topo blog gestao

Blogs

Blogs

Fórum de Reitores: novos encaminhamentos

Olá!Esta semana tivemos mais um encontro do Fórum de Reitores de Instituições Públicas de Santa Catarina, que aconteceu durante o evento Summit Cidades 2023 e reuniu os dirigentes do Instituto Federal Catarinense (IFC), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Eu participei como reitor do IFSC e fui acompanhado da nossa diretora executiva, Andréa Martins Andujar, e da pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Flávia Maia Moreira.
A conversa com os reitores foi novamente muito produtiva, como têm sido os contatos desde que retomamos as atividades, no início do ano. O encaminhamento mais importante foi sugerido pelo reitor da UFFS, Marcelo Recktenvald: uma reunião em agosto, em Chapecó, com a deputada federal Caroline de Toni, presidente do Fórum Parlamentar Catarinense. Essa reunião terá o objetivo de organizar um encontro com todos os parlamentares catarinenses, envolvendo, também, diretores dos câmpus. A ideia é mostrar o que são as instituições federais de ensino em Santa Catarina, mostrar o que já fazemos e nosso potencial.

Além disso, falamos também sobre o observatório das instituições de educação profissional e tecnológica em Santa Catarina, uma iniciativa do IFC e do IFSC que reúne informações como dados demográficos, indicadores sociais e número de alunos concluintes nas regiões dos câmpus. Convidamos a UFSC e a UFFS a integrarem esse observatório, o que vai qualificar a informação ali disponibilizada e nos ajudar a orientar a oferta de cursos pelas instituições, evitando o que chamamos de “sombreamento” – ou seja, a oferta de uma mesma formação por instituições diferentes na mesma região.

Conversamos ainda sobre aprimorar a integração entre as instituições nas áreas de ensino, pesquisa e extensão. No ensino já temos o vestibular unificado, que na próxima edição vai envolver IFC, IFSC e UFSC. Também temos programas de cooperação nas áreas da pesquisa e da extensão. Para setembro, estamos prevendo uma reunião do Fórum com os pró-reitores das instituições, para falar de assuntos específicos de cada área e estreitar esse contato.

Summit Cidades 2023

A presença do Fórum de Reitores no Summit Cidades 2023 foi uma oportunidade para fazermos contatos com algumas pessoas importantes, como o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de Santa Catarina, Marcelo Fett, e o prefeito de Florianópolis, Topázio Neto (foto acima). Retomamos a conversa sobre a instalação do open lab da Huawei em Florianópolis e, na próxima sexta-feira (30 de junho), vamos visitar um espaço que é cedido à Prefeitura para avaliar a possibilidade de montar lá a estrutura. 

No evento também conversamos com os deputados federais catarinenses Ana Paula Lima e Pedro Uczai, além do deputado federal por Minas Gerais Reginaldo Lopes (foto acima). Abordamos assuntos como a questão orçamentária e a destinação de recursos para o IFSC. Consideramos essa proximidade muito importante, já que os deputados catarinenses têm levado as demandas dos nossos câmpus ao Ministério da Educação, tentando obter mais recursos.


Por fim, vale destacar também que o carro elétrico do nosso Câmpus Florianópolis estava em exposição no evento. Conversamos com o professor Erwin Teichmann (foto acima) e estudantes que desenvolvem esse projeto de pesquisa, por meio da Embrapii e da Celesc.

Até a próxima!
 

Site Map

Recent Bloggers

thumbnail
Posts: 41
Number of Ratings: 0
Date: 3/28/24
thumbnail
Posts: 36
Number of Ratings: 0
Date: 4/26/24
thumbnail
Posts: 27
Number of Ratings: 0
Date: 3/27/24
thumbnail
Posts: 17
Number of Ratings: 0
Date: 4/5/24
thumbnail
Posts: 17
Number of Ratings: 0
Date: 3/4/24
thumbnail
Posts: 10
Number of Ratings: 0
Date: 2/9/24
thumbnail
Posts: 6
Number of Ratings: 0
Date: 4/17/24