Mapa do Site

Arte e Cultura

Arte e Cultura

A Coordenadoria de Atividades Artísticas do IFSC Campus Florianópolis oferece gratuitamente diversos cursos e atividades de extensão para alunos, servidores e comunidade externa.

Em decorrência de complicações devido a pandemia do Covid-19 as atividades estão sendo oferecidas de forma não presencial.

E-mail: artes.fln@ifsc.edu.br

Acompanhe nossas redes sociais

Orquestra Experimental do IFSC

A Orquestra Experimental do IFSC é um projeto de extensão que além de concertos também promove oficinas e workshops na área de formação instrumental.

Apresentação da Orquestra

O que é a Orquestra Experimental do IFSC:

A Orquestra Experimental do IFSC (OEXP) é um projeto de extensão DA Coordenadoria de Atividades Artísticas do Campus Florianópolis que em março de 2021 completou 20 anos dentro do Instituto Federal de Santa Catarina. Seus integrantes pertencem tanto à comunidade de alunos e servidores do IFSC quanto à comunidade externa e perfazem um total de aproximadamente 70 integrantes. A orquestra realiza dois ensaios semanais que acontecem no Laboratório de Música do IFSC - Campus Florianópolis. Uma das principais ações da OEXP é a realização de diversas apresentações (concertos) em teatros e outros espaços públicos tanto em Florianópolis quanto em outros municípios do Estado de Santa Catarina. Muitas dessas apresentações são realizadas em parceria com o Coral do IFSC e na sua maioria possuem caráter beneficente, levando a cultura musical e o nome da Instituição a milhares de pessoas todos os anos. Além das apresentações, a OEXP realiza ações na área da educação musical por meio de oficinas, recitais didáticos, workshops, masterclasses, entre outras atividades.

 

Qual o objetivo da OEXP?

Promover a cultura e a educação musical proporcionando a interação da comunidade do IFSC com a comunidade externa constituindo-se assim em um espaço de ensino, pesquisa, extensão e experimentação musical, contribuindo assim com a formação técnica e cidadã dos(as) discentes extensionistas e proporcionando arte para todos.

 

Quanto custa?

O projeto é oferecido gratuitamente.

O Participante externo deverá ter seu próprio instrumento, ou em alguns casos poderá usar um instrumento do IFSC durante os ensaios.

O Participante da comunidade interna (alunos matriculados e servidores) poderão usar um instrumento da instituição na forma de empréstimo (esses casos serão analisados pelos professores do projeto e dependerão também da disponibilidade dos instrumentos).

 

Quem pode participar?

A Orquestra Experimental do IFSC é um projeto aberto tanto ao público interno do IFSC quanto à comunidade em geral. Não tem limite de idade. Para participar da orquestra é necessário ter conhecimento e prática no instrumento escolhido; leitura de partitura e ter tempo disponível para os ensaios e estudo dos materiais da Orquestra, bem como ter interesse na prática de orquestra.

 

Como acontece a seleção? Como e quando se inscrever?

A seleção dos participantes dar-se-á por meio de uma pequena entrevista e uma avaliação musical. Os interessados podem se inscrever a qualquer momento, basta comparecer na Coordenadoria de Atividades Artísticas do IFSC – Campus Florianópolis.

OBS: Neste semestre (2021.1) não há inscrições para novos integrantes, algumas atividades remotas são realizadas e adaptadas com os participantes que já frequentavam o grupo.

Assim que retornarem as atividades presenciais informaremos: Acompanha novas atualizações aqui pelo site e em nossas redes sociais.

 

 

E-mail: ifsc.musica@gmail.com

Coordenador: Ramiro Antônio da Costa

Acompanhe as redes sociais da OEXP:

Coral do IFSC

O Coral do IFSC busca ampliar a musicalidade através do canto, o contato com as partituras, o estudo das músicas e as interações entre os alunos e o maestro.

Apresentação do Coral IFSC

O que é o Coral do IFSC?

