Aluna do IFSC ganha prêmio de melhor mentora do Brasil em competição de robótica

INSTITUCIONAL Data de Publicação: 15 mar 2024 15:18 Data de Atualização: 25 mar 2024 10:50

A estudante do curso de Engenharia Mecatrônica do Câmpus Florianópolis do IFSC Carolina Martins Pedro foi a vencedora do prêmio Woodie Flowers Finalist Award 2024 na etapa regional do Brasil, um dos mais prestigiados no mundo da robótica educacional. A premiação foi entregue durante a FIRST Robotics Competition (FRC), considerada a Olimpíadas dos Robôs, realizada entre 28 de fevereiro a 2 de março em Brasília. A aluna do IFSC foi reconhecida pela sua atuação como mentora da equipe de robótica FRC 5800 Magig Island Robotics e agora irá concorrer ao prêmio mundial com mentores de diversos países na etapa final da competição, que será em abril nos Estados Unidos. 

O prêmio reconhece mentores que demonstram liderança, comportamento ético e habilidades de comunicação. A estudante do IFSC foi escolhida entre 55 mentores da etapa regional. “É muito gratificante ver o reconhecimento de todo trabalho até aqui e mais emocionante ainda comemorar essa conquista ao lado da equipe que sempre sonhei em ter”, conta Carolina. 

Assista ao momento em que a aluna do IFSC foi anunciada como ganhadora do prêmio:

Para ela, o prêmio representa a importância da educação em sua vida. “Eu só tive essa oportunidade por causa do IFSC. Nessa instituição, eu encontrei pessoas que me incentivaram a trilhar novos caminhos e me apoiaram em cada etapa. Então, apesar de ser um prêmio individual, é uma conquista coletiva e eu só tenho a agradecer a todos os meus professores, colegas, alunos e à equipe de robótica. Esse prêmio é nosso!”, ressalta.

O coordenador da equipe de robótica, Greyson Alberto Rech, destaca que o prêmio representa uma vitória para a equipe porque enaltece todo o trabalho e o empenho que a estudante tem de mentorar seus colegas. “A Carol é um exemplo pra todos. É uma pequena gigante que está criando asas para ganhar o mundo e ser uma ótima profissional”, ressalta o professor. 

Aos 20 anos, Carolina está na quinta fase do curso de Engenharia Mecatrônica do Câmpus Florianópolis, mas já atua na FRC 5800 há sete anos - desde quando fazia o curso técnico integrado em Saneamento. Atualmente, além de ser mentora da equipe do IFSC, a estudante trabalha como educadora social na área de tecnologia no projeto Pode Crer do Instituto Padre Vilson Groh.
 
-> Motivos para estudar no IFSC: Carol participou de um vídeo destacando a equipe de robótica 

Esta é a segunda vez que uma aluna do IFSC recebe este prêmio. Em 2022, a agora egressa do IFSC e voluntária na equipe Yumi Antunes também conquistou o Prêmio Woodie Flowers Award na First Robotics Competition - Las Vegas Regional (EUA).

Sobre a FRC 5800

A equipe de robótica FRC 5800 Magig Island Robotics foi criada em 2015 e, atualmente, é composta por 32 alunos de cursos técnicos integrados ao Ensino Médio do Câmpus Florianópolis. O grupo conta com a orientação de nove mentores - que são estudantes dos cursos de graduação que já participaram da equipe - e cinco professores.

-> Veja como funcionam as equipes de competição do IFSC

Ao longo dos anos , a equipe já participou de diversas competições no Brasil e no exterior. Entre as premiações já conquistadas pela FRC 5800, estão o Rookie All Star em 2016, na FRC nos Estados Unidos, e o prêmio Team Spirti Award na FRC no Canadá. 

Confira algumas notícias já publicadas sobre a equipe:

- Magic Island Robotics Team traz mais distinções para o IFSC
- Equipe formada por estudantes do IFSC ganha ouro e prata em competição mundial de robótica
- Equipe de estudantes volta do Canadá com dois prêmios na maior competição de robótica do mundo
- Equipe de robótica formada por alunos do Câmpus Florianópolis compete em Nova York
- Time de alunos ganha o prêmio de “melhor novato” na maior competição de robótica do mundo
- Time de alunos participa de competição na China

INSTITUCIONAL