topo blog gestao

Blogs

Blogs

Trabalhos da Prodin neste início do ano e ações para 2023

A Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional começou o ano com uma agenda cheia de atividades em suas duas diretorias: a Diretoria de Tecnologia, Informação e Comunicação – DTIC - e a Diretoria de Gestão de Conhecimento – DGC. A DTIC esteve em viagem na região Oeste para entregar pessoalmente equipamentos do Projeto Conecta IFSC - Rede Sem Fio. Já a DGC começou a organizar o processo de revisão do PDI e de implantação do Plano de Gestão do Conhecimento. 

Um dos projetos que nossa equipe da DGC está desenvolvendo para melhoria da governança está relacionado à transição de gestão. A ideia é que esse processo seja bem melhor organizado e que toda vez que ocorrer a mudança dos gestores a instituição não sofra prejuízos porque perdeu informações e o aprendizado institucional.

Também mapeamos, com a Coordenadoria de Processos e Riscos, o processo de revisão do Estatuto do IFSC. A proposta de atualização de nossos documentos norteadores deverá ser apresentada ao Conselho Superior na reunião de maio. Trata-se de um ação de médio prazo e que envolverá mais de 600 delegados representantes dos três segmentos e de todos os câmpus/reitoria. 

Normalmente, no início de ano trabalhamos no apoio à organização de projetos para obtenção de recursos extra-orçamentários e de emendas parlamentares. Com a posse dos novos deputados e deputadas federais, já temos a definição da presidente da Bancada Parlamentar Catarinense. Será a deputada federal mais votada do estado Caroline De Toni, da região Oeste. Estamos realizando contato com sua assessoria para apresentação das demandas do IFSC. No ano passado, o nosso reitor encaminhou uma solicitação de recursos de emendas coletivas, mas o deputado Darci de Matos não se reelegeu e por isso a negociação precisará ser refeita.

Por isso, estamos organizando diversos projetos para serem apresentados no final de março durante a visita que realizaremos em Brasília a toda bancada catarinense. 

Estamos chamando essa iniciativa de Ação estratégica de articulação parlamentar e contamos com o apoio do chefe de Gabinete do IFSC Samuel Evangelista e do professor Vinícius De Lucca, que retornou ao IFSC após alguns anos cedido à Prefeitura de Florianópolis, onde exerceu o cargo de Superintendente de Turismo. Sua experiência será de grande valia nesse processo, que tem por objetivo a ampliação dos recursos recebidos em emendas individuais e coletivas. 

A DTIC, por exemplo,  já organizou dois projetos específicos com a finalidade de ampliar a capacidade de armazenamento dos dados do IFSC e de ampliar a segurança de TI: armazenamento de dados acadêmicos e ampliação da rede de segurança de dados do IFSC/instalação e configuração de firewall.

No ano passado, organizamos um relatório com as demandas de todos os câmpus. Esse material será utilizado para elaboração de projetos que serão entregues para os (as) parlamentares catarinenses.

A seguir tem-se algumas ações que serão desenvolvidas pela Prodin no ano de 2023

1- Revisão do Plano de Desenvolvimento Institucional
2- Proposição de ações para aprimorar a Gestão de Riscos à Integridade
3- Revisão do Estatuto e do Regimento do IFSC
4- Implantar ações para efetivação da política arquivística
5- Implementar ações para efetivar o Plano de Gestão do Conhecimento
6- Criação do Observatório de Dados do IFSC
7- Implementar ações para aprimoramento da Governança
8- Organização de capacitação integrada entre DTIC e as CTICs
9- Ampliação da articulação entre DTIC e as CTICs
10- Desenvolvimento de ações voltadas ao usuário na área de segurança da informação
11- Implantação do GLPI (Gestionnaire Libre de Parc Informatique)
12- Implementação do novo Moodle
13- Implementação de ações relacionadas à LGPD
14- Revitalizar o SIPAC a partir de parceria com UFRN
15- Customizar o SIGAA a partir das demandas organizadas pela Comissão de Priorização
16- Ampliar a capacidade de armazenamento de dados do IFSC
17- Implementar ações para melhorar a segurança dos dados do IFSC
18- Apoiar a extração de indicadores acadêmicos do SIGAA para fins de apoio à decisão pelos diretores e chefes DEPEs.

Ainda não finalizamos o detalhamento destas ações, porque faremos uma reunião de Gestão no dia 6 de março com os demais pró-reitores no sentido de integrar ações comuns e planejar de forma integrada.

Para finalizar, gostaria de comentar que, considerando que trabalhamos na Prodin com questões relacionadas a Tecnologias da Informação e da Comunicação, eu não poderia ter deixado de testar a nova Inteligência Artificial ChatGPT. Diversos especialistas têm comparado essa ferramenta à invenção da internet. Conversei com alguns profissionais que atuam em aprendizado de máquinas e em inteligência artificial para compreender os riscos, possibilidades e limitações do ChatGPT. É um assunto que já estamos atentos e acompanhando.

Até mais!

Site Map

Recent Bloggers

thumbnail
Posts: 41
Number of Ratings: 0
Date: 3/28/24
thumbnail
Posts: 35
Number of Ratings: 0
Date: 4/17/24
thumbnail
Posts: 27
Number of Ratings: 0
Date: 3/27/24
thumbnail
Posts: 17
Number of Ratings: 0
Date: 4/5/24
thumbnail
Posts: 17
Number of Ratings: 0
Date: 3/4/24
thumbnail
Posts: 10
Number of Ratings: 0
Date: 2/9/24
thumbnail
Posts: 6
Number of Ratings: 0
Date: 4/17/24