O Coral do IFSC é um projeto de extensão permanente que em 2021 completou 43 anos dentro do Instituto Federal de Santa Catarina Campus Florianópolis. Seus integrantes pertencem tanto à comunidade de alunos e servidores do IFSC quanto à comunidade externa e perfazem um total de aproximadamente 100 coralistas a cada ano. No ano de 2021, o trabalho tem sido feito online até que as atividades do IFSC voltem ao modo presencial. De maneira remota, são feitos estudos e experimentações com repertório novo, que serão aprofundados na volta ao presencial. Os encontros virtuais serão semanais pela plataforma Google Meet, assim como tem sido feito desde o início da pandemia. Nesses encontros, o grupo discute sobre atividades de canto coral, trabalha técnica vocal e se prepara para as gravações remotas, que são editadas em formato de vídeos mosaico. Além disso, o regente e coordenador do Coral, Irineu Melo está elaborando arranjos através de software de edição de partituras para que sirvam de guia de áudio para auxiliar na aprendizagem das músicas e dos exercícios vocais. No modo presencial o Coral terá quatro ensaios por semana, de 1h30 cada, os quais acontecem no Laboratório de Música do IFSC - Câmpus Florianópolis, sala D013. Faz parte das atividades do coro a realização de diversas apresentações (concertos) em teatros e outros espaços públicos tanto em Florianópolis quanto em outros municípios do Estado de Santa Catarina, podendo estas apresentações serem realizadas em conjunto com a Orquestra Experimental do IFSC (OEXP). As mesmas, geralmente de caráter beneficente, levam a cultura musical e o nome da instituição a centenas de pessoas todos os anos. Vale destacar que com o apoio do Câmpus Florianópolis e da Reitoria do IFSC, que reconhecem a constância e qualidade do trabalho do coral, também são realizadas ações de educação musical por meio de oficinas, recitais didáticos, workshops, masterclasses, entre outras ações.

 

Qual o objetivo do Coral do IFSC?

O Coral do IFSC tem como objetivo geral promover a cultura musical, proporcionar a interação da comunidade escolar com a comunidade externa e constituir-se em um espaço de ensino, pesquisa e experimentação musical.

 

Quanto custa?

As atividades do coral são oferecidas gratuitamente

 

Quem pode participar?

O Coral do IFSC é aberto para toda a comunidade

 

Como acontece a seleção? Como e quando se inscrever?

O coral é aberto para novos integrantes durante todo o ano letivo, não existem pré-requisitos nem prova de seleção. Todos estão convidados a conhecer e participar do nosso grupo.

 

 

E-mail: coraldoifsc@gmail.com

Coordenador: Irineu Melo

Acompanhe as redes sociais do Coral IFSC:

Grupo Teatral Boca de Siri

O foco do Grupo Teatral Boca de Siri é a montagem e apresentação de espetáculos cênicos. Por meio da experiência desenvolvida pelos participantes durante o completo processo de produção teatral, possibilita um espaço de expressão artística.

Apresentação teatral do Boca de Siri

 

O Grupo Teatral Boca de Siri estimula a produção artística para fortalecimento das ações culturais do IFSC desde 1995. O grupo oportuniza a experiência de um processo artístico-cultural à comunidade interna e externa ao IFSC, promove integração entre grupos de teatro, estimula a formação de público, promove ações artístico-culturais como recursos de suporte ao ensino e amplia a formação e o conhecimento dos(as) estudantes.

Quem pode participar?

Qualquer pessoa que queira fazer teatro, com algumas condições: ter mais de 12 anos de idade, se comprometer e colaborar com o grupo e com os ensaios, assim como ter alguma experiência prévia em teatro (como ter participado de oficinas, cursos ou grupos de teatro anteriormente).

 

Como acontece a seleção? Quando ocorrem as inscrições?

Pode-se iniciar no grupo a qualquer momento no ano, mas é necessário primeiro entrar em contato por e-mail ou redes sociais para verificar em qual etapa do processo de montagem o grupo de encontra e de que maneira é viável a participação no novo integrante.

 

E-mail: gtbocadesiri@gmail.com

Coordenador: Alex de Souza

Acompanhe as redes sociais do Boca de Siri:

LaTTe

O LaTTe (Laboratórios de Técnicas Teatrais) é um espaço voltado aos iniciantes da arte teatral, no qual trabalham-se as bases conceituais e técnicas necessárias a quem quer fazer teatro.

