Voltar Aprendizados na Universidade de HAMK

Aprendizados na Universidade de HAMK

BLOG DOS INTERCAMBISTAS Data de Publicação: 04 jan 2024 10:30 Data de Atualização: 04 jan 2024 10:30

No último semestre, nosso estudante de Engenharia Elétrica do Câmpus Joinville, Elias Anzini Junior, esteve na Finlândia participando do Propicie. Durante esse período, ele desenvolveu um projeto na Universidade de HAMK, em Hämeenlinna, fez novas amizades e conheceu de perto a cultura Finlandesa.

Veja o relato sobre as experiências de intercâmbio do Elias e as dicas que ele dá para quem também tem interesse em realizar um intercâmbio.
____________________________________________________________________

Realizei meu intercâmbio na universidade HAMK, em Hämeenlinna, no escritório de pesquisa e desenvolvimento HAMK SMART. O objetivo do projeto em que participei foi desenvolver e treinar um modelo de aprendizado de máquina que recebesse dados em grande escala disponíveis em uma ampla variedade de locais e horários e, com base nisso, produzisse uma estimativa de variáveis relevantes do ecossistema agrícola, incluindo dados de estoque de carbono. Em um primeiro momento desenvolvi um programa de coleta de imagens da região da Finlândia utilizando os satélites Copernicus. Depois, desenvolvi um modelo de GAN (Generative Adversarial Network) para geração de imagens, entretanto, devido ao curto período de tempo não obtemos modelos com resultados satisfatórios.

Devido à alta ocupação de estudantes intercambistas, as acomodações estudantis em Hämeenlinna estavam indisponíveis. Por isso, morei nas acomodações da universidade de HAMK em Lepaa. Esse imprevisto acabou gerando uma das melhores oportunidades que tive, já que pude viver com 5 estudantes intercambistas no mesmo apartamento e compartilhar experiências diárias com todos. Durante esse tempo desenvolvi grandes amizades internacionais, pois sempre estávamos viajando e participando de eventos juntos.

Tudo foi muito desafiador para mim, através dessa oportunidade consegui desenvolver muito bem meu inglês através da vivência diária. A universidade de Lepaa, onde morei, tinha uma academia onde conheci novos gymbros para treinar junto. Todos os estudantes de Lepaa tratavam muito bem os alunos intercambistas, convidando-os para festas na sauna, no lago e até jogos de cartas em suas residências.

Na universidade HAMK em Hämeenlinna onde trabalhei, todos foram muito acolhedores. Foi uma grande oportunidade de desenvolvimento profissional, lá eu trabalhava de forma híbrida entre presencial e home office, eu tinha total liberdade para escolher.

O idioma oficial é o finlandês e o sueco, entretanto, a maioria da população sabe falar inglês. Por isso, não tive problemas com a comunicação. É impressionante como praticamente todos conseguem se comunicar em inglês.

Sobre a culinária, no almoço tínhamos refeições baratas na universidade, já em outras refeições sempre busquei o mais barato para me alimentar, por exemplo, arroz, massas, batatas, ovos e algumas frutas. Vale ressaltar que o preço dos alimentos é praticamente o dobro do Brasil, então refeições à base de carne, que é o mais caro, eu evitava cozinhar. Uma bebida muito comum no Natal é o glögg, que é servido aquecido com gosto similar ao quentão brasileiro. Eles costumam comer pão no almoço e tomam muito café. Os cogumelos estão bastante presentes em suas refeições também.

Outra oportunidade interessante que o intercâmbio na Europa proporciona são os voos com preços baixos por companhias de baixo custo para outros países. Deste modo, se você realizar um planejamento antecipado, você consegue comprar passagens por 40 euros para Londres ida e volta (exemplo da que comprei). Tive a oportunidade de viajar para Inglaterra e Polônia através dessa companhia e via ferry fui para Tallinn, na Estônia.

Para viagens dentro da Finlândia, visitei as seguintes cidades: Hämeenlinna, Helsinque, Tampere, Turku e Rovaniemi. Não falarei de todas minhas experiências aqui, mas recomendo a visita em todas as cidades que citei, dentro de Tampere visite o museu dos games e para Rovaniemi compre uma passagem noturna de trem ANTECIPADAMENTE, pois os preços aumentam com o tempo e você não quer pagar caro para ver o papai noel. É impressionante a malha ferroviária VR da Finlândia, onde pude ir de trem para todas as cidades em que eu me interessei.

Falando sobre o clima da Finlândia, você não precisa se preocupar muito com roupas de frio. Uma jaqueta grossa, luvas, gorro e cachecol é suficiente. Os períodos de frio intenso são entre novembro e março. Então se você for fora deste intervalo provavelmente não precisa de muitas coisas e o resto se compara ao frio do sul do Brasil. Durante esse tempo que citei, que é o inverno, os dias tem duração curtíssima. Quando cheguei, em setembro, o sol ficava praticamente até 20 hrs no céu, e quando saí, em dezembro, o pôr do sol ocorria em torno das 16 hrs. Durante o inverno também é o período onde é possível ver a aurora boreal. Tive o prazer de conseguir ver, mas é difícil bater uma foto se o seu celular não possui câmera noturna, dependendo da intensidade.

Sobre a cultura finlandesa, eles possuem sauna em praticamente todo lugar. A maioria dos lagos possuem decks para mergulho. Além disso, todos me recepcionaram muito bem e foram bem acolhedores. Tanto a universidade em que morei em Lepaa quanto a que trabalhei em Hämeenlinna sempre oferecem eventos universitários para participar, como esportes, etc., vale a pena ir e conhecer mais pessoas. Além disso, lá sempre tem jogos de hóquei, que é extremamente popular na região, então vale a pena conferir também.

Falando no geral sobre minha experiência, tudo foi muito desafiador e gratificante. No final de tudo você tem o sentimento de prazer por ter enfrentado e vivenciado esse turbilhão de experiências. Certamente tudo colaborou tanto para o meu desenvolvimento tanto pessoal quanto profissional.

BLOG DOS INTERCAMBISTAS