Câmpus Lages abre a 20ª SNCT valorizando a ciência básica

SNCT Data de Publicação: 16 out 2023 21:12 Data de Atualização: 20 out 2023 14:01

De hoje (16) até a próxima quinta-feira (19) o Câmpus Lages do IFSC promove a sua edição da 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). Na noite desta segunda-feira, ocorreu a abertura do evento, no auditório do câmpus. A programação ainda vai abranger minicursos, palestras, oficinas e mesas-redondas.

Mesa-redonda, aliás, que foi a atividade que abriu a programação. Com o tema “Do Laboratório à prática: inovação e impacto na sociedade” os pesquisadores James Smaniotto (Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina - Epagri) e Luiz Cláudio Miletti (Universidade deu Estado de Santa Catarina - Udesc) conversaram com os presentes, em especial alunos e servidores, num papo mediado pelo professor do IFSC Lages Thiago Meneghel.

“Só se chega nas grandes inovações por meio da ciência básica”, disse o professor e pesquisador Luiz Cláudio Miletti, em referência ao tema como crucial para o desenvolvimento de novas tecnologias. Para ele, somente com uma base bem formada é que os resultados científicos podem ocorrer. O docente possui graduação em Farmácia Bioquímica- Análises Clínicas pela Universidade de São Paulo (1993), mestrado em Ciências Biológicas (Bioquímica) - Departamento de Bioquímica (1997) e doutorado em Ciências Biológicas (Bioquímica) pela Universidade de São Paulo (2001). Atualmente é Professor Titular da Universidade do Estado de Santa Catarina. Tem experiência na área de Bioquímica, com ênfase em Bioquímica dos Microorganismos, atuando principalmente nos seguintes temas: Protozoologia Veterinária e Doenças Parasitárias. É sócio fundador da empresa de biotecnologia Scienco Biotech Ltda. Membro ordinário da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular (SBBq), da Sociedade Brasileira de Protozoologia ( SBPz) e Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência ( SBPC). Pesquisador participante do OIE NTTAT (NonTsetse Transmitted Animal Trypanosomosis ) Network. Secretário Regional Adjunto da Regional da SBPC em SC (2017- nov 2020), Secretário Regional da SBPC em SC ( Dez 2020-até o presente).

Confira a programação completa

Já o pesquisador James Smaniotto trouxe à discussão a aplicação dessa ciência. Por se tratar de pesquisador na Epagri, que esta presente em todo o estado, a responsabilidade do pesquisador é de também difundir o conhecimento e a ciência. “Por isso é tão importante o IFSC e outras entidades para promover a pesquisa e extensão, bem como cursos de formação, para que os resultados dessa ciência aplicada chegue às pessoas”. O pesquisador possui Doutorado em Manejo do Solo no CAV/UDESC (2013), Mestrado em Ciência do Solo pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2009), e graduação em Agronomia pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2006), Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Microbiologia e Bioquímica do Solo, atuando principalmente nos seguintes temas: Biomassa microbiana, Dejeto suíno, Fosforo microbiano, Fixação biológica de nitrogênio em milho e arroz de sequeiro com enfase em bactérias do gênero Azospirillum sp., uso de nitrogênio marcado. Foi Professor da Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC Campus de Xanxerê-SC, entre agosto de 2008 a dezembro de 2008 nas áreas de Pedologia e Manejo e Conservação do Solo. Atualmente é funcionário da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de santa Catarina - Epagri na área de Extensão Rural, coordenando os projetos de Grãos e Olericultura nas Gerências Regionais de Lages e de São Joaquim.

Antes da Mesa Redonda, a abertura contou com a apresentação teatral do grupo Circula-Dô, que trouxe um espetáculo popular de bonecos sobre temas da Serra Catarinense. O evento foi transmitido pelo canal do Câmpus Lages no Youtube e pode ser conferida abaixo:

 


 

SNCT CÂMPUS LAGES