Câmpus Chapecó passa a integrar rede de dados de alta velocidade

INSTITUCIONAL Data de Publicação: 16 mar 2023 09:26 Data de Atualização: 20 mar 2023 23:24

Na última semana, servidores do IFSC participaram da inauguração da Rede Metropolitana Comunitária de Educação e Pesquisa de Chapecó (PARC-Chapecó), que promove acesso de alto desempenho às redes e infraestruturas. O Câmpus Chapecó passou a integrar a rede que, por meio de fibra ótica, interliga todas as instituições que o compõem, em alta velocidade - hoje de 40 GB. A iniciativa - voltada a pesquisadores, professores, estudantes e médicos - garante maior velocidade e estabilidade de internet para a realização de pesquisas científicas, teleconsultas, aulas a distância, dentre outras funcionalidades. 

O coordenador de TI do Câmpus Chapecó Saulo Bazzi Oberderfer destaca que o ingresso do Câmpus à PARC-Chapecó representa um avanço gigantesco na conectividade, que está sendo a instituição-piloto para testes do link desde o dia 17 de fevereiro. “Nosso link será de 10 Gigabits, o que equivale a 10.000 MB, 100 vezes mais capacidade de velocidade de navegação”, revela. 

O impacto desta melhoria pode ser visto nas salas de aula e ambientes administrativos do câmpus. “Além da velocidade, o fato desta nova topologia de rede ser em anel garante à instituição uma resiliência de conectividade de 99,99%, o que não era uma rotina no ambiente anterior”, afirma Saulo. Resiliência é a capacidade de não perder conexão. Na prática, isso significa que o Câmpus Chapecó passa a ter uma internet muito mais veloz e mais estável.

Sobre o PARC-Chapecó

A Rede Metropolitana Comunitária de Educação e Pesquisa de Chapecó faz parte do programa Pontos de Agregação da Rede Acadêmica Catarinense (PARC), resultado da cooperação entre a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc). A infraestrutura do PARC-Chapecó vai interligar as seguintes instituições: Unochapecó, IFSC, Epagri, UFFS, Udesc, Unoesc e a Associação Hospitalar Lenoir Vargas Ferreira (ALVF). Serão conectados 12 pontos dessas 7 instituições, entre eles o Hospital da Criança, o Parque Tecnológico da Unochapecó, as unidades de zootecnia e de enfermagem da Udesc e o Hospital Regional do Oeste da ALVF.

O PARC-Chapecó terá mais de 50 km de cabos de fibra óptica que oferecerão aos usuários velocidades de acesso de até 6 Gb/s. O projeto integra o Programa Redes Metropolitanas Comunitárias de Educação e Pesquisa (Redecomep), da RNP, que implementa conexões nas regiões metropolitanas e em cidades do interior do país interligadas por Pontos de Presença (PoPs) da RNP.

A inauguração da rede foi realizada na última sexta-feira (10/03) no auditório do Pollen Parque.

Entenda melhor sobre o PARC-Chapecó neste vídeo produzido pela Unochapecó:


INSTITUCIONAL CÂMPUS CHAPECÓ