Site Map

GestaoAluno

Informações do Curso

Sistemas de Energia Renovável

Câmpus Chapecó

No curso técnico integrado em Sistemas de Energia Renovável, além das matérias básicas do Ensino Médio, o estudante também vai cursar disciplinas técnicas na área do curso, para que possa atuar profissionalmente na elaboração de projetos, desenvolvimento e manutenção de sistemas de energia renovável. Ao concluir o curso, o egresso será capaz de planejar, controlar e executar projetos de instalação, operação, montagem e manutenção de sistemas de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica de fontes renováveis, como energia eólica, solar, hidráulica ou proveniente da biomassa.

Mercado de trabalho

  • Empresas de instalação, manutenção, comercialização e utilização de equipamentos e sistemas de energia renovável;
  • Pesquisa;
  • Projetos na área de sistemas de energia renovável;
  • Concessionárias e prestadores de serviços na área de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica.

Pré-requisitos

Para ingressar no Curso Técnico Integrado em Sistemas de Energia Renovável, o aluno deve ter o Ensino Fundamental completo.

Como entrar nesse curso?

Informações

Número de vagas Carga horária Turno Duração
35 3200 Matutino 8 semestres
  • Número de vagas

    35

  • Carga horária

    3200

  • Turno

    Matutino

  • Duração

    8 semestres

Infraestrutura

Biblioteca;

Laboratórios de Informática;

Laboratório de Ciências;

Salas de aula;

Salas de professores.

Projeto pedagógico do curso

Projetos de pesquisa e extensão

Grupos de Pesquisa do Câmpus Chapecó:

 

1 - Grupo de Pesquisa em Energias Renováveis

http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/32867

 

O Grupo realiza pesquisas em Energias Renováveis, Sustentabilidade e Educação Ambiental, sendo seus pesquisadores, especialistas em sistemas de conversão de energia com base solar, eólica, hídrica e biomassa. O foco dos estudos está baseado em tecnologias de ponta e tecnologias sociais com base no desenvolvimento regional sustentável relacionando a pesquisa e a extensão com as atividades de ensino nos cursos ofertados pela instituição.

 

2 - Grupo de Estudo e Pesquisa em Currículo Integrado

http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/205940

 

O grupo de Estudo e Pesquisa em Currículo Integrado do IFSC, câmpus Chapecó, tem investigado a implementação do currículo integrado nos cursos técnicos em Eletromecânica e Informática do câmpus, contribuindo para a teorização sobre o Ensino Médio Integrado nessa Instituição.

 

3 - Tecnologia, cultura e os processos de ensino e aprendizagem

http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/33379

 

O grupo teve projetos aprovados de PIBIC-EM, Universal do CNPq e APROEX. Produziu coletivamente jogos e materiais didáticos a partir de textos autênticos com foco no ensino crítico integrado e para áreas específicas baseando-se em estratégias de aprendizagem indicadas por pesquisas em psicologia cognitiva. Investigou e publicou artigos e capítulos em livros. Produziu programas de rádio, podcasts e vídeo-aulas. Cinco membros do grupo atuam na formação de professores no nível de especialização, 3 abordam o tema tecnologia e cultura no ensino de língua inglesa com e sem foco interdisciplinar e 2 ensino profissional. Um membro do grupo é docente permanente de um programa de mestrado no qual pesquisa temas ligados à geografia.

 

4 - Núcleo de pesquisa em processos industriais

http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/464900

 

O grupo destina-se a desenvolver pesquisas aplicadas no âmbito dos arranjos produtivos locais do oeste catarinense, englobando as áreas metal-mecânica, automação industrial e de gestão (empresarial e da produção).

 

5 - LABICON

http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/211110

 

 

Certificação

Após a integralização dos componentes curriculares que compõem o Curso Técnico em Sistemas de Energia Renovável Integrado ao Ensino Médio, será conferido ao egresso o Diploma de Técnico em Sistemas de Energia Renovável ou Técnica em Sistemas de Energia Renovável. O diploma terá validade tanto para fins de habilitação profissional, quanto para fins de certificação do Ensino Médio e para continuidade de estudos na Educação Superior.

Visando estimular a permanência e êxito dos estudantes, conforme permitido pelo Catálogo Nacional de Cursos Técnicos, este curso possibilitará também a certificação intermediária de “Instalador de Sistemas Fotovoltaicos” ao estudante que concluir o terceiro ano (sexto semestre do curso).

Contato

Coordenador do Curso Técnico em Sistemas de Energia Renovável Integrado ao Ensino Médio


Fabio Machado da Silva
E-mail: energiarenovavel.tec.cco@ifsc.edu.br
Telefone: (49) 3313 1258  simbolo whatsapp

Endereço:

IFSC Câmpus Chapecó
Av Nereu Ramos, 3450-D, Bairro Seminário, Chapecó - SC, CEP 89813 000
Site: www.chapeco.ifsc.edu.br

 

Página atualizada em: 27-03-2024 13:42:48

Descrição de Cursos Técnicos

Cursos Técnicos

São cursos de ensino profissional, orientados para a rápida integração do aluno no mercado de trabalho e destinam-se a pessoas que já terminaram o Ensino Fundamental ou o Ensino Médio. No IFSC, são três tipos de oferta de cursos técnicos:

Cursos Técnicos Integrados: para quem possui Ensino Fundamental completo. Nesses cursos, o aluno faz o Ensino Médio no IFSC junto a uma formação técnica. 

Cursos Técnicos Concomitantes: para quem possui Ensino Fundamental completo e vai cursar ou está cursando o Ensino Médio em outra instituição. Nesses cursos, o aluno frequenta no IFSC apenas as disciplinas da formação técnica escolhida. 

Cursos Técnicos Subsequentes: para quem possui Ensino Médio completo. Nesses cursos, o aluno frequenta no IFSC apenas as disciplinas da formação técnica escolhida.

 

https://www.ifsc.edu.br/graduacao


Entenda melhor a diferença entre os cursos técnicos no IFSC neste post do Blog do IFSC 

Como se inscrever

Para acompanhar todas as datas de ingresso, acesse o calendário de inscrições.

Deixe seus dados no nosso Cadastro de Interesse para receber um e-mail quando as inscrições estiverem abertas.

Asset Publisher