Câmpus Chapecó tem três estudantes destaque na Olimpíada Nacional de Ciências

EVENTOS Data de Publicação: 10 nov 2023 08:57 Data de Atualização: 16 nov 2023 12:36

Três estudantes do Câmpus Chapecó do IFSC destacaram-se na Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) de 2023. As provas foram realizadas em duas etapas, integrando diversas áreas do conhecimento. 

Neste ano, foram 16 inscritos na primeira fase. Deles, quatro passaram para a segunda fase e três receberam destaques. Camila Fank ficou com a medalha de prata; João Vitor Fassbinder com a medalha de bronze; e Milena Ghisleni Raimann recebeu menção honrosa.

O professor William explica que o principal objetivo para os alunos é estimular o interesse pela ciência, aproximar mais eles desse mundo das ciências naturais. "É importante aproximá-los também desse mundo de provas e resultados, pois vários estudantes precisam de motivação para ir fazer, e depois veem seu resultado, conquistam uma medalha, significa muito e os próprios estudantes se enxergam de outra forma, agrega valor pessoal para eles", afirma.

"Fiquei muito satisfeito com o meu resultado, e que mesmo estando no módulo I do curso do SER (Sistemas de Energia Renovável), consegui alcançar meus objetivos, mediante muita motivação e tanto de familiares e amigos, quanto do professor William Dröse, que me incentivou a fazer a prova. Contudo, pretendo melhorar meu resultado na próxima Olímpiada e me  preparar mais, porque não consegui me organizar no tempo e acabei não respondendo toda a prova", afirma o estudante João Vitor, citando ainda que a prova foi muito desafiadora, pois apresentava questões e fatos que ainda não havia estudado.

Sobre a prova

A primeira fase foi realizada nos dias 17, 18 e 18 de agosto e a segunda nos dias 14 e 15 de setembro. Puderam participar estudantes do ensino fundamental II, ensino médio, além de estudantes do 4° ano do ensino técnico e da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Na primeira fase, as provas envolveram 20 questões de astronomia, biologia, física, história e química. Na segunda, os estudantes tiveram duas horas para resolver dez questões dissertativas sobre biologia, física, química, história e astronomia.

Criada em 2016, a ONC integra o ecossistema de olimpíadas do conhecimento, competições intelectuais entre estudantes de ensino fundamental ou médio que ocorrem anualmente. Atualmente, a ONC é a única olimpíada interdisciplinar do Brasil, isso porque, a competição reúne diversas áreas do conhecimento como, por exemplo, biologia, química, física, astronomia e história.

 

EVENTOS CÂMPUS CHAPECÓ