Candidatos já podem conferir o listão dos aprovados no Vestibular Unificado UFSC/IFSC/IFC 2024

ESTUDE NO IFSC Data de Publicação: 11 jan 2024 13:35 Data de Atualização: 12 jan 2024 07:47

Os candidatos já podem conferir o listão dos aprovados no Vestibular Unificado UFSC/IFSC/IFC 2024 no site https://vestibularunificado2024.ufsc.br/ e nos murais no hall da Reitoria da UFSC. 

A cerimônia oficial de divulgação aconteceu na manhã desta quinta-feira (11), na Sala dos Conselhos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Os candidatos do IFSC aprovados em primeira chamada e os que desejarem permanecer em lista de espera devem enviar os documentos da matrícula no período de 22 a 25 de janeiro (veja orientações abaixo). 

O Vestibular Unificado representa a oferta de cerca de 6,7 mil vagas em três universidades gratuitas de Santa Catarina, disponibilizadas em 35 municípios catarinenses e distribuídas em 200 cursos de graduação, sendo 100 da UFSC, 55 do IFSC e 45 do IFC. As provas foram realizadas nos dias 9 e 10 de dezembro em 26 municípios catarinenses e tiveram mais de 26 mil inscritos. No total, foram 4.426 candidatos classificados em primeira chamada. Outros 12.068 foram aprovados, mas não classificados.

O reitor do IFSC, professor Maurício Gariba Júnior, esteve presente na cerimônia de divulgação. Ele citou que o Vestibular representa “a confiança dos jovens na universidade pública”. “Fui aluno da UFSC e é sempre uma alegria retornar para cá. Temos que firmar mais parcerias como essa para fortalecer a nossa universidade pública e de qualidade”, destaca. Também estiveram presentes a pró-reitora em Exercício Roberta Elídio Cardoso e a diretora de Ingresso Giseli Dandolini Bonassa.

Homenagem aos primeiros colocados

Os cinco primeiros colocados de cada instituição foram homenageados na cerimônia de divulgação, além dos melhores classificados oriundos de escola pública. 

O quinto colocado entre os candidatos do IFSC, Yuri Carvalho Mattos, foi aprovado para o curso de Engenharia Mecatrônica do Câmpus Florianópolis. Ele é de Brusque e escolheu o curso por ser um mercado de trabalho em crescimento no Brasil. “Eu não esperava ficar tão bem colocado. Agradeço ao meu colégio, à minha família e aos amigos pelo apoio, principalmente a minha mãe, que sempre me mandava estudar”, completa. 

A mãe, Janaína Teixeira Carvalho, estava bastante emocionada. Ela esperava que o filho fosse passar no Vestibular, mas não com uma classificação tão boa. “Pagamos os estudos dele com muita dificuldade, sempre foi prioridade. Deu tudo certo, estou muito feliz”, conta.

Já o segundo colocado é professor do IFSC há 28 anos. Vidomar Silva Filho foi aprovado para Engenharia Civil, no Câmpus Florianópolis. Ele conta que chegou a cursar Engenharia Elétrica em 1980, mas desistiu para cursar Letras - Inglês. Em 1989, quando foi aprovado para Engenharia Civil, também passou no concurso para a então Escola Técnica, e desistiu do curso. Agora, depois de ter cursado mestrado e doutorado, voltará à universidade, possivelmente como colega ou aluno de seus ex-alunos do IFSC. 

Sobre o Vestibular, Vidomar conta que não estudou especificamente para as disciplinas. Além de lecionar Inglês e Porguês no IFSC, se dedicou um pouco a outros conteúdos. O conselho que ele dá para os jovens é não se deter aos conteúdos de cursinho, mas acompanhar também conteúdos de atualidades e conhecimentos gerais, muito pedidos nas provas de ciências sociais e na redação.

Os demais homenageados do IFSC e que não compareceram na premiação foram: Uriel Pacheco de Souza (1º lugar, em Engenharia Elétrica - Câmpus Joinville); Vinícius Souza Corbellini (3º lugar, em Ciências da Computação - Câmpus Lages) e Herick Andrei de Carvalho (4º lugar, em Análise e Desenvolvimento de Sistemas - Câmpus São José). Conheça os 10 primeiros colocados do IFSC.

Veja a gravação da cerimônia no canal da TV UFSC no Youtube.

Orientações para matrícula dos aprovados do IFSC

Os candidatos aprovados em cursos do IFSC, na primeira chamada ou lista de espera, ou que optaram pela reopção de curso, devem enviar a documentação de matrícula no período de 22 a 25 de janeiro

Os candidatos aprovados no curso de Pedagogia Bilíngue-Libras/Português, cuja divulgação do resultado foi realizada dia 19 de dezembro de 2023, também devem enviar a documentação no mesmo período.

Os candidatos aprovados que enviarem a documentação no prazo terão assegurado o direito à vaga. Os candidatos da lista de espera que enviarem a documentação no prazo terão assegurada apenas a expectativa de direito à vaga, estando suas matrículas condicionadas à existência de vagas e ao atendimento de todos os requisitos legais.

Os links para envio da documentação de matrícula e a lista de documentos, inclusive para alunos cotistas, estão disponíveis no Edital 21/Deing/2024/1.

Os aprovados na UFSC e IFC devem acessar os respectivos sites para conferir cronogramas e editais próprios de matrícula de cada instituição.

Reopção

As vagas remanescentes do Vestibular Unificado serão disponibilizadas no processo de Reopção de Curso, acessando o Edital de Reopção. Poderão participar os candidatos que compareceram aos dois dias de prova do Vestibular, que obtiveram nota superior a zero na redação, mas não foram classificados em primeira chamada.

Os candidatos poderão escolher qualquer curso da UFSC, IFSC ou IFC que disponha de vagas remanescentes, independentemente da opção feita na inscrição do vestibular. As inscrições para reopção vão de 12 a 16 de janeiro.

A divulgação do resultado da reopção será dia 19 de janeiro, e os candidatos aprovados em cursos do IFSC devem enviar a documentação da matrícula no período de 22 a 25 de janeiro.
Todas as informações do Vestibular Unificado relativas ao IFSC podem ser conferidas no site www.ifsc.edu.br/vestibularunificado.

ESTUDE NO IFSC