topo blog gestao

Blogs

Blogs

Novidades no Ensino em 2023

Olá,


Iniciamos o ano de 2023 com muitas novidades na área de ensino já nos três primeiros meses de gestão. 

Departamento de Educação de Jovens e Adultos

A primeira novidade foi a implantação efetiva do novo Departamento de Educação de Jovens e Adultos e Ensino Técnico Integrado. A nova estrutura já consta do Regimento Geral do IFSC e também da nova Instrução Normativa 02/2023, que trata da estrutura organizacional da Reitoria do IFSC. A nova estrutura da Pró-Reitoria de Ensino (Proen) pode ser visualizada em: https://ifsc.edu.br/pro-reitoria-de-ensino.

Semana Pedagógica Unificada

Outra novidade foi a realização, em rede, da Semana Pedagógica de 2023, com momentos de formação presencial e online. A semana foi organizada pelo Departamento de Formação e Práticas Educativas do Cerfead, em conjunto com os câmpus. Mais informações no Link Digital.

Aprovação dos Programas e Projetos de Ensino

Por fim, outra grande novidade das últimas semanas foi a aprovação do Regulamento dos Programas e Projetos de Ensino do IFSC. A aprovação aconteceu na reunião do Colegiado de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) de 9 de março e a resolução aprovada, nº 10 do Cepe, já está disponível.

O regulamento dos programas e projetos de ensino é, há muito tempo, esperado em nossa instituição, porque permite o registro de inúmeras iniciativas locais que potencializam o currículo, o trabalho pedagógico, a inclusão e a permanência e êxito dos estudantes. Na ausência de uma orientação mais geral, alguns câmpus construíram seus próprios documentos e modelos de projetos de ensino. Faltava, porém, uma normativa mais ampla, pensada para um trabalho em rede no IFSC.

Neste sentido, o novo regulamento, construído ao longo de 2022 e início de 2023, cria as bases para iniciativas curriculares e extracurriculares focadas no ensino, além de servir de referência para o lançamento de editais pelos câmpus e pela reitoria, com e sem financiamento.

A partir da aprovação do novo regulamento, o trabalho da Proen se volta agora para adequação do Sistema Acadêmico para o cadastro das propostas. Neste momento estão sendo feitos testes e ajustes no sistema usado pela Pró-Reitoria de Extensão e Relações Externas (Proex) e no futuro teremos um sistema próprio para a Proen.

Outro passo importante é que teremos, em breve, uma chamada para a constituição de um Comitê de Ensino, algo também inédito no IFSC. Ao mesmo tempo, a equipe já está trabalhando na elaboração de um primeiro edital, um piloto, que contará com recursos financeiros para a execução prevista para o segundo semestre desse ano.

Até mais!

Site Map

Recent Bloggers

thumbnail
Posts: 41
Number of Ratings: 0
Date: 3/28/24
thumbnail
Posts: 35
Number of Ratings: 0
Date: 4/17/24
thumbnail
Posts: 27
Number of Ratings: 0
Date: 3/27/24
thumbnail
Posts: 17
Number of Ratings: 0
Date: 4/5/24
thumbnail
Posts: 17
Number of Ratings: 0
Date: 3/4/24
thumbnail
Posts: 10
Number of Ratings: 0
Date: 2/9/24
thumbnail
Posts: 6
Number of Ratings: 0
Date: 4/17/24