O projeto "LaTTe - Laboratórios de Técnicas Teatrais" visa colaborar com a demanda regional por cursos de curta duração que complementem a formação teatral de artistas amadores e profissionais em áreas pouco contempladas nos cursos do itinerário formativo regular (cursos FIC, Técnicos, Graduações e Pós-Graduações disponíveis nas instituições públicas e privadas da Grande Florianópolis). Este projeto agrega ações de extensão em teatro anteriormente realizadas no IFSC Campus Florianópolis, otimizando o gerenciamento e o fluxo de ofertas, proporcionando iniciação e complemento à formação teatral para a comunidade interna e externa ao IFSC.

Quem pode participar?

Todos os módulos ofertados são abertos para qualquer pessoa interessada, sendo ou não aluno(a) do IFSC. As exigências específicas para cada módulo (idade, pré-requisitos etc) variam de acordo com cada curso, divulgado nas redes sociais do projeto. 

  

Como acontece a seleção? Quando ocorrem as inscrições?

A cada semestre são ofertados módulos com temas específicos (Iniciação Teatral, Improvisação, Construção de Formas Animadas, Iluminação Cênica, Contação de Histórias, entre outros). Os módulos, datas de oferta e meios de inscrição podem ser consultados diretamente no Blog e nas redes sociais do projeto.

  

E-mail: latte.ifsc@gmail.com

Coordenador: Alex de Souza

Acompanhe as redes sociais do LaTTe:

Cineclube Ó Lhó Lhó

Lugar alternativo aos cinemas comerciais em que o público organizado estuda, crítica, recupera e constrói uma concepção nova do cinema.

O Cineclube Ó Lhó Lhó um espaço de educação e formação cidadã, pois trata de temas transversais às diversas áreas do conhecimento, como as artes, ciências humanas, sociais, ambientais e exatas. Com sede no Instituto Federal de Santa Catarina - Campus Florianópolis, iniciou suas atividades em setembro de 2014 como um lugar alternativo aos cinemas comerciais, com sessões semanais de filmes, seguidas de debates. Contudo o contexto pandêmico do ano de 2020, as condições e as limitações impostas pelo isolamento social e pelas normas de segurança sanitárias, provocou alterações no projeto e na organização do cineclube. Atualmente, as atividades do Cineclube estão sendo desenvolvidas em ambientes virtuais.

 

Quem pode participar?

Qualquer pessoa pode participar. Para participantes da comunidade e também alunos e servidores do IFSC.

 

Como acontece a seleção? Quando ocorrem as inscrições?

Não existe seleção. É só vir em qualquer sessão e começar a participar.

 

  • E-mail: cineclubeolholho@gmail.com
  • Coordenador: Janderson Henrique Schwengber Dornelles

 

Acompanhe as redes sociais do Cineclue Ólho Ólho:

Projeto Dança e Movimento

O Projeto Dança e Movimento no IFSC tem como objetivo a ampliação de experiências e vivências de movimento em dança, por meio de práticas lúdicas, expressivas e criativas.

O que é o projeto Dança e Movimento no IFSC:

O Dança e Movimento no IFSC é um projeto de extensão da Coordenadoria de Educação Física do Campus Florianópolis que acontece desde 2015. Seus integrantes pertencem tanto à comunidade de alunos e servidores do IFSC quanto à comunidade externa e perfazem um total de aproximadamente 150 participantes, sendo 7 ministrantes das modalidades oferecidas. O projeto é aberto a comunidade externa e interna e conta com o espaço do Ginásio 2 e a sala de Teatro do Campus Florianópolis, sendo oferecidas aulas de jazz contemporâneo, dança de salão, ballet, tecido acrobático, cheerleaders e dança circular. Estas intervenções pedagógicas ou aulas, são oferecidas todos os dias da semana, em horários específicos para cada uma destas modalidades, procurando-se atender às diversas idades, culturas e estéticas. Além disso, o projeto culmina ao final de sua vigência com apresentações em festivais locais e regionais e a divulgação em meios científicos e acadêmicos. Eventualmente podem haver parcerias voluntárias com membros da comunidade a fim de ampliar ainda mais o leque de vivências em dança, por meio de outros estilos.

