Consup aprova oferta de sete novos cursos de graduação e especialização

INSTITUCIONAL Data de Publicação: 23 ago 2021 18:18 Data de Atualização: 24 ago 2021 13:35

O Conselho Superior (Consup) do IFSC aprovou, na reunião realizada na tarde desta segunda-feira (23 de agosto), a criação de sete novos cursos a serem ofertados ainda no segundo semestre de 2021.

Os conselheiros validaram as propostas para quatro especializações: Educação, Trabalho e Formação Docente, do Câmpus Florianópolis (a distância); Ensino de Língua Estrangeira para a Educação Básica, do Câmpus Florianópolis-Continente (a distância); Intervenções Assistidas por Animais, do Câmpus Xanxerê (presencial com 20% de carga horária a distância); e Gestão Comercial e Vendas, do Câmpus Gaspar (presencial).

Dois cursos de bacharelado foram aprovados: Design, no Câmpus Florianópolis, que irá substituir a oferta do curso superior de tecnologia em Design; e Engenharia Mecânica, no Câmpus Jaraguá do Sul-Rau.

Além dessas ofertas, foi aprovada ainda a especialização técnica em Eficiência Energética em Edificações, no Câmpus Florianópolis. Esse curso é voltado a candidatos que tenham concluído o ensino técnico e tem um semestre de duração.

Consulte os projetos pedagógicos de cada curso aprovado na apresentação feita pela Pró-Reitoria de Ensino (Proen) ao Consup. Na apresentação também consta a listagem de cursos que tiveram ofertas suspensas ou foram extintos pelo Consup.

Moção de apoio

Os conselheiros também aprovaram uma moção de apoio do IFSC à Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e ao reitor daquela instituição, Ubaldo César Balthazar, em função de notícias falsas e ataques veiculados pelo grupo ND Comunicação, dirigidos tanto à universidade quanto à educação pública de forma mais ampla. 

Processo eleitoral

Outro ponto de pauta aprovado foi a deflagração do processo eleitoral para escolha do diretor do Câmpus Avançado São Lourenço do Oeste. A condução do processo e a definição das normas serão feitas por comissão eleitoral a ser nomeada por portaria do reitor. O mandato do diretor escolhido será pro tempore, para que se assegure a simultaneidade dos mandatos e períodos eleitorais em todos os câmpus, como preconiza parecer do Ministério da Educação (MEC).

Nova gestão

A reunião deste dia 23 foi a primeira conduzida com o reitor Maurício Gariba Júnior na presidência do colegiado. Na abertura, o reitor agradeceu o apoio recebido durante os meses em que sua posse manteve-se impedida e reiterou o compromisso da gestão de administrar para todos, respeitando pluralidades e opiniões divergentes e observando os princípios constitucionais.

A 69ª reunião ordinária do Consup foi transmitida ao vivo pelo canal do IFSC no YouTube. Assista à gravação:

INSTITUCIONAL NEWS