Câmpus Lages promove projeto de extensão voltado à saúde mental

EXTENSÃO Data de Publicação: 28 ago 2023 17:05 Data de Atualização: 06 set 2023 18:21

Na próxima quinta-feira (31), o Câmpus Lages do IFSC inicia as atividades do projeto de extensão "Saúde Mental em Rede Educacional". Os encontros acontecerão quinzenalmente, às quintas-feiras, na biblioteca do câmpus. Os encontros são voltados para os alunos de todos os cursos da instituição e das redes municipal e estadual.

As vagas são limitadas e os interessados devem fazer a inscrição neste formulário. "Em um ambiente acolhedor e empático, abordaremos tópicos relacionados à saúde mental, como depressão, ansiedade, autoestima, gerenciamento do estresse e estratégias de autocuidado. Queremos criar um espaço onde possamos aprender juntos, compartilhar experiências e fortalecer nossas habilidades para cuidar da nossa mente e emoções", conta a psicóloga do câmpus e coordenadora do projeto, Mariana Gomes.

As atividades serão compostas de rodas de conversas com os alunos, além de grupos de estudo com profissionais interessados no tema e pertencentes a essa rede de ensino estadual e municipal. O objetivo é ampliar espaços de diálogos sobre a temática com a comunidade educacional interna e externa.

É o primeiro projeto de extensão sobre o assunto no câmpus. Para a psicóloga, a ideia em criá-lo veio por uma demanda já percebida pela instituição e agravada nos últimos anos. "Pela minha experiência no IFSC acompanhando os educandos, já existia uma demanda maior de atenção a isso, a temática da saúde mental. No cenário pós-pandêmico isso se intensificou e nós buscamos ampliar essa discussão, não focando somente na figura da psicóloga, mas buscando democratizar o discurso em torno da temática da Saúde Mental", conta Mariana.

O resultado dessa ampliação e democratização foi a criação do projeto de extensão, a partir de um grupo de estudos desse tema, e o interesse de outros agentes no auxílio dessa demanda, como docentes da rede municipal e estadual de Lages. "O projeto é um início, ele vai de agora (agosto) até dezembro e seria pretensioso abraçar a complexidade do tema em apenas três meses. A grande intenção é criar uma cultura de cuidado coletivo, com espaços, poder ter discursos e conversas para falar sobre saúde mental e que isso seja incluído de maneira transversal em atividades de ensino", finaliza. 

 

EXTENSÃO CÂMPUS LAGES