado de Gestão de Certames, entrou em funcionamento para o ingresso de estudantes do IFSC. Desde o dia 21/08/2023 estão abertas inscrições para dois cursos de qualificação profissional à distância, ofertados pelo Câmpus Florianópolis-Continente, parceiro na execução do projeto-piloto. As informações podem ser conferidas no edital de ingresso n° 18/Deing/2023/2.

Nesta primeira etapa de implantação, estão disponíveis pelo SIGCertame as inscrições, a realização do sorteio, a classificação dos aprovados e o boletim de desempenho do candidato. Para a materialização desta primeira etapa foram necessárias muitas articulações pelo Departamento de Ingresso (Deing), como, por exemplo, o suporte da equipe DTIC nos acessos necessários para ambientes de homologação e produção, a revisão do questionário socioeconômico pelas equipes da Deia, Dircom e Prodin, o desenvolvimento básico do layout do ambiente do candidato pela Dircom e as orientações básicas sobre proteção de dados com grupo encarregado da LGPD no IFSC.

Apesar de sua implementação no IFSC ter ocorrido a partir de 2013, até o momento o SIGCertame havia sido usado apenas para os concursos públicos e pouco havia avançado para o ingresso de estudantes. A necessidade de um novo sistema de ingresso no IFSC não é nova, uma vez que o ingresso de estudantes é suportado desde 2008 por um sistema informatizado desenvolvido isoladamente dos demais sistemas institucionais e, por isso, bastante limitado diante das demandas atuais.

Em 2022, o Departamento de Ingresso retomou as prospecções paralisadas e, apoiado pela atual gestão, alocou um servidor técnico em tecnologia da informação para dedicar-se exclusivamente ao SIGCertame. Este servidor, junto com a equipe do Deing, está customizando e homologando os diversos tipos de processos de ingresso adotados na instituição.

Somado a tudo isso, o ambiente do candidato também está sendo revisado para tornar-se mais amigável à navegabilidade. Seguindo a tendência de acessos ao portal do IFSC, em sua maioria por meio de dispositivos móveis, a interface com o candidato também será possível por mobile.

Outras entregas estão programas a cada semestre, avançando para outros tipos de processos de ingresso e suas implicações como, por exemplo, a oferta e classificação de vagas por cotas. Simultaneamente, o IFSC está em revisão do Regulamento de Ingresso, em respostas aos anseios da comunidade escolar por novas alternativas de ingresso, cuja apreciação pelo órgão máximo, o Consup, deve ocorrer ainda em 2023. As alterações lá previstas serão incorporadas na agenda de trabalho de implementação do SIGCertame e devem ser entregues em blocos de customizações ao longo de 2024.

Site Map

Recent Bloggers

thumbnail
Posts: 41
Number of Ratings: 0
Date: 3/28/24
thumbnail
Posts: 36
Number of Ratings: 0
Date: 4/26/24
thumbnail
Posts: 27
Number of Ratings: 0
Date: 3/27/24
thumbnail
Posts: 17
Number of Ratings: 0
Date: 4/5/24
thumbnail
Posts: 17
Number of Ratings: 0
Date: 3/4/24
thumbnail
Posts: 10
Number of Ratings: 0
Date: 2/9/24
thumbnail
Posts: 6
Number of Ratings: 0
Date: 4/17/24