Câmpus Florianópolis vai oferecer curso a distância de Informática para Internet a partir de 2024

ESTUDE NO IFSC Data de Publicação: 12 dez 2023 16:57 Data de Atualização: 15 jan 2024 09:02

O Câmpus Florianópolis terá um novo curso técnico a distância a partir de 2024: é o curso de Informática para Internet, aprovado na reunião de segunda-feira (11) do Conselho Superior do IFSC (Consup). A previsão de primeira oferta dele é para o segundo semestre do próximo ano (2024-2).
 

O curso de Informática para Internet vai ser oferecido na modalidade técnico subsequente - ou seja, para pessoas que já terminaram o ensino médio. Serão abertas 40 vagas a cada processo seletivo, que será por sorteio. O curso vai ter duração de três semestres (um ano e meio), na modalidade educação a distância (EaD), mas com 20% da carga horária em atividades presenciais à noite no polo EaD.

O objetivo do curso é formar profissionais que podem atuar na criação de sistemas de software para web e também para dispositivos móveis, tanto no frontend (parte visual e de interação do usuário na interface de um site ou aplicativo) quanto no backend (armazenamento e processamento de informações no servidor). Além disso, a matriz curricular do curso propõe ao estudante conhecer do processo de desenvolvimento, que consiste nas etapas de análise, projeto, codificação e implementação de códigos.
 

“Vale destacar, ainda, que disciplinas como empreendedorismo aliadas ao projeto integrador visam não só preparar o aluno para ser empregado, mas também de desenvolver o perfil empreendedor e inovador”, diz o professor Marcos André Phishing, do Câmpus Florianópolis, que coordenou o grupo de trabalho responsável pelo projeto do curso.
 

Quatro câmpus do IFSC já manifestaram interesse em ser polo presencial do curso de Informática para Internet a partir da primeira oferta, no semestre 2024-2: Araranguá, Joinville, São Carlos e São Miguel do Oeste. “É a oportunidade de levar a qualificação técnica para outras regiões do estado, atendendo a alta demanda por profissionais na área de desenvolvimento de aplicações web e dispositivos móveis”, completa Marcos.

ESTUDE NO IFSC CÂMPUS FLORIANÓPOLIS