Conhecendo a cultura finlandesa

BLOG DOS INTERCAMBISTAS Data de Publicação: 09 nov 2023 10:00 Data de Atualização: 09 nov 2023 11:14

O relato de hoje é do nosso aluno Vinicius Hermann Dutra Liczkoski, da sexta fase do curso de Gestão de TI, do Câmpus Florianópolis, e participante do Propicie na cidade de Hämeenlinna, na Finlândia. Em seu relato, Vinícius explica um pouco do projeto em desenvolvimento na Universidade de HAMK, como tem sido sua rotina no exterior e seus aprendizados sobre a cultura local.

Caso você seja um estudante do IFSC com interesse em ter uma experiência de intercâmbio, fique de olho nos editais disponíveis. Um dia seu relato também pode estar aqui!
____________________________________________________________________

Atualmente estou realizando meu intercâmbio na Universidade de HAMK, localizada em Hämeenlinna, mais precisamente no escritório de pesquisa e desenvolvimento HAMK SMART. O projeto que estou envolvido tem como principal objetivo o desenvolvimento e treinamento de um modelo de aprendizado de máquina capaz de melhorar imagens provenientes de satélites (especificamente os Sentinel2) utilizando redes generativas adversariais (GAN), com o intuito de fornecer estimativas de variáveis relacionadas ao ecossistema agrícola, incluindo informações sobre o estoque de carbono. Neste momento, estamos aprimorando a coleta de dados para que possam ser coletadas imagens de toda a extensão da Finlândia – aleatoriamente em uma data aleatória, para que tenhamos mais dados para treinamento do modelo. Além disso, estamos iniciando a criação de uma GAN para gerar imagens de satélite realistas a partir do vasto banco de dados que teremos à disposição.

Neste semestre, as acomodações para estudantes intercambistas em Hämeenlinna estão esgotadas (provavelmente a primeira vez que isso ocorre em muito tempo, pelo que conversei com meus pares), o que me levou a optar por morar nas instalações da universidade de HAMK em Lepaa, onde compartilho um apartamento com outros cinco estudantes intercambistas. Esta distância pode ser um empecilho, pois preciso pegar o primeiro ônibus às 06:45 para chegar no escritório às 08:00. Além disso, o último ônibus a sair de Hämeenlinna e ir para Lepaa sai de Hämeenlinna às 16:30, então é basicamente impossível ficar na cidade até mais tarde.

Embora o idioma oficial seja o finlandês, é importante mencionar que a grande maioria dos habitantes finlandeses tem um ótimo domínio do inglês, o que facilita a comunicação e a adaptação. No HAMK SMART, temos a flexibilidade de escolher se preferimos trabalhar remotamente ou no escritório, o que contribui para um ambiente de trabalho confortável e eficiente.

No que diz respeito à gastronomia finlandesa, tenho notado que, durante o almoço, a universidade oferece refeições acessíveis e saborosas. Nas demais refeições, tenho procurado opções mais econômicas, como arroz, massas, batatas, ovos e algumas frutas. É importante destacar que os preços dos alimentos na Finlândia são consideravelmente mais altos do que no Brasil (uma média de 2 vezes mais caros para a maioria dos alimentos), o que me levou a evitar pratos à base de carne, que são mais caros.

Em relação às experiências pessoais e profissionais, este intercâmbio tem se revelado uma oportunidade inestimável e ainda melhor do que eu havia imaginado. Tenho tido a chance de conhecer pessoas de diferentes partes do mundo em um ambiente internacional, o que tem enriquecido minha experiência pessoal e linguística. No âmbito profissional, estou adquirindo e aprimorando habilidades valiosas em um ambiente de trabalho que está alinhado com meus interesses e objetivos acadêmicos.

A cultura finlandesa tem revelado características fascinantes e únicas que enriquecem minha experiência aqui. Uma das peculiaridades notáveis é a proliferação de saunas por todo o país, o que demonstra a importância dessa tradição na vida dos finlandeses. Além disso, é comum encontrar plataformas de mergulho espalhadas pelos inúmeros lagos da região, refletindo a profunda conexão do povo com a natureza e as atividades ao ar livre.

A cultura finlandesa também é marcada por uma hospitalidade genuína e calorosa. Os finlandeses são conhecidos por sua receptividade, principalmente com estrangeiros, tornando a minha estadia aqui ainda mais agradável. Essa atmosfera acolhedora e amigável tem contribuído para uma integração suave na sociedade finlandesa e para o estabelecimento de laços significativos com os habitantes locais.

No geral, meu intercâmbio na Finlândia tem sido uma experiência enriquecedora em termos acadêmicos, culturais e pessoais, e estou ansioso para as oportunidades que ainda estão por vir.

BLOG DOS INTERCAMBISTAS