Mapa do Site

Histórico

Histórico

Desde 2010, o Câmpus Garopaba atua no desenvolvimento regional

  • O Câmpus Garopaba do IFSC foi criado em 2010, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento da região do Litoral Centro-Sul, que compreende os municípios de Garopaba, Imbituba, Paulo Lopes, Imaruí, Laguna e Pescaria Brava.

Com cerca de 120 mil habitantes, a região tem um rico patrimônio natural, histórico e cultural, com praias exuberantes, complexos lagunares e montanhas que atraem milhares de visitantes anualmente.

A economia da região é marcada pelo setor de comércio e serviços, com destaque para lazer e turismo, um cenário propício para o desenvolvimento sustentável e a inovação.

Desde a oferta dos primeiros cursos de qualificação profissional (formação inicial e continuada) a decisão sobre os itinerários formativos é realizada em conjunto com os arranjos produtivos locais. Em julho de 2010 foram realizados debates com entidades locais e pesquisa com os meios de hospedagem de Imbituba e Garopaba, cujos resultados subsidiaram a definição do perfil profissional a ser formado pelos cursos ofertados.

Em uma audiência pública, que contou com a participação de aproximadamente 500 pessoas, foi possível verificar que entre os cursos técnicos mais mencionados estavam os técnicos em cozinha, eventos, hospedagem, serviços de restaurante e bar, edificações, enfermagem, informática, meio ambiente, eletrônica e modelagem e vestuário.

Em junho de 2012, as atividades pedagógicas e administrativas passaram a ser desenvolvidas em sede provisória, no bairro Campo D'Una. Em 2015 houve a inauguração da nova sede na rua Maria Aparecida Barbosa, que conta com laboratórios, salas de aula, espaços administrativos e de convivência. Em 2016, o Câmpus Garopaba inaugurou o Centro Multiuso, um espaço que servirá como sede de eventos e outras atividades.

Linha do tempo

  • 2010 a 2012 – Oferta de Cursos de Qualificação Profissional (formação inicial e continuada) nas áreas de Turismo, Administração, Informática e Idiomas;
  • 2012 – Criação do Curso Técnico Subsequente em Hospedagem. Inauguração da sede provisória;

 


 Sede Provisória do Câmpus Garopaba

 

  • 2014 – Criação dos Cursos Técnicos Concomitantes em Biotecnologia, Informática e do Programa de Integração da Educação Profissional ao Ensino Médio na Modalidade Educação de Jovens e Adultos (Proeja);
  • 2015 - Inauguração da sede própria;

 


 Sede Própria do Câmpus Garopaba

 

  • 2016 – Criação dos Cursos Técnicos Concomitante em Administração e Subsequente em Guia de Turismo. Inauguração do Centro Multiuso;

 


Centro Multiuso do Câmpus Garopaba

 

  • 2017 – Criação dos Cursos Técnicos Concomitante em Controle Ambiental e Subsequente em Restaurante e Bar e do primeiro Curso Superior do Câmpus, o de Tecnologia em Gestão Ambiental;
  • 2018 – Início da oferta dos Cursos Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio e Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio;
  • 2021 – Início da oferta do Curso Superior de Tecnologia em Sistemas para Internet.
  • 2021 - O curso superior de tecnologia em Gestão Ambiental foi reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC). O curso, ofertado desde 2017, também conquistou a nota máxima na avaliação do MEC.
  • 2022 - Semana do Meio Ambiente, que recebeu a Mostra Internacional de Cinema Ambiental. Foram realizadas discussões sobre a Lei de Resíduos Orgânicos, aprovada em Imbituba no ano seguinte.
  • 2023 – Comemoração dos 10 anos do Câmpus Garopaba em 24 de abril. A data foi estabelecida em função da publicação da portaria do MEC que autoriza o funcionamento do Câmpus.

               

 

 

 

 

 

Comemoração de 10 anos do Câmpus Garopaba

Voltar ao Top

Voltar ao Topo