Um pouco da rotina em Portugal

BLOG DOS INTERCAMBISTAS Data de Publicação: 23 nov 2023 11:00 Data de Atualização: 23 nov 2023 11:00

O relato de intercâmbio de hoje é da estudante Raphaella Karoline de Lima, que cursa a 4ª fase do Técnico em Administração no Câmpus Urupema. Raphaella participa do Propicie 20 no Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP), em Portugal e nos contou como tem sido sua experiência durante o desenvolvimento do projeto Tourism and Heritage Routes.

Entre estudos e novas amizades, Raphaella dá dicas e um pouco da sua experiência para aqueles que sonham em fazer um intercâmbio. Se você é um desses casos, não deixe de ficar de olho nos editais de programas como o Propicie e a dupla titulação.

_____________________________________________________________________

Língua – Nos primeiros dias eu senti um pouco de dificuldade em entender alguns portugueses que estavam falando muito rápido, mas no geral consigo entender tudo sem problemas. Na maior parte do tempo consigo me comunicar muito bem falando da mesma forma que falo no Brasil, somente algumas palavras como autocarro que tenho que lembrar como que se fala para não dizer ônibus no automático.

Com relação ao inglês, já usei algumas vezes para fornecer informações a estrangeiros na rua, principalmente no metrô, pois como utilizo todo dia para chegar ao Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP) já praticamente decorei as estações e as linhas. Também utilizei o inglês para conversar com outros estudantes. Nós que viemos para Porto pelo Propicie mantemos contato diariamente e fazemos várias coisas juntos, e já saímos várias vezes com um grupo de italianos que está aqui no ISEP também. Com os italianos precisamos nos comunicar em inglês pois apenas um deles fala português. Então quando saímos juntos acaba ficando engraçado, pois as conversas transitam constantemente entre Italiano, Português e Inglês.

Amizade – Nós do Propicie que viemos para Porto já tínhamos um grupo no Whatsapp alguns meses antes de chegarmos aqui, no qual trocávamos informações sobre as passagens, seguros e contato com a instituição, nos ajudamos bastante. Uma dessas estudantes do IFSC de Florianópolis ficou em um quarto na mesma residência universitária que eu, ela chegou uns dias antes de mim e ela me ajudou bastante a saber como chegar do aeroporto até lá e inclusive foi na estação de metro me pegar quando eu cheguei, pois como a residência universitária fica em cima da estação de metrô, tem uma entrada que corta caminho que ela me mostrou. Nós do IFSC que viemos pelo propicie conversamos diariamente pelo grupo e quase sempre almoçamos juntos no ISEP. Nós temos feito várias coisas juntos, inclusive viagens para outras cidades perto. Na sala em que estamos trabalhando nos projetos ficam 4 dos estudantes do Propicie e mais um brasileiro que veio de outro estado.

Curiosidades – É muito interessante notar as diferenças culturais, principalmente no mercado. Ali é onde todos vão sempre para comprar as coisas comuns e ver marcas, nomes, comidas diferentes, assim como coisas que encontramos mais facilmente do que no Brasil e coisas que aqui são mais difíceis de encontrar, é muito interessante.

Metodologia/Ensino – Não estou tendo aulas.

Projeto de Pesquisa – O projeto consiste na criação de um aplicativo que cria rotas turísticas com base nas informações, interesses e limitações que a pessoa informa. A minha parte está sendo realizar a pesquisa de algumas informações sobre os pontos turísticos como: se é adequado para pessoa com cadeira de rodas, problemas cardíacos, medo de altura, horário de funcionamento, média de preço, duração estimada da visita e mais outras informações. Uma das dificuldades que encontrei foi uma certa despreocupação da professora orientadora daqui, pois quando cheguei não me mostraram a instituição nem nada, só me falaram onde era a sala que eu iria trabalhar e me mandaram um e-mail com a planilha que tem os pontos turísticos selecionados e as informações que eu devo pesquisar. A professora orientadora não é a mesma que está organizando o projeto do Turismo, então na verdade tenho que falar com outra pessoa sobre dúvidas e questões relacionadas ao projeto.

Aprendizado – Com relação ao projeto, estou entrando em contato com muitos lugares turísticos e históricos de Portugal e encontro e pesquiso as informações sobre eles, porém a pesquisa é feita inteiramente na internet, apenas alguns eu já conheci pessoalmente no meu tempo livre. Essa foi a primeira vez que morei sozinha, o que ajuda a criar uma independência, sempre gostei muito da liberdade de tomar minhas decisões então está sendo uma experiência muito gratificante para mim.

Rotina – Estou morando na Residência Universitária - World SPRU Porto. Moro em um quarto individual que inclui banheiro, cozinha e geladeira tipo frigobar. O SPRU tem um espaço de convivência com televisão e também uma sala de estudos. Reservei esse lugar no Brasil, ainda, assim que comprei as passagens me inscrevi no site do SPRU eles entraram em contato via e-mail e depois foi apenas formalizar. Durante a semana eu acordo por volta das 7h e saio para o ISEP por volta das 8h. Estou fazendo o horário de 8h30 até as 12h e de 13h até as 16h30. Depois, às vezes combinamos de sair, ou eu vou no mercado e fico em casa mesmo. Nos finais de semana eu tenho viajado para alguma cidade ou visitado lugares de Porto mesmo.

Comidas – Estou almoçando no ISEP, que oferece almoço diversificado e com um preço bom. As outras refeições estou fazendo em casa, mas um pouco limitado já que na residência universitária tem fogão e micro-ondas, mas só tenho uma frigideira e a geladeira é muito pequena. Não notei grandes diferenças na comida, principalmente nas do dia a dia. Só senti um pouco a falta dos pratos brasileiros. Já experimentei alguns pratos típicos portugueses, ainda não gostei muito de nenhum, mas os que eu provei são parecidos com comidas que eu já não gosto muito normalmente, então acredito que seja por isso.

Saudades – Minha família ficou um pouco preocupada em saber que eu estaria longe, mas ficaram felizes por mim. Essa foi a primeira vez que saí do Brasil, o mais longe que tinha ido era até São Paulo. Foi a primeira vez que andei de avião, achei engraçado que não senti medo nenhum no avião, só tinha um grande sorriso no rosto, estava muito animada para andar de avião e a experiência da viagem foi muito boa. Nunca tinha ficado mais do que alguns dias longe dos meus pais e das minhas irmãs, nos primeiros dias senti um pouco de saudade mas tenho muitas coisas para fazer e o tempo está passando muito rápido. Eu falo com a minha família por videochamada diariamente e às vezes falo com os meus amigos.

Dicas – Trazer adaptadores para os cabos, pois aqui a tomada tem apenas 2 pinos e tem um formato um pouco diferente. É interessante já vir preparado, pois adaptadores aqui são muito mais caros do que no Brasil e existe o risco de não achar facilmente o modelo exato que se procura.
 

BLOG DOS INTERCAMBISTAS