Mapa do Site

GestaoAluno

Informações do Curso

Viticultura e Enologia

Câmpus Urupema

O tecnólogo em Viticultura e Enologia atua na produção vinícola e diversos setores da indústria de vinhos. Esse profissional é habilitado para planejar, gerenciar, implantar e avaliar todas as etapas de produção, desde a escolha das cepas de uva, plantio, colheita, processamento, fermentação, envase, armazenagem e comercialização, até a degustação e atividades de sommelier. Também são atribuições desse profissional a análise sensorial, o controle de qualidade, a supervisão dos processos de produção e conservação, as atividades de controle ambiental e a cultura do vinho e dos espumantes.

Mercado de trabalho

  • Produção de uva, o que engloba o planejamento, a implantação e o cultivo da uva
  • Atuação em vinícolas: elaboração do vinho, tanto sua operacionalização, como gestão e controle de qualidade
  • Comercialização dos produtos originados na cadeia vitivinícola
  • Desenvolvimento do turismo originado pela produção de vinho (enoturismo)
  • Atuação como sommelier em restaurantes, bares e outros estabelecimentos alimentares e de lazer

Pré-requisitos

Para ingressar no Curso Superior de Tecnologia em Viticultura e Enologia, o estudante deve ter o Ensino Médio completo.

Como entrar nesse curso?

Informações

Número de vagas Carga horária Turno Duração
25 3000 Vespertino 7 semestres
  • Número de vagas

    25

  • Carga horária

    3000

  • Turno

    Vespertino

  • Duração

    7 semestres

Infraestrutura

O Câmpus Urupema possui adequada infraestrutura para realização de atividades de ensino, pesquisa e extensão, sendo dois prédios divididos em seis salas de aula, 10 laboratórios, uma biblioteca, área de integração e setores administrativos. Além disso, o câmpus conta com uma casa de vegetação, área experimental e quatro veículos, sendo duas caminhonetes, um veículo sedan e um micro-ônibus, para viagens e visitas técnicas.

Os laboratórios do Câmpus Urupema possuem equipamentos e materiais necessários para realização de aulas práticas nas diversas componentes curriculares, com destaque para os laboratórios de:

  • Casa de Vegetação
  • Análise de Alimentos e Bebidas
  • Análise Sensorial
  • Ensino Geral
  • Frutas e Hortaliças
  • Gastronomia
  • Informática
  • Microbiologia
  • Microvinificação

Matriz curricular

Projeto pedagógico do curso

Resolução de aprovação da oferta do curso

Projetos de pesquisa e extensão

O Câmpus Urupema realiza diversos projetos de pesquisa científica e tecnológica, bem como atividades de extensão, buscando o desenvolvimento e a difusão de soluções inovadoras que atendam as demandas da região da Serra Catarinense.

Quanto aos projetos de pesquisa científica e tecnológica o IFSC Câmpus Urupema atua principalmente nos eixos de Recursos Naturais e Tecnologia de Alimentos e suas pesquisas estão relacionadas às áreas de Ciências Agrárias, Agronomia, Ciências Exatas e da Terra, Ciência e Tecnologia de Bebidas, Ciências Biológicas, Microbiologia e Ciência da Computação. Destaca-se a participação dos docentes do Curso Superior de Tecnologia em Viticultura e Enologia nos seguintes grupos de pesquisa:

- Inovação e desenvolvimento de alimentos e bebidas na região serrana de SC

Cadastrado no CNPq e certificado pela instituição sob a denominação foi formado em 2016 e atua, desde então, nas linhas de pesquisa Agroecologia, Agrobiodiversidade e Segurança Alimentar, Processamento de frutas e hortaliças, Pós-colheita de frutas e Tecnologia de Bebidas.

- Microbiologia aplicada no desenvolvimento de sistemas e processos biotecnológicos

Cadastrado no CNPq e certificado pela instituição sob a denominação foi formado em 2016, o grupo tem por objetivo desenvolver tecnologias, produtos e/ou processos, de base microbiológica, que venham a contribuir com o aumento da produtividade e renda no setor rural e industrial da região serrana de Santa Catariana.

Dentre as atividades de extensão o Câmpus Urupema repassa práticas de pesquisa em viticultura e enologia para a comunidade da Serra Catarinense, que estão iniciando o desenvolvimento rural da atividade de vitivinicultura, que se apresenta como uma alternativa emergente para a fruticultura de clima temperado. Dentre as atividades de extensão podemos destacar a realização de cursos de curta duração para produtores e ainda a realização anual do Seminário de Enologia e Turismo.

O IFSC ainda incentiva a participação em eventos científicos pelo País e exterior, possibilitando assim, a difusão dos conhecimentos gerados em projetos no decorrer do curso. Anualmente acontecem a “Semana Nacional de Ciência e Tecnologia” e o “Seminário de Ensino, Pesquisa Extensão e Inovação do IFSC” proporcionando a todos os discentes, docentes e pesquisadores exporem os trabalhos desenvolvidos.

Certificação

Tecnólogo(a) em Viticultura e Enologia.

Contato

Coordenador: Jailson de Jesus
E-mail: enologia.urp@ifsc.edu.br
Telefone: (049) 3236-3117
Endereço: IFSC Câmpus Urupema
Rua do Conhecimento, 82, Centro, Urupema - SC, CEP 88625-000
Fone: (49) 3236-3100
Site: www.ifsc.edu.br/web/campus-urupema

Corpo Docente

O corpo docente do Curso Superior de Tecnologia em Viticultura e Enologia possui elevada qualificação, sendo formado principalmente por mestres e doutores com experiência no ensino superior:

Mais informações sobre Corpo docente e Grade

Página atualizada em: 03-04-2024 09:49:34

Descrição de Cursos Superiores de Tecnologia

Cursos Superiores de Tecnologia

Graduação com foco na prática profissional inovadora

Os cursos superiores de tecnologia são cursos de graduação, geralmente focados em demandas específicas do mercado de trabalho, e credenciam os profissionais a atuar em atividades que envolvem pesquisa aplicada, difusão de tecnologias, gestão de processos de produção e empreendedorismo, entre outras áreas. Têm duração menor que um bacharelado, entre três e quatro anos. Ao concluir o curso, o aluno formado é chamado de tecnólogo e possui diploma de nível superior.

A seleção dos candidatos se dá por meio do Sisu, que utiliza as notas do Enem, e, em alguns cursos, também pelo vestibular.  O nível de escolaridade exigido dos candidatos é o Ensino Médio completo.

Como se inscrever

O processo seletivo para cursos de graduação do IFSC funciona por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que considera a nota do Enem, e, em alguns cursos, também pelo vestibular. Para acompanhar todas as datas de ingresso, acesse o calendário de inscrições.

Deixe seus dados no nosso Cadastro de Interesse para receber um e-mail quando as inscrições estiverem abertas.

Publicador de Conteúdos e Mídias

Voltar ao Top

Voltar ao Topo