Projeto de gastronomia no IPVC

BLOG DOS INTERCAMBISTAS Data de Publicação: 16 nov 2023 10:00 Data de Atualização: 16 nov 2023 10:00

Nossa aluna da 6ª fase do curso de Gastronomia, Bruna Fontana Lazzari, compartilhou com a gente suas experiências do seu intercâmbio no Instituto Politécnico de Viana do Castelo, em Portugal. No relato, ficamos sabendo mais sobre o projeto no qual ela participa, o Food systems that support transitions to healthy and sustainable diets (FEAST), e como tem sido sua rotina no IPVC durante sua realização.

A Bruna é mais uma aluna participante do Propicie 20, programa de intercâmbio do IFSC que possui parceria com diversas universidades estrangeiras. Os projetos desse programa abrem portas para diversos cursos diferentes aqui do IFSC, então fique de olho nos editais e não perca novas oportunidades!

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

A minha chegada em Portugal foi no dia 09 de setembro. Em relação à língua, mesmo estando em um país no qual o idioma oficial é português, os meus primeiros dias foram de adaptação porque o sotaque influencia muito no entendimento. No decorrer das semanas, me comunicar se tornou muito simples e a adaptação foi mais rápida do que eu imaginava. Também, eu utilizo diariamente o inglês para me comunicar porque estou em uma Residência Universitária só para alunos intercambistas (cerca de 25 alunos de diversos lugares do mundo) então estou conseguindo melhorar minha conversação. Ainda sobre a Residência, é uma oportunidade excelente para fazer novas amizades e conhecer outras culturas. Aqui eu fiz amigos principalmente do Brasil (de outras universidades) mas também de outros países, como a Estônia. Além disso, costumo conversar com alunos da Polônia, República Tcheca e Itália. Eu consegui alugar este lugar com o auxílio do Escritório Internacional do IPVC, quando eu estava no Brasil. Aqui eu tenho um quarto privado e compartilho meu banheiro com outra estudante brasileira.

Acerca da alimentação, uma das minhas maiores dificuldades aqui é cozinhar. Isso porque a cozinha é compartilhada entre todos os estudantes e isso atrapalha um pouco na hora de preparar minhas refeições porque o espaço é limitado. Mesmo assim, a maioria das minhas refeições faço na residência porque é mais barato. Também costumo me alimentar na faculdade, com o meu cartão do IPVC tenho acesso às cantinas de qualquer câmpus do Instituto e as refeições são muito completas (sopa, pão, prato principal, salada e fruta) e com preço acessível aos estudantes. Eu costumo frequentar padarias e restaurantes da cidade para experimentar novas comidas e aprender um pouco sobre a cozinha típica da cidade. Além do mais, aqui sempre há muitos horários de trem e ônibus, então aos finais de semana aproveito para conhecer as cidades vizinhas.

No que diz respeito ao projeto que participo, o FEAST, o objetivo é investigar os fatores que moldam a alimentação da população, principalmente da União Europeia, e encontrar caminhos para uma alimentação mais saudável e sustentável. Neste projeto, eu acompanho a minha orientadora (pesquisadora pós-doc) nas atividades. Nós participamos da organização do III Congresso Internacional Amar o Minho que ocorreu na Vila de Caminha nos dias 25 e 26 de setembro e também realizamos em Coimbra no dia 29 de setembro uma atividade educativa com crianças de 8 e 9 anos sobre alimentação. Nesta mesma atividade, aproveitamos para investigar como está a alimentação nas Cantinas Escolares onde estudam. Além disso, na biblioteca do meu câmpus, tenho feito revisão bibliográfica a respeito de temas relacionados ao projeto nos meus dias livres. Dessa forma, a partir do projeto, consigo ter uma nova perspectiva sobre questões relacionadas à alimentação porque estou inserida em uma cultura diferente da minha.

Este intercâmbio proporcionou minha primeira viagem para fora do Brasil e de avião também. Minha família ficou feliz quando soube do intercâmbio e converso com eles diariamente por mensagem, sempre que posso também faço ligações e compartilho minhas fotos e vídeos da viagem, mas ainda, a saudade é grande. Eu sempre quis viajar para outros países e está sendo uma experiência incrível porque consigo unir aprendizado acadêmico com o pessoal. Além disso, também aprendo muito sobre a Gastronomia de Portugal, agregando muito para minha formação.

Por fim, para os estudantes que pretendem realizar intercâmbio com certeza é uma experiência desafiadora, mas ambos os institutos, o IFSC e o IPVC sempre estiveram disponíveis para me auxiliar em todas as minhas dúvidas. Por isso, é a melhor oportunidade para viajar pela primeira vez para outro país e fazer conexões, já que recebo o apoio necessário. Dessa forma, para os estudantes que querem participar do Propicie, sigam esse desejo porque vai ser a melhor experiência acadêmica que terão.

 

BLOG DOS INTERCAMBISTAS