topo blog gestao

Blogs

Blogs

Reunião com as Comissões Locais de Acesso, Permanência e Êxito dos Estudantes do IFSC

Na última terça, 26 de março de 2024, a Diretoria de Estatística e Informações Acadêmicas da Pró-Reitoria de Ensino (Deia/Proen), promoveu a reunião virtual com integrantes das Comissões Locais de Acesso, Permanência e Êxito dos Câmpus (CAPEs-Locais). Participaram da reunião mais de 70 representantes dos câmpus e da Reitoria, entre servidores e estudantes.

A reunião teve como principal objetivo dar continuidade ao trabalho conjunto que vem sendo realizado especialmente para a prevenção e  enfrentamento à evasão escolar no IFSC. Para isso, foram retomados os encaminhamentos do encontro presencial das comissões locais, realizado em outubro de 2023, na Reitoria, em Florianópolis , e compartilhado o que tem sido feito desde então pela Reitoria e pelos câmpus.  

No encontro presencial de outubro de 2023 os integrantes das CAPEs-Locais, fazendo uso da metodologia dos inéditos viáveis, realizaram um diagnóstico e definiram as ações institucionais para o início de 2024. Assim, a partir do resgate  deste planejamento de 2023, cada comissão e a Proen socializaram as ações efetivadas e alguns dos resultados já alcançados. 

Ações como a Campanha de Frequência Escolar, a customização do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa), o envio do novo “Plano Estratégico de Acesso, Permanência e Êxito dos Estudantes do IFSC: Prevenção e Enfrentamento a Evasão Escolar” (PEAPEE) para análise pelo Colegiado de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) e pelo Conselho Superior (Consup), a estruturação da comissão central e das comissões locais, a organização do e-book sobre permanência e êxito em parceria com o Instituto Federal Catarinense (IFC), a implementação do projeto Sissa e de novos projetos de ensino, pesquisa e extensão, entre outros assuntos, foram destacados pela Proen.

No encontro, os câmpus trouxeram os relatos das várias ações que vêm sendo feitas desde 2023, indicando a importância do acompanhamento sistemático da frequência escolar e dos estudantes ativos e sem matrícula por meio do Dashboard de Informações Acadêmicas, organizado pela Deia com contribuições de servidores de diferentes câmpus.

Em praticamente três horas de reunião, mais de 15 representantes de 13 câmpus do IFSC fizeram seus relatos, destacando: as ações de acolhimento que vêm sendo realizadas; as oficinas e outras estratégias de diálogo e formação de estudantes e servidores; as atividades culturais de música, teatro, jogos e outros; a atenção à saúde mental e à alimentação dos estudantes, com investimentos complementares aos recursos da Reitoria pelos câmpus; e os diálogos com a comunidade interna e externa para a mobilização com relação ao acesso à permanência e êxito dos estudantes. A atenção aos processos de ingresso também teve destaque nos relatos em função da realização de pesquisas e diagnósticos para entender os fatores relacionados à dificuldade de divulgação, preenchimento de vagas, e atendimento aos estudantes ingressantes com entrada posterior ao início das aulas. 

Ao final, o coletivo debateu a preparação do novo encontro presencial, que acontecerá nos dias 29 e 30 de outubro de 2024, no auditório da Reitoria, em Florianópolis. Ficou definido que será constituída uma comissão para planejamento e organização do encontro presencial de 2024 das CAPEs, bem como a necessidade de uma reunião virtual, ainda no primeiro semestre deste ano, para estudo e debate dos calendários acadêmicos com relação às datas de ingresso. 

De forma geral, foi um momento riquíssimo de troca de experiências, aprendizado e sistematização de tudo o que tem sido realizado para o acesso, a permanência e o êxito no IFSC. Um momento ímpar, em que, para além dos relatos, o que se observou, foi o engajamento das equipes e gestores, a proposição de ações e projetos muito diferenciados, e a importância do trabalho em rede. 
 

Site Map

Recent Bloggers

thumbnail
Posts: 41
Number of Ratings: 0
Date: 3/28/24
thumbnail
Posts: 36
Number of Ratings: 0
Date: 4/26/24
thumbnail
Posts: 27
Number of Ratings: 0
Date: 3/27/24
thumbnail
Posts: 17
Number of Ratings: 0
Date: 4/5/24
thumbnail
Posts: 17
Number of Ratings: 0
Date: 3/4/24
thumbnail
Posts: 10
Number of Ratings: 0
Date: 2/9/24
thumbnail
Posts: 6
Number of Ratings: 0
Date: 4/17/24