Qual o objetivo do projeto Dança e Movimento?

Ampliar experiências e vivências de movimento em dança, por meio de práticas lúdicas, expressivas e criativas que fomentem o desenvolvimento da cidadania e da emancipação humana, consolidando as ações já realizadas e conscientizando os participantes sobre os benefícios das práticas corporais.

Quanto custa?

O projeto é oferecido gratuitamente.

Quem pode participar?

O projeto é destinado a comunidade externa e interna e a idade mínima é de 14 anos, sem idade máxima. Não é preciso ter experiência prévia com dança.

Como acontece a inscrição?

As inscrições acontecem por ordem de chegada até o preenchimento da turma.

 

OBS: Durante a pandemia, as atividades do projeto estão suspensas. Assim que retornarem as atividades presenciais informaremos. Acompanhe novas atualizações aqui pelo site e em nossas redes sociais.

 

E-mail: denize@ifsc.edu.br

Coordenadora: Denize Nobre Oliveira

 

*Em decorrência de complicações devido a pandemia do Covid-19 as atividades presenciais estão temporariamente suspensas.

Acompanhe as redes sociais do Dança e Movimento:

Atelier Livre / Coletivo Atelier Livre

O projeto “Atelier Livre/Coletivo Atelier Livre" propõe- se a expandir e potencializar as práticas de ensino e pesquisa desenvolvidas nestas unidades curriculares.

Entre 1997 e 2019 o projeto Atelier Livre foi oferecido de forma intermitente ao longo de 12 edições anuais. Trata-se de um lugar para pesquisa e produção de trabalhos em diferentes técnicas artísticas com o auxílio do professor orientador. O projeto oferece um espaço de encontros para experimentações de diferentes técnicas artísticas para pessoas da comunidade interna e externa, possibilitando uma iniciação ao universo das artes visuais, ampliando a formação e repertório dos participantes.

Quem pode participar?

Qualquer pessoa pode participar. Para participantes da comunidade e também alunos e servidores do IFSC.

Como acontece a seleção? Quando ocorrem as inscrições?

As inscrições são gratuitas e a seleção é feita por meio de sorteio, o interessado deve fazer sua matrícula através de formulário, podendo ser acessado por link divulgado nas redes sociais do projeto. 

As inscrições são oferecidas de forma semestral, e divulgadas através dos canais digitais.

 

E-mail: atelierartesvisuais@gmail.com

Coordenadora: Valeska Bernardo Rangel

Acompanhe as redes sociais do Atelier Livre:

Clube de Escrita

O Clube de Escrita é um projeto de extensão realizado no IFSC Campus Florianópolis que promove encontros semanais dedicados à prática da escrita literária

O Clube de Escrita é um projeto de extensão dedicado à prática da escrita literária existente desde 2014 no IFSC Campus Florianópolis. Em 2020, o projeto ocorreu virtualmente e recebeu escritores e artistas que ministraram oficinas mensais. O objetivo do projeto é proporcionar, através da leitura e escrita de textos literários, o exercício da autoria, a prática da escuta, da apreciação e da troca entre os participantes, a divulgação do trabalho de artistas e escritores contemporâneos. 

Em 2021 ocorrem oficinas mensais em uma terça-feira de cada mês, das 18h às 19h30, ministradas por escritores e artistas convidadas.

 

Quem pode participar?

Qualquer pessoa pode participar, não é necessário ter vínculo com o IFSC.

 

Como acontece a seleção? Quando ocorrem as inscrições?

É necessário preencher um formulário para participar de cada um dos encontros. O link do formulário é divulgado nas redes sociais do projeto. Durante o encontro, é recomendado ter em mãos material para escrita (folha, lápis e/ou caneta).

 

E-mail: clubedeescrita.ifsc@gmail.com

Coordenadora: Elisa Tonon 

Acompanhe as redes sociais do Clube de Escrita:

Voltar ao Top

Voltar ao Topo