Área agrícola do Câmpus Canoinhas recebe obras de drenagem

INSTITUCIONAL Data de Publicação: 20 mar 2024 14:59 Data de Atualização: 20 mar 2024 23:44

O Câmpus Canoinhas acaba de completar as obras de drenagem de sua área agrícola, ampliando e melhorando o espaço cultivável, fundamental para o ensino e a prática nos cursos do eixo de recursos naturais: técnico em Agroecologia, bacharelado em Agronomia e especialização em Desenvolvimento Rural Sustentável

A obra foi realizada de 5 a 11 de março, em parceria com a Prefeitura Municipal de Canoinhas, que disponibilizou uma máquina retroescavadeira para abertura dos canais de drenagem, colocação das britas nos canais e posterior cobertura. A máquina cedida pela prefeitura também fez a manutenção da rede de drenagem pluvial, na rua que faz divisa com a área agrícola. 

A concessão gratuita de trinta horas da máquina retroescavadeira para realização dos serviços foi autorizada pela Lei Nº 6.855, de 23 de junho de 2023, aprovada pela Câmara de Vereadores de Canoinhas e sancionada pela prefeita Juliana Maciel Hoppe.

O câmpus foi responsável pela realização do projeto de drenagem, elaborado pelos professores Jefferson Schick e João Paulo Pereira Paes, fornecimento da mão de obra e aquisição do material necessário: manta de drenagem, tubos de drenagem e pedra brita. O valor investido pelo câmpus foi de R$ 34.442,40.

Conforme os professores Jefferson e João Paulo, boa parte das aulas práticas dos cursos do eixo de recursos naturais é realizada na área agrícola. “Entretanto, esta área de aproximadamente 35.000 metros quadrados possuía sérios problemas de drenagem, o que muitas vezes inviabilizava a realização de aulas práticas, assim como a implantação de experimentos em campo”, explicam.

Para o diretor-geral do câmpus, Joel José de Souza, esta parceria com o município foi muito importante para resolver o problema. “A drenagem irá proporcionar melhores condições no desempenho das atividades de ensino, pesquisa e extensão realizadas na área agrícola. Agradeço à Câmara de Vereadores de Canoinhas pela aprovação da lei concedendo a execução de trinta horas-máquina ao IFSC Canoinhas, assim como à Prefeitura e ao secretário de Obras da Prefeitura Municipal de Canoinhas, Gil Baiano, pela execução do serviço.”

INSTITUCIONAL CÂMPUS CANOINHAS