Câmpus Lages assina acordo de Dupla Diplomação para o curso de Ciência da Computação

INTERNACIONAL Data de Publicação: 02 abr 2024 14:05 Data de Atualização: 12 abr 2024 12:22

Os alunos do curso superior de Ciência da Computação ganharam novas possibilidades de formação neste mês de março. A primeira delas, já assinada, foi o termo de cooperação para Dupla Diplomação com o curso de mestrado em Engenharia Informática do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), instituição portuguesa de ensino. Com a parceria, ambas as instituições podem promover intercâmbio entre si e os diplomas serão válidos nos dois países.

Para os alunos do curso de Ciência da Computação do IFSC Câmpus Lages, a Dupla Diplomação garante a possibilidade do estudante se formar e receber o diploma de bacharel no Brasil e de Mestrado em Engenharia Informática pela instituição portuguesa. O aluno conclui até a sétima fase no câmpus e pode concorrer a uma das vagas para o programa de Dupla Diplomação, serão três vagas por edital em cada ano. O edital está sendo preparado e, em breve, a seleção estará disponível.

Outras duas possibilidades de Dupla Diplomação para o curso de Ciência da Computação estão em fase final de conclusão para poderem ser ofertadas. O mestrado em Cibersegurança, também em parceria com o Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC). Este está aguardando publicação no Diário Oficial da União (DOU) e também prevê três vagas anuais para os alunos do IFSC com previsão de oferta para ainda este ano.

Já o curso de Engenharia Informática e Internet das Coisas será em parceria com o Instituto Politécnico de Beja (IPBeja), também em Portugal. Este projeto ainda será submetido ao Colegiado de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) do IFSC em abril e ainda seguirá os trâmites internos para ser oferecido para os alunos. A previsão é que seja ofertado em 2025.

"Os programas de Dupla Diplomação com universidades portuguesas são de grande importância para o processo de internacionalização dos cursos do IFSC. Além de oportunizar a continuação do itinerário formativo (nível de mestrado) aos alunos e a sua inserção em projetos de pesquisa internacionais, também possibilita que enriqueçam suas experiências pessoais e culturais ao estarem em contato com pessoas de diversas nacionalidades em um país estrangeiro", comemora o professor Robson Costa, articulador dessas parcerias e docente da área de Informática e Cultura Geral.

Dupla Diplomação

O Câmpus Lages já possui um curso com a possibilidade de Dupla Diplomação que é o de Graduação em Engenharia Mecânica, que tem a parceria com o Mestrado em Engenharia Mecânica do Instituto Politécnico do Porto (IPP), de Portugal. Os programas têm por finalidade promover a mobilidade internacional dos estudantes, possibilitando o contato com outras culturas e a ampliação das possibilidades de formação profissional e humana.

Durante um ano, com ou sem apoio financeiro do IFSC (a depender do edital, que no caso de Câmpus Lages será sem ônus para o aluno), os estudantes selecionados participam de aulas em uma instituição portuguesa parceira, além de desenvolverem seu trabalho de conclusão de curso.

"Para nós, servidores do IFSC, também é a oportunidade de aproximação com estas instituições no sentido de realização de outras parcerias em projetos de ensino, pesquisa e extensão", completa o professor.

 

INTERNACIONAL CÂMPUS LAGES