Câmpus Chapecó recebe selo “Interligadas” e abre as portas para ações de energia renovável

ENSINO Data de Publicação: 10 jul 2023 08:20 Data de Atualização: 14 jul 2023 09:38

O Câmpus Chapecó do IFSC recebeu o selo “Interligadas”, que faz parte de uma ação coletiva para o fomento de meninas/mulheres na área de energia renovável. A iniciativa é do projeto Profissionais do Futuro, do Ministério da Educação (MEC) e da Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ), e da Rede Brasileira de Mulheres na Energia Solar (MESol).

A inscrição para conseguir o selo foi realizada este ano pelo Câmpus Chapecó, após o início da primeira turma do curso técnico em Sistemas de Energia Renovável Integrado ao Ensino Médio. Para se ter uma ideia, na primeira turma - ingressante em fevereiro de 2023 - 60% dos estudantes são do gênero feminino. “A realização de ações como as desenvolvidas no âmbito do coletivo Interligadas é uma forma de incentivar as alunas a permanecerem no curso, garantirem êxito em sua conclusão e poderem atuar na área”, destaca o professor Fábio Machado da Silva, coordenador do curso.

A partir da obtenção do selo, que é válido até o final do ano, o câmpus compromete-se com a realização de atividades que sensibilizem a presença do gênero feminino no setor energético e encorajem a presença de meninas/mulheres na carreira.

Neste primeiro momento, as ações envolvem a apresentação da ação para os docentes e estudantes dos cursos técnicos em Sistemas de Energia Renovável e Desenvolvimento de Sistemas Integrados ao Ensino Médio; participação em atividades de formação docente e rodas de conversa; realização de visitas de estudo a empresas do setor energético e palestras com convidadas.  

“Fazer parte desta ação, assumir alguns compromissos na área também é um passaporte para abrirmos as portas a este universo e concorrermos em editais com fomento a ações de energias renováveis vindas do governo federal e de outros países, entre elas o Programa para Desenvolvimento em Energias Renováveis e Eficiência Energética nas Instituições Federais de Educação (EnergIFE)”, conta Ângela Silva, professora de Química e participante da ação.

Fazem parte da equipe os professores  ngela Silva, Alencar Migliavacca, Emy Francielli Lunardi, Fabio Machado da Silva, Grazielli Vassoler Rutz, Ilca Maria Ferrari Ghiggi, Janilson Lotério e Miguel Debarba. Outros professores, técnicos-administrativos e estudantes interessados em fazer parte da equipe podem realizar a inscrição neste link.

 

ENSINO CÂMPUS CHAPECÓ