7º Seminário do Agronegócio na Serra Catarinense trouxe experiência aos alunos do Câmpus

EVENTOS Data de Publicação: 23 mai 2023 15:05 Data de Atualização: 25 mai 2023 15:16

No último sábado (20), o Câmpus Lages promoveu o 7º Seminário do Agronegócio na Serra Catarinense. O tema do evento deste foi "Manejo e Produtividade de Pastagens". Cerca de 100 pessoas compareceram ao evento, que foi todo organizado pelos alunos do curso superior de tecnologia em Gestão do Agronegócio.

"Todo o protagonismo é dos estudantes. Eles que escolheram o tema, buscaram patrocínio, fizeram um coffee break, foram cerimonialistas e falaram em nome da turma no convite aos palestrantes. Além disso, a sugestão era que cada pessoa trouxesse um quilo de alimento para doação no programa Mesa Brasil, que é um parceiro nosso, e arrecadamos bastante coisa. Como professora dessa disciplina fiquei muito feliz", conta Luciane Costa de Oliveira.

Além do credenciamento, abertura e atividade cultural, o evento contou com três palestras e uma mesa redonda. Quanto à programação científica, a professora também ficou bastante satisfeita. "Tivemos a presença de um pecuarista que é médico veterinário, que explicou seu ponto de vista,  depois um fornecedor de insumos comerciais, depois um pesquisador, enfim, foi essa a combinação que buscamos e que conseguimos apresentar. E foi muito muito bom", completa.

As palestras foram:

Passo a passo para implantação de pastagens e para o melhoramento de campo nativo na Serra Catarinense (Fábio Cervo Garagorry - Epagri/Embrapa).

A importância de pastagens perenes para a pecuária: manejo e implantação (Luiz Gustavo Vescovi - Copérdia).

Palestra: Desafios da implantação de pastagens na propriedade rural (Silvério Bunn).

Para os alunos, poder produzir um evento dessa natureza é uma forma de possibilitar novos desafios e experiências. "Realizar o evento foi de suma importância na construção de conhecimentos voltados à pecuária. Fazer parte da organização deste grandioso evento foi por um lado desafiador, seja pela gestão de pessoas, seja pelo curto tempo para aporte de apoiadores e patrocinadores. Por outro lado gratificante, pela experiência adquirida no processo organizacional deste projeto", conta Wallace Tafarel De Souza, aluno do curso e um dos organizadores.

Poder atuar nessas frentes é uma premissa do IFSC, que visa unir os conhecimentos de sala de aula com atividades práticas. Em especial, corrobora com o protagonismo discente, uma outra bandeira da instituição muito importante no processo de formação dos estudantes. Além disso, cumpre o papel de abrir as portas da instituição para a comunidade. "Certamente nos proporcionou um contato importante com a comunidade externa, levando conhecimento aos que nem sempre possuem capacidade financeira de prestigiar um evento com palestras de nível elevado e com nomes renomados na região. Com toda a certeza nos tornaremos melhores profissionais após o evento", completa Wallace.

Para a professora, o evento cumpriu todos os seus objetivos, alinhando as expectativas do IFSC como promotor de conhecimento e como agente transformador da sociedade. "Um evento de alto nível e gratuito para comunidade Serrana. Muito bom vê-los (alunos) empolgados e com capacidade para fazer qualquer tipo de evento daqui para frente. E, principalmente, vai levar o nome do IFSC Câmpus Lages a lugares que a gente talvez nem imagine. As pessoas acabam falando e propagando a gente para outros lugares", completa Luciane.

 

 

EVENTOS CÂMPUS LAGES