Câmpus Gaspar passa a contar com Núcleo de Estudos sobre Identidade Queer

PESQUISA Data de Publicação: 20 jul 2023 16:32 Data de Atualização: 21 jul 2023 06:16

Foi aprovado pelo colegiado do Câmpus Gaspar, a criação do Núcleo de Estudos sobre Identidade Queer (Neiq). O grupo, que é formado por estudantes, egressos e servidores do Câmpus, está trabalhando em um projeto de ensino para a criação de materiais que abordem a temática LGBTQIAP+ (lésbicas, gays, bissexuais, transexuais, queer, intersexo, assexuais, pansexuais e não binárias). A proposta é desenvolver uma cartilha de apresentação do IFSC para acolhimento de pais estudantes com informações, por exemplo, sobre o direito ao uso do nome social. Há ainda a proposta de produção de vídeos e de podcasts sobre o tema e de um levantamento de dados institucionais sobre os estudantes do IFSC que se identificam enquanto LGBTQIAP+. “O que nós percebemos é que havia uma demanda interna dos próprios estudantes para abordar o tema. Nós temos promovido algumas rodas de conversa com os estudantes dos cursos técnicos integrados para ouvi-los e queremos promover ações também com estudantes dos cursos superiores. O relato que nos chega é que muitos estudantes que se identificam enquanto LGBTQIAP+ veem o Câmpus Gaspar enquanto um lugar de acolhimento. Percebemos que há casos de estudantes que querem fazer uso do nome social, mas, por serem menores de idade, não podem se não existir uma autorização dos pais. A proposta do núcleo é também acolher os pais e promover ações junto com psicólogos para abordar o tema com eles”, avalia o professor Fernando Mezadri, que é um dos integrantes do grupo.

Entre os trabalhos já realizados pelo Neiq estão rodas de conversa com turmas dos técnicos integrados para  escuta dos estudantes, diálogo e esclarecimentos sobre questões envolvendo identidade de gênero e o jogo queer a queer que foi desenvolvido pelos integrantes do grupo para trabalhar questões de gênero a partir da apresentação de personalidades trans e não binária e tem como inspiração o cara a cara.“O jogo foi apresentado durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) de 2022 e durante o IFSCidadania promovido em maio deste ano. No IFSCidadania, foi proposta uma oficina com o uso do queer-queer em que tivemos 28 inscritos entre membros da comunidade externa e pais, o que nos chamou a atenção pela alta procura por materiais que abordem o tema”, explica o professor.

Neiq 

As reuniões do Neiq são realizadas a cada 15 dias no período da tarde. Para mais informações sobre o Neiq, envie e-mail para ifscqueer@gmail.com. 

 

PESQUISA CÂMPUS GASPAR