Câmpus Chapecó completa 17 anos mirando ginásio próprio

INSTITUCIONAL Data de Publicação: 23 ago 2023 15:43 Data de Atualização: 13 set 2023 11:33

Foi em 22 de agosto de 2006 que a estrutura do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) no bairro Seminário foi inaugurada e começou a ofertar cursos técnicos, ensino médio técnico, graduação e pós-graduação para milhares de estudantes de forma gratuita. Esta semana, então, comemoram-se os 17 anos do Câmpus Chapecó do IFSC.

Logo depois, em 2007, foi inaugurado mais um bloco de salas de aula e laboratórios. E atualmente o Câmpus Chapecó conta com seis blocos para atender em torno de 1,2 mil alunos em sete cursos gratuitos.

Quando inaugurou, o IFSC chamava-se Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet), mas dois anos depois, mais uma novidade: o nome mudou de Cefet para Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e permanece até hoje. Sendo Cefet ou IFSC, a estrutura física e de servidores cresceram e até agora são mais de 3 mil estudantes certificados e 700 diplomados. Todos concluíram os cursos em uma instituição de ensino federal e gratuita.

Com o crescimento da demanda da comunidade por mais cursos gratuitos, dois cursos iniciaram este ano: o ensino médio com o técnico em Energias Renováveis e o curso superior de Tecnologia em Fabricação Mecânica. Somados a outros cinco cursos regulares, o câmpus depara-se cada vez mais com a necessidade de ter um ginásio próprio. Por isso, esta tem sido a prioridade da atual gestão.

O primeiro passo foi dado: a aquisição de um terreno ao lado da atual estrutura para expansão do IFSC. Em seguida, foi definido em assembleia com os servidores da instituição pela construção de um ginásio de esportes. Então, neste momento, a gestão trabalha no próximo passo: concluir o projeto de um ginásio de esportes. “O câmpus está desenvolvendo o projeto do ginásio com o apoio da Prefeitura de Chapecó. É mais um passo necessário que será concluído em breve”, detalha o diretor de Ensino e diretor-geral em exercício Giovani Ropelato.

Com o projeto em mãos e uma estimativa do valor que precisará ser gasto, será o momento de iniciar as tratativas com o governo federal e representantes políticos de Santa Catarina para efetivar a construção. “Esperamos comemorar os 18 anos do câmpus com a ótima notícia de que conseguimos a verba necessária e finalmente teremos um ginásio próprio”, afirma o diretor.

Quer saber mais sobre essa história e conhecer nossos cursos? Acesse o histórico no nosso site e conheça aqui os cursos gratuitos.

 

INSTITUCIONAL CÂMPUS CHAPECÓ