topo blog gestao

Blogs

Blogs

Visita de comitiva da Huawei

Olá!

Durante esta quinta-feira, recebemos uma comitiva da multinacional Huawei, quarta maior empresa de tecnologia do mundo, para dar andamento às tratativas iniciadas em maio, quando foi assinado acordo de cooperação com o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif).

Como comentei na ocasião, o acordo visa promover capacitações e treinamentos nas áreas de software e tecnologia da informação e comunicação (TIC) nas instituições federais. Recebemos no IFSC o diretor de Produtos e Soluções da Huawei Brasil, Josh Li Jianbo, o gerente de Talentos e Ecossistema América Latina, Victor Montenegro, e o chefe de Vendas, Flávio Romeo Sellam. 

Avançamos na conversa sobre a instalação de um open lab da empresa em Florianópolis – estrutura que servirá para capacitação e pesquisa envolvendo nossos estudantes e servidores, além de outras instituições de pesquisa e órgãos governamentais.

A ideia é formar multiplicadores e promover capacitação e pesquisa nas áreas relacionadas aos produtos da Huawei, como inteligência artificial, trabalho em nuvem, entre outros – toda uma gama de soluções tecnológicas que envolvem principalmente telecomunicações e internet, áreas nas quais o IFSC já tem expertise. Esse espaço vai atender toda a região Sul.

Com a comitiva, nós visitamos alguns locais onde o open lab poderia ser instalado e chegamos à conclusão de que o IFSC seria o espaço ideal. Florianópolis é a terceira cidade que os executivos da Huawei visitam nesse processo de prospecção, e percebemos que há forte intenção da empresa de que a estrutura seja montada aqui. A gestão ainda irá conversar com os dirigentes dos câmpus da Grande Florianópolis para identificar o melhor local.

Conversamos também sobre a instalação do open lab com o prefeito de Florianópolis, Topázio Neto, e o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcelo Fett. A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) não pôde enviar representante, mas certamente estará entre os parceiros. Entendemos que essa articulação entre prefeitura e governo do Estado é importante para viabilizar a parceria.

Participaram da recepção à comitiva no IFSC os professores Robinson Pizzio, diretor do Polo de Inovação Embrapii-IFSC, Mário de Noronha Neto, do Câmpus São José, e Vinicius De Luca Filho, assessor de Relações Insterinstitucionais e Parcerias. À tarde, juntou-se ao grupo o diretor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Clóvis Antonio Petry.

A Huawei foi fundada em 1987 e é referência no fornecimento de infraestrutura e dispositivos inteligentes de TIC. Está sediada na cidade de Shenzhen, província de Guangdong, na China, e opera atualmente em mais de 170 países e regiões, atendendo a mais de 3 bilhões de pessoas em todo o mundo.

Até a próxima!
 

Site Map

Recent Bloggers

thumbnail
Posts: 41
Number of Ratings: 0
Date: 3/28/24
thumbnail
Posts: 36
Number of Ratings: 0
Date: 4/26/24
thumbnail
Posts: 27
Number of Ratings: 0
Date: 3/27/24
thumbnail
Posts: 17
Number of Ratings: 0
Date: 4/5/24
thumbnail
Posts: 17
Number of Ratings: 0
Date: 3/4/24
thumbnail
Posts: 10
Number of Ratings: 0
Date: 2/9/24
thumbnail
Posts: 6
Number of Ratings: 0
Date: 4/17/24