Voltar Vivência da dupla-diplomação no ISEP

Vivência da dupla-diplomação no ISEP

BLOG DOS INTERCAMBISTAS Data de Publicação: 08 fev 2024 09:30 Data de Atualização: 08 fev 2024 09:59

Você conhece o nosso programa de intercâmbio dupla-diplomação? Nele, estudantes de graduação podem estudar em uma instituição estrangeira e, lá, adquirir mais uma titulação, como o mestrado, ou um no país da instituição. Assim, ao final do curso, o estudante consegue uma diplomação dupla e ainda conhece outra universidade e um outro país!

Nosso aluno do curso de Engenharia Mecânica do Câmpus Lages, Guilherme de Souza Andrade, foi um desses estudantes e compartilhou com a gente suas experiências da dupla-diplomação no Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP), em Portugal. No relato, Guilherme conta sobre as dificuldades e as transformações dessa experiência para sua vida pessoal e acadêmica, que aconteceu entre 2022 e 2023.

Veja a seguir ele nos conta sobre seu intercâmbio:
___________________________________________________________________

Durante toda a minha trajetória acadêmica, busquei oportunidades de intercâmbio não apenas para aprimorar meus conhecimentos em engenharia, mas também para imergir em novas culturas. Em 2022, essa busca me conduziu a Portugal, onde tive a privilegiada chance de participar do programa de dupla-diplomação no ISEP, cursando o mestrado em engenharia mecânica. Desde então, tenho vivido intensamente esta experiência. Concluí minhas obrigações acadêmicas em setembro ao apresentar minha dissertação com o título “Integração de princípios de economia circular nas operações e cadeias de abastecimento na indústria de motores elétricos: um caso de estudo”, fruto de um projeto desenvolvido em colaboração com a empresa na qual continuo trabalhando até hoje.

A vivência aqui tem se revelado extraordinária e transformadora em todos os aspectos, moldando meu percurso acadêmico, pessoal e profissional. A imersão em diferentes culturas tem sido uma fonte inesgotável de enriquecimento, proporcionando aprendizados valiosos tanto dentro quanto fora da sala de aula.

Enfrentei diversos desafios ao longo dessa jornada, destacando-se a adaptação a uma nova cultura enquanto mantinha minhas responsabilidades acadêmicas. Além disso, a distância da família e dos amigos representa uma dificuldade constante, sendo a saudade de casa um sentimento palpável.

Posso dizer que este programa se revelou como um ponto fundamental e transformador em minha vida, delineando os rumos que já percorri e que ainda hei de percorrer. Cada dia é uma oportunidade de aprendizado, e essa experiência continua a ser um pilar crucial na minha jornada.

BLOG DOS INTERCAMBISTAS