topo blog gestao

Blogs

Blogs

Troca de gestores

Olá!

Como foi anunciado na reunião desta semana do Colégio de Dirigentes, a partir do próximo mês não serei mais o pró-reitor de Desenvolvimento Institucional. Solicitei ao reitor a exoneração do cargo para a realização de um “período sabático de gestão”. Quando finalizar minhas férias retornarei às atividades docentes no Câmpus São José. Será uma oportunidade para retomada de alguns projetos profissionais e para desenvolver novas competências acadêmicas. Em dezembro, faremos uma reavaliação da possibilidade e conveniência de retorno à pró-reitoria.

A nova pró-reitora será a então diretora de Gestão de Conhecimento, Sabrina Moro Villela Pacheco,e o servidor Oizes Vieira Mendes, da Coordenadoria de Planejamento e Avaliação Institucional, assume a DGC.

Agradeço por esses quase dois anos à frente da Prodin em que resgatamos as propostas apresentadas pela nossa equipe de gestão em 2019 e tivemos o desafio de organizar o retorno às atividades presenciais. Enfatizamos a necessidade do exercício da empatia e da cultura da integridade sempre com o intuito de contribuir para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem.


 

Buscamos agir de maneira proativa nas demandas mais importantes dos câmpus. Muitas vezes, os avanços realizados pelos servidores da DTIC e da DGC podem não ser percebidos de imediato, pois envolvem ações estruturais - como a substituição da rede Wi-Fi, a personalização dos sistemas, o planejamento, o aumento da segurança dos recursos de TI, a gestão de documentos e o mapeamento de riscos e processos. No entanto, essas são tarefas importantes.
Estarei contribuindo com a gestão de outras formas, como no GT de expansão e no GT para implantação do Sistema de Integridade, Transparência e Acesso à Informação do IFSC. Continuarei trabalhando sintonizado com a gestão da Rede Federal EPCT.

É essencial que a Reitoria continue ampliando o diálogo com os câmpus, fomentando o trabalho em rede e construindo ambientes de trabalho e de aprendizagem mais saudáveis e respeitosos, livres de qualquer forma de assédio.
Nesse mês completei 30 anos de trabalho como educador, contribuindo para as transformações da ETFSC, CEFET-SC e IFSC. Participamos ativamente do desenvolvimento institucional e continuaremos a fazê-lo por mais uma década. Durante a expansão, sempre tivemos consciência de que não estávamos apenas construindo novos câmpus, mas também transformando para melhor a vida de muitas pessoas e contribuindo para reduzir as desigualdades sociais e regionais em nosso país.

Por fim, quero reforçar minha confiança no futuro da instituição. A experiência me ensinou que os problemas parecem muito maiores quando estamos muito próximos deles. No entanto, a verdade é que tudo passa. É necessário o distanciamento no tempo para compreendermos que o IFSC é uma conquista coletiva, construída por diversas gerações de estudantes e servidores.

Neste ano, celebraremos 114 anos desde a criação da nossa Rede Federal EPCT. Com a dedicação e o empenho de todos, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina continuará sendo uma referência no Brasil. Juntos, podemos enfrentar os desafios e garantir um futuro brilhante para nossa instituição.

Sem mais para o momento, despeço-me. Que venham os próximos 10 anos!

Site Map

Recent Bloggers

thumbnail
Posts: 41
Number of Ratings: 0
Date: 3/28/24
thumbnail
Posts: 36
Number of Ratings: 0
Date: 4/26/24
thumbnail
Posts: 27
Number of Ratings: 0
Date: 3/27/24
thumbnail
Posts: 17
Number of Ratings: 0
Date: 4/5/24
thumbnail
Posts: 17
Number of Ratings: 0
Date: 3/4/24
thumbnail
Posts: 10
Number of Ratings: 0
Date: 2/9/24
thumbnail
Posts: 6
Number of Ratings: 0
Date: 4/17/24