4º Ciclo de palestras de Geotecnia e Transportes acontece nesta quarta e quinta-feira

EVENTOS Data de Publicação: 12 set 2023 10:20 Data de Atualização: 12 set 2023 10:24

“Tecnologia, conectividade e eficiência na busca de uma engenharia sustentável” é o tema da 4ª edição do Ciclo de Palestras de Geotecnia e Transportes, que acontece nesta quarta e quinta-feira (13 e 14), no horário das 18h30 às 22h, no auditório principal do Câmpus Florianópolis. Este evento é gratuito e bianual, e é organizado por servidores e discentes do Departamento Acadêmico da Construção Civil (DACC), através dos Grupos de Pesquisa Planejamento e Inovações Tecnológicas em Transportes (GPTR) e o de Geotecnologias Aplicadas (GTA). Será presencial, com transmissão pelo canal oficial do IFSC no You Tube. As vagas presenciais estão esgotadas (150 participantes).

Nesta edição, a programação está bem completa com visitas técnicas ao contorno viário, minicursos com a Maccaferri e palestras técnicas com profissionais da área. “No ano que o curso de Engenharia Civil do Câmpus Florianópolis completa 10 anos, a quarta edição do evento vem com uma programação especial que conta com visitas técnicas, minicursos e palestras. A realização deste tipo de evento é importante porque busca difundir as novas tecnologias desenvolvidas nas áreas de Geotecnia e Transportes entre os participantes”, destaca o professor Fábio Kruger.

Segundo ele, trata-se de um evento de extensão que procura estreitar as parcerias e a troca de informações entre a comunidade acadêmica e a sociedade civil, além de divulgar o nome da instituição em âmbito regional.

Palestras

Dentre as palestras estão: O processo executivo de estacas raiz e suas aplicações em obras de engenharia, com o engenheiro Keiti Biff Dal Pont – Brasecol Engenharia e Fundações, que vai apontar as particularidades da estaca raiz e destaca definições importantes e necessárias para a elaboração do projeto de fundações e execução em campo. Também trará as principais situações em obras de engenharia onde a solução em estaca raiz é aplicada, seja por características do subsolo ou do empreendimento. 

No país temos basicamente dois tipos de rodovias: as pavimentadas e as vicinais. As primeiras derivam de estudos e projetos, com execução controlável, enquanto as demais seriam espontâneas, ou geradas de melhorias em trilhas de gado ou coisa semelhante.  Resumindo, temos rodovias que se projetam com os recursos de profissionais bem treinados seja o rolamento como obras de arte e contenções em geral, com previsão de custos. E as outras nada disso se verificam, ou seja, os quase noventa por cento das vias são geradas por leigos, com improvisação quase total em tudo que imagina, gerando uma infraestrutura extremamente frágil. Torna-se recorrente após uma forte chuva que pontes e barrancos sejam afetados, causando danos no escoamento da produção, e na solução seguem a mesma tecnologia da improvisação. A palestra Resiliência de sistemas de transporte, com o engenheiro da Associação Catarinense de Engenheiro, Roberto de Oliveira, visa apontar solução para estas crises cíclicas onde o que se gasta será destruído no próximo evento, ou seja, um ciclo vicioso do risco que significa anular o poder dos municípios tendo que recorrer ao estado, ou em casos mais graves, ao governo federal.

Daniela Beatriz Bussmann, da Arteris/Auto Pista Litoral Sul ministra a palestra Licenciamento ambiental de obras rodoviárias: case do contorno rodoviário de Florianópolis. O Contorno Viário de Florianópolis é a maior obra rodoviária em andamento no Brasil, cujo objetivo é desviar o tráfego de longa distância do eixo principal da BR-101/SC, melhorando o trânsito na região. A obra inclui quatro túneis duplos, sete pontes, seis trevos e mais de 20 passagens em desnível. Já foram concluídas quatro pontes, sete passagens em desnível, um trevo completo e 37 km de pavimentação. Por ser uma obra de grande porte possui um componente ambiental, robusto e completo, desenvolvido e executado desde a fase de concepção do empreendimento e que contempla 23 programas ambientais relacionados a mitigação e compensação dos impactos ambientais da obra.

Soluções Maccaferri para infraestrutura é outra palestra da programação do evento. Ministrada pelo engenheiro Adroaldo Borges Junior, da Maccaferri do Brasil, que irá apresentar  as soluções da Maccaferri para obras de infraestrutura, mostrando o conceito, aplicação e exemplos de obras para revestimento de talude para controle de erosão, muros de contenção a gravidade, muros de contenção em solo reforçado, sistemas para drenagem de ruas e rodovias e proteções e estabilizações de taludes rochosos.

A penúltima palestra do evento vai tratar do Método Medina no mercado de trabalho, com o engenheiro Ramon Mendes Knabben, da Ktop Consultoria e Engenharia, para discutir os desafios do engenheiro rodoviário no mercado de trabalho vinculando as recentes e futuras mudanças na área da pavimentação em decorrência da implantação do Novo Método de Dimensionamento dos Pavimentos Flexíveis do Brasil.

E por fim A utilização do BIM em projetos de infraestrutura, com o engenheiro Felipe Zacchi Gómez, da IBR Engenharia, para debater sobre as diferenças entre um projeto BIM e um projeto convencional, descrição das vantagens da utilização do BIM nos projetos de infraestrutura, e apresentação de cases práticos.

O programa do evento traz ainda alguns minicursos, que podem ser conferidos aqui.

O público alvo é formado por engenheiros, arquitetos, técnicos de órgãos públicos e da iniciativa privada e, principalmente, dos alunos dos cursos de Engenharia Civil do IFSC e de outras universidades da grande Florianópolis. 

EVENTOS CÂMPUS FLORIANÓPOLIS